terça-feira, 16 de setembro de 2014

Itaboraí participa de formação em residência médica no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo


O município de Itaboraí foi selecionado para participar do curso de aperfeiçoamento em gestão de programas de residência médica no SUS (Sistema Único de Saúde). As aulas tiveram início neste mês em São Paulo e são realizadas através de uma parceria do Hospital Sírio-Libanês, por meio de seu Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), com o Ministério da Saúde.

Apenas 100 cidades brasileiras integram o programa. De acordo com informações do Instituto, entre os critérios de seleção estão os municípios aprovados para abertura de cursos de medicina, que não possuem programas de residência médica, e que apresentem capacidade instalada potencial, como é o caso de Itaboraí.

O neurologista e subsecretário municipal de Atenção Básica, Ronaldo Veiga, e o coordenador do setor de Pediatria do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, Jorge Miguel, foram os profissionais selecionados para participar do curso. Os encontros presenciais acontecerão uma vez por mês (três dias consecutivos) até dezembro de 2014, na sede do Instituto Sírio Libanês, com complementação à distância pela plataforma do programa, ministrado por professores do próprio hospital e da Universidade de São Paulo (USP).

“Seremos os responsáveis por conduzir e supervisionar, através de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos médicos residentes em nosso hospital. A ideia é assimilar o máximo de conhecimento e aplicá-lo em nossa rede hospitalar. Com isso, estamos estimulando nossos colegas a também buscarem conhecimento, se atualizarem”, afirmou Ronaldo Veiga.

O objetivo do projeto é contribuir para o processo de expansão e qualificação dos programas de residência médica no SUS, por meio da capacitação de profissionais de saúde na gestão desses programas. Outra meta é facilitar e disseminar processos educacionais na saúde, para a reorientação dos modelos de atenção e de formação, ampliando a abrangência e o impacto dos projetos no SUS.

Após o período de formação, os dois gestores de aprendizagem terão a missão de multiplicar o conhecimento, indicando mais dez médicos - cada um- para que sejam treinados, tornando-os facilitadores do projeto.

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