terça-feira, 16 de setembro de 2014

Itaboraí realiza 21ª Feira do Livro - Felicita


Ziraldo, Danilo Caymmi, Bia Bedran e Laura Muller estão entre os participantes do evento, que terá palestras, shows e stands de livros

O cartunista Ziraldo, o músico Danilo Caymmi, a cantora Bia Bedran, a psicóloga e sexóloga Laura Muller (Altas Horas) e o humorista Reinaldo (Casseta & Planeta) são algumas das atrações da 21ª Felicita - Feira do Livro da Cidade de Itaboraí - realizada pela Prefeitura de 17 a 20 de setembro. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, será totalmente gratuito e conta com atividades diversas para estudantes e o público em geral.

Os homenageados este ano são os escritores Millôr Fernandes, Ana Maria Machado e o itaboraiense Heitor Costa, além do compositor Dorival Caymmi. A noite de abertura, para convidados, apresenta, a partir das 18h30, o humorista Reinaldo, que fará uma palestra sobre a influência de Millôr em sua carreira, e  um show com o cantor e compositor Leoni (ex-Kid Abelha). A 21ª Felicita acontece no Clube Vera Gol, em Outeiro das Pedras.

O principal foco da Feira são os estudantes da rede pública de ensino de Itaboraí, para quem são direcionadas as palestras. Já o público em geral terá acesso aos shows no palco principal e aos stands das editoras. Como parte do projeto pedagógico, obras dos autores homenageados foram trabalhadas ao longo do Ano Letivo em todas as unidades escolares e inseridas em pequenas feiras de livros realizadas nas escolas municipais.

A secretária municipal de Educação e Cultura (Semec), Susilaine Duarte, com a equipe da subsecretaria de Educação Integral e Projetos Estratégicos, participou de diversos eventos literários este ano, como a 12ª FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty - e a 23ª Bienal do Livro, em São Paulo. A intenção foi conhecer as estruturas locais e contatar  autores e artistas renomados no cenário literário, visando a realização da 21ª Felicita.

"Nestes eventos, conseguimos fazer contatos com diversos autores e pudemos trazê-los para a nossa Feira do Livro. Esta 21ª Felicita foi planejada pela equipe da Semec e unidades escolares municipais desde janeiro. Assim, conseguimos trazer o melhor do universo literário para o município.  Nosso objetivo é tornar Itaboraí cada vez mais uma cidade leitora, pois quem lê conhece e faz sua história", diz Susilaine.

Ziraldo participará, no dia 20, de dois encontros com os estudantes, durante os quais falará de sua experiência como ilustrador e escritor. Já Bia Bedran apresenta, dia 19, duas sessões de seu espetáculo "Cabeça de vento", um passeio pelo universo sonoro, contemplando literatura, poesia e ludicidade. Já Laura Muller bate "Altos papos sobre sexo" no dia 20, esclarecendo dúvidas da plateia.

Entre os shows, destaca-se o grupo Palavra Cantada, dos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, com criação de novas canções para as crianças brasileiras. Será apresentada, ainda, a peça teatral "Rapunzel" e o espetáculo do Circo de La Costa, primeiro grupo circense do Brasil com temática 100% ambiental. A banda Suricato encerra a Felicita, na noite do dia 20.

Entre as palestras, o ator David Lucas, que trabalhou em novelas e séries como "Malhação", "Divertics" e "Fina Estampa", falará do seu livro, "Tribo Adolescente", lançado em 2012 em parceria com o autor Marcos Ribeiro. Premiada com o 2º lugar no concurso universitário de jornalismo da rede americana CNN, a jornalista Carolina Estrella, autora dos livros "Garota apaixonada em apuros", "Garota apaixonada em férias" e "Garotapop.com", também participa da Felicita. Outro nome de peso da literatura presente ao evento é o de Ilan Brenman, ganhador de diversos prêmios e considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil, traduzidos em vários países.
Dorival Caymmi será tema de uma palestra no dia 19, ministrada por seu filho, o músico Danilo Caymmi. Ele cantará e contará histórias sobre sua família, que inclui os irmãos Nana e Dori, além de sua filha, a cantora Alice, que também se apresenta durante a Feira.

Ao todo, a 21ª Felicita conta com a participação de oito autores, cinco contadores de histórias, quatro companhias de teatro, um grupo circense e dois ilustradores, além de 10 apresentações musicais.
As atividades acontecerão em diversos pontos, simultaneamente. O palco principal abrigará aproximadamente 2 mil pessoas, e é aberto ao público em geral, assim como o corredor literário, que terá stands de livrarias, com obras de diversos gêneros. A programação conta ainda com espetáculos itinerantes, nos quais artistas farão intervenções literárias com o público.
Os espaços denominados de Encontros, Café Literário, Espaço Teen, Contação de Histórias e Histórias que os Tapetes Contam variam de 100 a 300 pessoas por atividade, e são destinados apenas aos estudantes, já previamente cadastrados. Há, ainda, os espaços Kids e Baby, com brinquedos e mediadores de leitura, área de convivência e lanches para alunos da rede municipal.

Alunos autores

Alunos escritores da rede pública de Itaboraí também terão vez na Felicita. No espaço "Eu sou Leitor, Eu sou Autor" será lançado um livro contendo os 25 melhores trabalhos dos estudantes do município que participaram recentemente da Olimpíada da Língua Portuguesa. Entre os jovens autores está Ismael Oliveira, de 13 anos, vencedor da competição e premiado com uma viagem para conhecer a Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, a partir do dia 25.
Todas as unidades escolares municipais  receberam um bônus-livro no valor de R$ 300 a R$ 600 para a compra de exemplares para as escolas durante a Felicita. Já os alunos da rede municipal serão presenteados com um kit contendo bolsa, squeeze e um livro.

Cerca de 400 profissionais da Semec trabalharão na 21ª Felicita, que contará ainda com a parceria das secretarias municipais de Transportes, Segurança e Defesa Civil, Saúde e Serviços Públicos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros apoiam o evento.

Confira a programação completa da 21ª Felicita em www.felicita.itaborai.rj.gov.br

Serviço

21ª Felicita - Feira do Livro da Cidade de Itaboraí

Data: 17 a 20 de setembro

Hora:
Dia 17, a partir das 18h30
Dias 18, 19 e 20, das 8h às 21h

Local: Clube Vera Gol - Av. 22 de Maio, 3428, Outeiro das Pedras - Itaboraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares