domingo, 7 de setembro de 2014

Itaboraí abre inscrições para o ProJovem Urbano

Prefeitura oferece alimentação aos estudantes e sala de acolhimento para seus filhos


Estão abertas até 30 de outubro as inscrições para a 5ª edição do ProJovem Urbano em Itaboraí, parceria da Prefeitura com o Governo Federal destinada a quem ainda não concluiu o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Ao todo, são 300 vagas para estudantes de 18 a 29 anos, também de municípios vizinhos. O programa inclui ainda cursos de qualificação profissional nas áreas de Turismo/Hospitalidade e Educação. Durante todo o curso, a Prefeitura oferecerá lanche e jantar aos estudantes na própria escola, e as mães que têm filhos de 0 a 9 anos terão à sua disposição uma sala de acolhimento para as crianças, com a presença de um profissional de educação que realizará atividades recreativas e didáticas.

“Essa ação de acolher as crianças já foi realizada no ano passado, e contribuiu enormemente para incentivar as mães a se inscreverem no ProJovem. Este ano, vamos repetir a dose", explica Ana Paula Silva, coordenadora do programa em Itaboraí.

As aulas começam no dia 17 de novembro, e ocorrerão por 18 meses. As disciplinas oferecidas são Português, Matemática, Ciências Humanas (Geografia e História), Ciências Naturais (Física e Química), Inglês e Informática Básica. Ao término, o aluno que tiver no mínimo 75% de frequência e média estipulada receberá o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e do curso de qualificação. Ainda segundo Ana Paula, o objetivo do programa é inserir os jovens no mercado de trabalho e diminuir o número de pessoas que não possuem o Ensino Fundamental.

As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 18:30h às 21:40h, em unidades escolares do município, que serão definidas conforme a demanda dos alunos inscritos. Além da alimentação, os estudantes receberão uma bolsa auxílio no valor de R$100 (mediante a comprovação de 75% de frequencia mensal), Rio Card Escolar, uniforme e material didático. Os professores, todos com ensino superior, serão contratados por meio de processo seletivo, por um período de 20 meses.

Para se inscrever é necessário ser alfabetizado e residir em Itaboraí ou na região adjacente. No ato da inscrição, são imprescindíveis a apresentação de original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar e certificado de reservista para homens, além de telefone para contato e uma foto 3x4. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, nas escolas que já possuem o ProJovem Urbano. E ainda das 8h às 17h, na Subsecretaria de Tecnologias Educacionais. Mais informações pelo telefone (21) 3639-1356.

Atualmente, 300 alunos participam do ProJovem Urbano em Itaboraí, divididos em cinco unidades escolares. Os estudantes iniciaram as aulas em setembro do ano passado, e a formatura acontecerá em abril de 2015. Além das disciplinas básicas, foram oferecidos cursos de qualificação em Administração e Telemática.

O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
Locais de inscrição:

Subsecretaria de Tecnologias Educacionais
Endereço: Travessa Espírito Santo, n°19, Centro - próximo à Igreja Matriz São João Batista

Escola  Municipal Antônio Joaquim da Silva
Endereço: Rua Alfredo Salles, Lote 18, Quadra 2, Jardim Floresta – Manilha

Escola Municipal Onze de Junho
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, Km 34, Venda das Pedras, próximo ao Hospital Estadual Colônia Tavares de Macedo

Escola Municipal Izaura Zainotti Peccini
Endereço: Rua 42, Lotes 17,18 e 19, Quadra 82, Cidade Grande Rio, Itambi

Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim
Endereço: Rua Theopista do Nascimento Galdino, Quadra 10, s/n°, Parque Industrial – Reta Nova

Escola Municipal Adelaide de Magalhães Seabra
Endereço: Rua Dráuzio Lemos, n° 137, Visconde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares