sábado, 15 de março de 2014

Orientadores sociais fazem curso e assistem a palestras de capacitação em Itaboraí


Itaboraí vive um momento de expectativa com as obras de instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Uma das preocupações da Prefeitura, a partir do crescimento da cidade, é a questão da prevenção à violência contra a população mais jovem. Uma das iniciativas adotadas pelo Município foi a realização  de um curso de capacitação para profissionais que integram a rede de proteção social de atendimento às crianças e adolescentes da cidade, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS).

Ao todo, cerca de 50 orientadores sociais participaram do treinamento, que incluiu palestras, debates e outras atividades. No início do dia, o professor de Educação Física da Secretaria de Esporte e Lazer Robson Cardoso promoveu uma sessão de alongamento entre os servidores, visando aumentar a interação entre o grupo e a capacidade de concentração. O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana elogiou a iniciativa, e não escapou do alongamento.

“Eu não ia fugir dos exercícios. É bom para começar o dia. Quanto a este encontro, é muito importante capacitar os profissionais e, ao mesmo tempo, integrar a equipe, aproximando ainda mais as pessoas”, disse Audir, que também é médico.

Para Andréa Batista e Thaís Afradique, ambas coordenadoras da SEMDS, os encontros de discussão e capacitação entre os orientadores sociais dos seis CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Itaboraí servem para fortalecer a experiência dos profissionais e melhorar a troca de informações entre os diversos Centros, além de aprimorar a convivência com crianças e idosos atendidos nas unidades.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itaboraí estão localizados em Itambi, Apolo, Ampliação, Jardim Imperial, Reta (Rio Esperança) e Visconde, e atendem diariamente crianças e adolescentes de 6 aos 17 anos de idade, além de grupos de mulheres e de idosos. Em cada CRAS são mobilizados dois assistentes sociais, um coordenador, um psicólogo, três orientadores, um professor de educação física, um pedagogo, um auxiliar de serviços gerais e um auxiliar administrativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares