sábado, 20 de setembro de 2014

Ziraldo e Laura Muller são atrações do último dia da 21ª Felicita em Itaboraí


Banda Suricato encerra o evento



O escritor e cartunista Ziraldo participará, neste sábado (20), de duas sessões de bate-papo com os estudantes da Felicita - Feira do Livro da Cidade de Itaboraí: uma às 10h, quando conversa com o público sobre ser autor e ilustrador, e às 14h, quando lança seu livro “Festa do Pijama”, e também fala com os leitores sobre suas experiências literárias. Às 16h ,è a vez da sexóloga Laura Muller conversar com o público. Já à noite, a banda Suricato encerra a programação do último dia da Feira com um show no palco principal.

A sexta-feira (19/09) foi de festa para a garotada, com a presença marcante da cantora e escritora Bia Bedran, autora de dezenas de livros e com vários CDs e DVDs lançados. Bia apresentou seu espetáculo "Cabeça de Vento", acompanhada de sua banda. O dia também contou com a presença de diversos autores e contadores de histórias, que divertiram o público, formado, principalmente, por alunos da rede pública municipal de Itaboraí. Uma das homenageadas da Feira, a escritora Ana Maria Machado foi tema de um bate-papo com os jovens, e suas obras foram recontadas às crianças.

 Outro homenageado, o escritor e jornalista itaboraiense Heitor Costa foi o tema de quinta-feira (18). Amigos, convidados e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram de um café literário sobre a vida e obra do autor. O bate papo, cujo tema foi “Itaboraí em três olhares: notícias, causos e canções”, retratou três gêneros literários sobre a cidade: “Heitor Costa é notícia em Itaboraí”  foi o primeiro, em seguida a apresentação do livro “Finalmente! Meu Livro”, do autor itaboraiense Leonilzo Duarte Silva e, por fim, a apresentação musical do cantor e compositor Paulinho Rezende, um dos autores do Hino de Itaboraí.

O café literário foi mediado pela professora de história da rede municipal de ensino, Carla Souza Almeida, e contou, na plateia, com a presença dos três filhos de Heitor Costa, o advogado Heimar Costa, 71 anos, o procurador de Justiça reformado Heitor Costa Júnior, 70 anos e o médico Hélcio Costa, 68 anos. No evento, também presente,  sua viúva, Guiomar da Silveira Drumont Costa, de 93 anos. Após a apresentação, ela se disse emocionada por ouvir a história do seu esposo e recordava os momentos que viveram juntos, “sinto-me sensibilizada e muito grata por esta homenagem”, disse.

Heitor Costa nasceu em Itaboraí no ano de 1920 e faleceu em 2001, foi jornalista, vereador e secretário de vários prefeitos. Defendeu as questões sociais e divulgou a cultura da cidade, a qual ajudou a desenvolver através de seu trabalho comunitário. “Meu pai se dedicou a esta cidade e ao jornal. Todos nós éramos um pouco órfãos de pai e minha mãe de marido, pois ele era apaixonado e lutava pelas causas sociais de Itaboraí”, frisou o filho caçula, Hélcio Costa.

Presente ao café literário, a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, ressaltou a alegria de fazer parte deste momento. “Como é bom poder relembrar o trabalho de Heitor Costa através do jornal “O Itaborahyense” e estarmos neste espaço com familiares e amigos celebrando o prazer de sermos itaboraienses”.

Morador de Itaboraí há 33 anos e apaixonado pela cidade, Paulinho Rezende foi um dos compositores do hino oficial do município, em parceria com Haroldo Campos e Jorge Belizário. Segundo Paulinho, Heitor Costa fez parte da comissão que elaborou os critérios de criação do hino e divulgou no jornal “O Itaborahyense”, em 1983.

“Sinto-me parte da história de Itaboraí, assim como ela faz parte da minha vida. Tem um trecho no hino que diz “Quem vem de longe aprende a te amar”, e é assim que eu sinto. Todos os lugares que vou, sendo pelo Brasil ou até no exterior, sempre falo da minha cidade com orgulho e satisfação. Conheci o Heitor, mas não fomos íntimos, porém sempre tive respeito, carinho e admiração pelo ser humano fantástico que foi”, enfatizou Rezende.

Ao final do bate papo, Paulinho Rezende e seus amigos cantaram músicas de sua autoria gravadas por grandes artistas, dentre elas “Nuvem de Lágrimas”, de Chitãozinho e Xororó; “Menino Sem Juízo”, de Alcione; “Pelo Amor de Deus”, de Emílio Santiago e outras.

Palavra Cantada faz a festa das crianças à tarde
No mesmo dia, à tarde, crianças acompanhadas de seus responsáveis assistiram ao show “Brincadeiras Musicais”, da dupla Palavra Cantada, formada desde 1994, pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit.  Eles fazem uma viagem pelo universo musical e infantil por meio dos personagens Sandreca e Pauleco, e têm sido elogiados pela crítica e público pelo trabalho diferenciado que promovem para as crianças e,  atualmente, tem participação na programação diária do canal de TV voltado para o público infantil Discovery Kids.

“Eu nunca imaginei que poderia levar minha filha a um show deles, ela simplesmente adora e não perde um dia na TV. Eu curto junto, porque são muito educativos e animados, As crianças adoram”, elogiou Suely Gomes, 33 anos, mãe da pequena Vitória de  4 anos, e completou: “A organização do evento está de parabéns pela escolha da Palavra Cantada”.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, todas as unidades escolares de Educação Infantil da rede de municipal de ensino receberam um CD da dupla para ser trabalhado. E a Secretaria já está analisando um projeto mais amplo, com formação de professores, que será realizado pela Palavra Cantada..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares