segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Itaboraí realiza 1° Encontro de Supervisores Educacionais

A Prefeitura de Itaboraí promoveu  o 1° Encontro de Supervisores Educacionais do município.

O evento contou com aproximadamente 100 profissionais, entre supervisores educacionais e de gestão, e coordenadores pedagógicos, que apreciaram a palestra “O Papel do Supervisor Educacional e a Ética Profissional no Sistema de Ensino”, ministrada pelos professores especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) Jorge Najjar e Renata Fermam.

Segundo a subsecretária municipal de Ensino, Dilcelene Quintanilha, o supervisor educacional é um articulador do processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar e principalmente um sujeito mediador entre as unidades escolares e a Secretaria de Educação e Cultura (Semec).

“Acreditamos ser um trabalho coletivo, no qual temos que construir juntos uma Educação que se destaca, assim como vem acontecendo em Itaboraí. Sou grata aos antigos e os recém-chegados”, frisou DIlcelene.

O professor Jorge Najjar, com 20 anos de magistério na UFF, destacou sua alegria em participar do evento e reencontrar tantas pessoas, inclusive ex-alunos.

“Agradeço pelo convite. Fico feliz em ver uma comemoração do dia do supervisor realizado com tanto cuidado. Sempre escuto muitos elogios em relação à Política Pública de Educação em Itaboraí, e pelo que vejo são válidos, parabéns a todos”, elogiou Najjar.

Segundo a coordenadora da Supervisão Educacional, Márcia Nunes, na década de 70 surgiu o primeiro grupo de supervisores educacionais no município de Itaboraí, que passou a exercer um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar.

“Inúmeras foram as conquistas ao longo destes anos. Uma das mais recentes foi a ampliação do quadro de supervisores, com a realização do concurso público em 2011, tendo como objetivo a valorização deste profissional e o atendimento às unidades escolares”, disse Márcia.

Quem também aprovou o evento foi a supervisora educacional de três unidades escolares do Centro, Aldicea Teixeira, 51 anos, sendo 32 deles dedicados a rede municipal de ensino de Itaboraí.

“Este encontro serviu para fortalecer ainda mais o nosso grupo. A palestra foi maravilhosa e frisou o diálogo, que muita das vezes é distanciado entre professores, alunos e outros. Nosso papel como supervisor é orientar, acompanhar e avaliar o funcionamento pedagógico e administrativos das unidades escolares. Nos sentimos valorizados”, ressaltou Aldicea, que por gostar do que faz ainda não pensa em se aposentar.

O evento contou ainda com a apresentação do grupo de dança “Adorarte” – formado por quatro funcionárias que atuam nas escolas municipais e que já foram alunas da rede de ensino, além da Banda Municipal. Os participantes receberam pasta, com bloco e caneta, camisa personalizada do encontro e certificado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares