quinta-feira, 27 de março de 2014

“Prefeitura Perto de Você” realiza mais de 6 mil atendimentos em Quissamã


106 casais realizam o sonho do matrimônio com música, bolo, foto e certidão de casamento de graça


Um mutirão de serviços de utilidade pública, cidadania, cultura e lazer foram oferecidos aos moradores de Quissamã, em Itaboraí, durante todo o sábado (22/03) na sétima edição do projeto “Prefeitura Perto de Você”. Para surpresa dos organizadores do evento, os primeiros participantes começaram a chegar às 22h do dia anterior e acamparam na porta do CIEP Brizolão 426 – Eduardo Ribeiro de Carvalho. Às 9h, uma multidão já aguardava a abertura dos portões para aproveitar as atividades que tomaram conta de todo o primeiro e segundo andar da unidade de ensino.
Contando com o apoio de mais de 300 voluntários, cerca de 15 mil pessoas aproveitaram até as 22h os serviços gratuitos, somando 6.440 atendimentos. O prefeito Helil Cardozo, anfitrião da festa, acompanhado do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do vice e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, afirmaram que o “Prefeitura Perto de Você” é uma grande oportunidade para exercitar a cidadania, já que aproxima os serviços públicos à população.
“Este projeto já provou que é um sucesso no município. Tem a confiança dos voluntários, das empresas privadas, de entidades do Governo do Estado, do Poder Judiciário, e, principalmente, do cidadão, que é o principal beneficiário”, afirmou Cunha, líder do partido na Câmara dos Deputados, que já havia prestigiado o mesmo evento em Itambi.
“Tudo isso só é possível porque conseguimos conquistar, com muito trabalho, a credibilidade da população, que chegou à porta do CIEP ontem de madrugada, mesmo sabendo que só abriríamos às 9h. Contamos com a parceria de todos que estão trabalhando, de forma voluntária, aqui hoje. Nada disso seria possível sem o apoio de vocês. Garanto que a cada edição nosso projeto ficará cada vez melhor, com mais serviços e mais ações”, ressaltou Helil, agradecendo ainda a presença dos vereadores e do deputado federal, “pela amizade e conquistas de recursos de Brasília para Itaboraí”.
Casamento comunitário
Em meio a vestidos, poses para fotos, trocas de alianças, música romântica, bolo e muitos beijos, 106 casais de todas as idades disseram sim no casamento comunitário promovido pelo “Prefeitura Perto de Você” na unidade de ensino. A conversão de união estável para casamento e a celebração de novos casais é um dos serviços mais procurados de todas as edições do programa, e conta com o trabalho de três juízes de direito do Fórum de Itaboraí, de promotores do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública. A festa gratuita também contou com a presença de convidados e padrinho dos noivos.
Entre os nubentes estavam a dona de casa Maria Luiza Ferreira da Silva, 46 anos, e o aposentado Carlos José Ferreira da Silva, 55 anos, juntos desde 2011. Para serem os primeiros atendidos, os moradores de Quissamã chegaram a porta do Ciep às 22h de sexta-feira, e passaram a madrugada abrigados na unidade de ensino.
“Já tínhamos tentado casar na ação social que aconteceu em Rio Várzea, em janeiro deste ano, mas não conseguimos. Quando soube que iria ter o “Prefeitura Perto de Você” no meu bairro não quis correr risco. Falei para meu marido׃ Agora eu caso!”, contou, aos risos, Maria Luiza. “Era um sonho da gente. Já passamos por outros relacionamentos, mas nunca casamos de papel passado. É uma oportunidade para quem não tem condições financeiras de pagar as despesas do cartório e até mesmo uma festa. Graças a Prefeitura conseguimos tornar nosso sonho realidade”, acrescentou.
Também durante a ação foi celebrado o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo da história do projeto. A autônoma Juliana do Carmo Alvarenga, 20 anos, e a auxiliar de produção Maxilayne Helinger de Andrade, 29, tiveram reconhecidos direitos no campo civil que, até então, eram assegurados apenas às uniões entre homens e mulheres. Juntas há quatro anos, a união estável foi convertida em casamento. Na opinião do casal, amor não tem sexo, raça, idade ou cor.
