quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Estudante da rede municipal de Itaboraí vai à Suécia participar da Feira do Livro de Gotemburgo


Aluno da Escola Municipal José Ferreira, em Itambi, foi o autor do melhor texto da Olimpíada da Língua Portuguesa

Estudante do 7º ano de uma escola pública de Itaboraí, o jovem Ismael de Oliveira Barreto, 13 anos, vai realizar o sonho de conhecer a Suécia no fim deste mês. A viagem é um prêmio concedido pela Prefeitura após o menino vencer a etapa municipal da  Olimpíada da Língua Portuguesa, realizada em conjunto com o Ministério da Educação. Na sexta-feira (05/09), ele recebeu em sua casa, no distrito de Itambi, a visita do prefeito Helil Cardozo e de integrantes da Secretaria Municipal de Educação, incluindo a secretária, Susilaine Duarte.

"Fiz questão de vir aqui dar os parabéns ao Ismael, pela belíssima redação que ele escreveu, e que o fez vencedor e merecedor desse prêmio", disse o prefeito. "A viagem à Suécia é uma forma de ele ampliar ainda mais seu conhecimento, por meio do contato com uma cultura diferente e enriquecedora, e também de incentivar os outros estudantes a cada vez buscar melhorar seus desempenhos".

 Ismael viajará acompanhado de sua mãe, a dona de casa Joelma Barreto, e de uma equipe da Secretaria de Educação para participar da Feira do Livro de Gotemburgo. A viagem é realizada em parceria com a Editora ZL e a escritora Jô Ramos, que terão um estande no evento. Desta forma, o estudante poderá apresentar sua redação ao público e ter contato direto com outros autores e personalidades da literatura mundial.

 A notícia da viagem já fez de Ismael uma celebridade na Escola Municipal José Ferreira, onde ele estuda. Alunos e professores reconhecem o mérito do garoto, que escreveu sua redação, "Cheiro do passado", inspirado em histórias do distrito de Itambi contadas por sua mãe e também a partir de casos fictícios imaginados pelo próprio menino.

"Sempre gostei de escrever, mas nunca tinha pensado em participar de uma competição. Quando a professora falou qual seria o prêmio, eu me animei", afirmou Ismael.

 A Secretária de Educação, Susilaine Duarte, afirma que a ida de Ismael à Suécia fará com que os outros estudantes se interessem ainda mais pela leitura e pela escrita, já que a Prefeitura planeja manter o nível da premiação no ano que vem.

 "Alguns estudantes não acreditaram que seria possível que um aluno humilde, da rede pública, pudesse ganhar um prémio desses por causa de uma redação. A participação dos estudantes este ano foi boa, e tenho certeza de quek, no ano que vem, muitos deles vão procurar caprichar ainda mais. E nossos professores vão ressaltar a importância de se praticar a leitura para que se tenha sempre um bom resultado".

 Ao todo, 25 textos de estudantes do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental foram selecionados para a etapa final da Olimpíada em nível municipal. Coube à Secretaria Municipal de Educação e Cultura escolher o trabalho vencedor por meio de uma comissão julgadora composta por três integrantes, sendo dois professores de Língua Portuguesa - das redes municipal e federal - e a escritora Jô Ramos.

 Além de apresentar seu trabalho ao público no stand da ZL, Ismael ainda receberá um certificado de participação na Feira do Livro de Gotamburgo. Todos os procedimentos burocráticos para a viagem internacional já foram providenciados, com assistência da Prefeitura. Ao todo, 49 professores de 24 escolas municipais participaram da Olimpíada, totalizando 1.200 alunos.

Olimpíada de Língua Portuguesa

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa está em sua 4ª edição, com o tema “Todas as vozes escrevendo um futuro melhor”. A olimpíada realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Muitos textos são as histórias vividas pelos participantes, estudantes, professores e comunidades. São experiências em sala de aula ou fora dela, situações únicas e que marcaram a vida de gente dos quatros cantos do Brasil. Em Itaboraí, os alunos se inscreveram nas categorias: crônica, poema ou memória literária. As etapas da olimpíada são municipal, estadual, regional e nacional. O evento de premiação e festa final acontece no dia 1° de dezembro deste ano, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares