Itaboraí prepara início da operação do sistema de estacionamento Ita Rotativo
Com o objetivo de organizar o trânsito e democratizar a utilização do solo urbano da cidade, a Prefeitura de Itaboraí dará início, até o fim de novembro, ao funcionamento do sistema de estacionamento rotativo de veículos, o Ita Rotativo, que terá, inicialmente, 500 vagas e 40 operadores capacitados, todos moradores da cidade.
O Ita Rotativo começará nas principais ruas do Centro, com tarifa única de R$ 2 por período, que variam de duas a quatro horas, dependendo da área demarcada pela Secretaria Municipal de Transportes. Atualmente, a população está sendo informada a respeito da implementação dos sistema por meio de agentes, que distribuem panfletos e prestam informações aos motoristas.
“Já instalamos as placas de sinalização, e estamos realizando alguns ajustes finais para anunciarmos a data exata de início do Ita Rotativo, o que deve ocorrer até o fim deste mês. Inicialmente, o sistema será dividido em Zona Verde, que custará R$ 2 por um período de quatro horas, e Zona Azul, com o mesmo valor, por duas horas de estacionamento”, explica o secretário de Transportes Cláudio Ivanoff. “Dessa forma, vamos evitar, por exemplo, que motoristas estacionem seus veículos o dia inteiro num local onde a rotatividade é importante para dinamizar o comércio e dar fluidez ao tráfego. Quem não obedecer as normas poderá ter seu veículo multado e até rebocado”, acrescentou.
O Ita Rotativo será gerenciado pela Associação dos Guardadores Autônomos dos Municípios de Rio Bonito e Itaboraí (Agarbi), que está capacitando os operadores. Todos receberão gratuitamente o talão de cobrança de estacionamento, uniforme com boné e filtro solar. A Agarbi também oferecerá café da manhã, armário pessoal e refeitório com geladeira e forno de microondas aos operadores.
“Mesmo sendo trabalhadores autônomos, a partir de janeiro os operadores também receberão cesta básica e participarão de eventos sociais com suas famílias na Associação. Eles terão, como remuneração, direito a 40% do que arrecadarem com a venda dos talões e serão isentos da mensalidade da Agarbi”, disse o diretor presidente da Associação, Luciano Andrade, acrescentando que dos 60% restantes, 45% serão destinados aos custos da operação, e 15% irão para o Fundo Municipal de Transporte, o que possibilita investimentos da Prefeitura em capacitação de pessoal e instalação e manutenção de equipamentos utilizados nas vias públicas, como semáforos, abrigos de ônibus, placas de sinalização e outros.
O prefeito Helil Cardozo ressalta a importância de se organizar o uso das vagas de estacionamento na cidade, além da geração de empregos formais, incluindo os antigos flanelinhas.
"Itaboraí está crescendo rapidamente. É fundamental organizarmos a cidade, incluindo o trânsito, e a questão do estacionamento não pode ficar de fora, especialmente nos locais de maior movimento de veículos e pessoas", ressalta o prefeito. "Inicialmente, identificamos 18 flanelinhas que atuavam na informalidade. Além de capacitar e garantir emprego formal a esse pessoal, são gerandos, de início, 40 postos de trabalho para moradores de Itaboraí, número que deve aumentar com o passar do tempo".
O Ita Rotativo funcionará nos dias úteis das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Portadores de deficiência e idosos terão locais reservados para estacionamento, devendo portar um cartão de identificação expedido pela Secretaria Municipal de Transportes, o que não os isenta do pagamento. Já as motocicletas terão áreas específicas isentas da cobrança.