“Agora estamos mais completas, mais seguras e, até mesmo, mais aliviadas. A gente já tinha ido ao cartório, mas não conseguimos. Finalmente hoje foi possível oficializar a união perante a Lei. Agora nosso plano é adotar uma criança e tocar os projetos de vida como uma família normal”, afirmou.
O Prefeito Helil Cardozo agradeceu a presença de todos e desejou muita paz, amor e uma vida cheia de esperanças aos novos casais.
“Esse é um dia muito feliz para mim também, por poder proporcionar este momento que ficará marcado na história de vocês. A realização de cada casamento é um importante passo para as famílias beneficiadas. O nosso objetivo é promover a união do amor”, acrescentou.
Juiz titular da 2ª Vara de Família e diretor do Fórum de Itaboraí, Almir Carvalho, disse que ajudar o próximo é um grande prazer.
“As pessoas às vezes não têm tempo de ir ao Fórum, não têm dinheiro para pegar um ônibus para chegar até lá, não sabem como constituir um patrono ou até mesmo que existe a Defensoria Pública. Aproximar o Poder Judiciário da população é muito importante”, ressaltou o magistrado.
Serviços
A novidade na área da saúde desta edição foi a vacinação contra o vírus HPV para meninas de 11 a 13 anos. Foram imunizadas 24 pré-adolescentes durante o evento. A mobilização prossegue até o dia o dia 10 de abril em todos os postos de saúde do município. Também foram oferecidos serviços de auriculoterapia, oftalmologia, psicologia, fisioterapia, medição de glicose, verificação de pressão arterial, consultório de odontologia itinerante (Odontomóvel) e produção de prótese dentária. Os programas de DST/Aids e Hepatites Virais, Tabagismo, Nutrição e de Combate à Dengue também marcaram presença, assim como o Saúde da Mulher, que realizou preventivo e encaminhamento para mamografias.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizou cadastramento. O Bolsa Família e demais programas da pasta também foram oferecidos ao público.
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) realizou cadastramentos de currículos. Cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) foram confeccionados. O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) emitiu documentos de identidade. A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca distribuiu mudas, orientações técnicas e consultas veterinárias. A Fazenda ofereceu orientações referente ao Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS). Já a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo deu orientações sobre o Microempreendedor Individual (MEI). Ouvidoria e Guarda Municipal também atenderam o público durante todo evento.
A Fundação Cultural de Itaboraí recebeu diversas pessoas em sua escola de arte itinerante, enquanto a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ofereceu o projeto Viva Vôlei e brinquedos como touro mecânico, cama elástica e tobogã inflável.
Já a Fundação Leão XIII concedeu isenção para segunda via de certidões registrais (nascimento, casamento e óbito). A Cruz Vermelha aproveitou para fortalecer a campanha de doação de sangue. O evento contou também com a participação de agentes da Operação Lei Seca, que conscientizaram sobre a proibição de beber e dirigir, e do Fórum Permanente de Mulheres de Itaboraí.
O projeto também contou com a participação de outros parceiros que ofereceram serviços de corte de cabelo, escova, maquiagem, design de sobrancelha, limpeza de pele, além de oficina de culinária e degustação de café.
 “Acho essencial isso que o Prefeito Helil está fazendo, de cuidar da população. Prova que ele é do povo e não fica isolado no gabinete olhando para os papéis. Estou gostando desta gestão”, disse Isaías dos Santos, 47 anos, morador de Venda das Pedras.
Ao longo destes sete meses, o Prefeitura Perto de Você já beneficiou milhares de pessoas e passou pelos bairros Reta Nova, João Caetano (Itambi), Jardim Itamarati (Manilha), Visconde, Nova Cidade e Cabuçu.
A próxima edição está marcada para o dia 12 de abril, em Joaquim de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares