sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Conleste Cinturão de Segurança

Será no dia 01 de março, na sala de videomonitoramento da Guarda Municipal de Itaboraí, às 10h, a próxima reunião da Câmara de Segurança do Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (Conleste), cujo objetivo será avançar nas discussões sobre a implantação do projeto “Cinturão de Segurança”, para todos os municípios envolvidos.

De acordo com presidente da Câmara de Segurança do Conleste e comandante da Guarda Municipal de Itaboraí, coronel Alcides Menezes, o projeto consiste na implantação de Portais de Segurança em todos os 14 municípios envolvidos (Magé, Maricá, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Araruama, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói e Teresópolis), que permita a identificação dos casos de roubos e furtos de veículos, assim como a rápida informação à delegacia da área ou do Batalhão de Polícia Militar.

“Mais do que criar mecanismos de segurança, é preciso oferecer a sensação de que se está seguro. E os moradores destas áreas precisam estar amparados pelo poder público”, explica Menezes. Ainda de acordo com ele, todos os municípios da região serão beneficiados com sistemas idênticos.

A proposta é montar uma central de infraestrutura em cada município, que consistirá em câmeras de monitoramento, portal de segurança, veículo de suporte e sistema interligando-os. “Nosso trabalho é de prevenção e, com uma boa infraestrutura, podemos alcançar este objetivo,” explicou o comandante da GM.

As reuniões já ocorrem há alguns meses com secretários de segurança pública dos municípios vizinhos e com representantes do Ministério da Justiça para viabilizar este projeto, cuja importância está em responder com organização e cautela ao crescimento populacional que tais municípios enfrentarão em virtude da implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). “É importante que estejamos organizados e preparados para enfrentar os problemas que vêm junto com o crescimento, tais como a superpopulação e a própria violência", concuiu Menezes.

Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares