sexta-feira, 21 de março de 2014

“Prefeitura Perto de Você” atende moradores de Quissamã neste sábado (22)


Neste sábado (22) acontece na comunidade de Quissamã a sétima edição do “Prefeitura Perto de Você”. O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, seu vice, Audir Santana, e todos os secretários municipais irão transferir seus gabinetes para o bairro e atenderão diretamente os cidadãos.

Os casais interessados em oficializar união estável para casamento, serviço bastante procurado em todas as edições do programa, também será oferecido pela Prefeitura durante o evento, com o apoio de juízes de Direito do Fórum de Itaboraí e do Ministério Público para viabilizar a cerimônia matrimonial.

Um mutirão de serviços de utilidade pública e ações nas áreas de Saúde, Educação, Lazer e Cultura será oferecido à população que comparecer ao CIEP Brizolão 426 Eduardo Ribeiro de Carvalho das 9h às 17hs. O projeto também conta com a participação do Poder Judiciário, Ministério Público, Governo do Estado e outros parceiros, como ONGs, associações e empresas.

Serviços

Voluntários da Secretaria Municipal de Saúde irão aferir a pressão arterial e glicose, fazer exames de auricologia, consultas cardiológicas e ginecológicas, além de fisioterapia e de programas de prevenção de doenças. O odontomóvel prestará atendimento com dentistas da Prefeitura e irá direcionar as pessoas para a confecção de próteses dentárias. Haverá, ainda, a atuação de funcionários dos programas de Combate ao Tabagismo, Nutrição e DST/Aids e Hepatites Virais.

Já as secretarias de Obras, Serviços Públicos e Transporte vão dar orientações e ouvir sugestões sobre questões diversas, como iluminação pública, saneamento básico, limpeza de rios, córregos e canais, coleta de lixo, patrolamento, linhas de ônibus e estacionamento irregular, entre outras.

A pasta da Fazenda dará informações sobre a regularização do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) e Imposto Sobre Serviço (ISS), enquanto a Procuradoria fornecerá orientações jurídicas.

A Educação vai orientar os pais e responsáveis pelos alunos da rede pública sobre como se inscrever para os processos seletivos abertos para professores, curso de libras e artesanatos oferecidos pelo Município. O Esporte e Lazer apresentará suas ações relativas ao esporte amador, Projeto Viva Vôlei e ao projeto de recuperação do handebol no município.

O Desenvolvimento Social estará presente com equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), além do cadastramento no Programa Bolsa Família. Já a Fundação Cultural de Itaboraí vai fornecer um espaço de leitura durante a Ação Social.

Para quem quiser empreender, o Desenvolvimento Econômico dará instruções para o Microempreendedor Individual (MEI) que poderão receber informações e se consultar sobre a emissão de alvará. Questões relativas à agricultura familiar e solicitações de trator para arar pequenas áreas, vacinação de bovinos e a realização de cadastro junto ao Incra poderão ser solucionadas na pasta de Agricultura, Abastecimento e Pesca. Já os voluntários da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo vão informar sobre regularização de obras e os documentos necessários para a aprovação de projetos e processo de licenciamento ambiental de empreendimentos, além de distribuir mudas e panfletos educativos.

A Secretaria de Segurança e Defesa Civil vai orientar o cidadão sobre como agir em caso de roubos e furtos, além de esclarecer os porteiros da cidade para manterem a postura correta em seus respectivos condomínios. A pasta de Trabalho e Renda atuará com os projetos Padaria Escola, Projovem e Feira de Artesanato, além de disponibilizar fichas para cadastramento no Sistema Nacional do Emprego (Sine). A Ouvidoria Geral do Município também estará presente para atendimento.

Parceiros

Mais uma vez presente ao Prefeitura Perto de Você, o Detran concederá primeira e segunda vias de identidade, com fotografias sendo tiradas no próprio local. A Fundação Leão XIII também participa da ação, e fornecerá gratuidade em certidões de casamento, nascimento e óbito. Já a Defensoria Pública ficará à disposição de quem precisar de auxílio. Haverá, ainda, serviços de corte de cabelo, escova, maquiagem, design de sobrancelha, limpeza de pele, além de animação infantil.

Saiba Mais

Com o apoio de cerca de 200 voluntários, o Prefeitura Perto de Você teve a sua primeira edição em agosto do ano passado com o intuito de aproximar ainda mais os serviços do poder público municipal à população. Mais de 30 mil pessoas foram beneficiadas pelo projeto, que já visitou os bairros de Reta Nova, João Caetano (Itambi), Manilha, Jardim Itamarati (Visconde), Nova Cidade e Cabuçu.

Serviço

O Ciep Brizolão 426 Eduardo Ribeiro de Carvalho fica na Estrada Genésio da Costa Cotrim, s/n, Quissamã, Itaboraí. O evento ocorre das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares