sexta-feira, 7 de março de 2014

Itaboraí inaugura Abrigo da Criança e do Adolescente



A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, inaugurou o Abrigo Institucional Ewaldo Saramago Pinheiro, no centro da cidade. A unidade é a primeira do município destinada ao abrigo de crianças e jovens, de 0 a 17 anos, em estado de abandono ou cujas as famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
A inauguração ocorreu em clima de emoção, devido ao falecimento, na noite de domingo, de Álvaro Adolpho, secretário municipal de Trabalho e Renda de Itaboraí. Em sua homenagem, uma das salas do abrigo leva seu nome. Presente à solenidade, o prefeito Helil Cardozo externou sua alegria em participar de um momento tão importante para o município, e ressaltou sua tristeza, por conta da perda do amigo, que também era diretor-geral do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste).
“Álvaro sempre foi uma pessoa amiga e companheira, mas a vida tem que seguir e nós vamos seguir em frente. Tenho certeza que se ele estivesse entre nós faria da mesma forma”, disse Helil Cardozo. “Agora, com a inauguração deste abrigo, não precisaremos mais pedir ajuda a outros municípios, para onde nossas crianças e adolescentes eram levados. Aqui, temos que cuidar dessas crianças como se fossem nossos filhos, para que possamos ter uma sociedade mais justa e igualitária. Também quero homenagear Saramago Pinheiro, um homem digno, que dá nome a este abrigo”.
O Abrigo Institucional Ewaldo Saramago Pinheiro tem capacidade para atender 20 crianças e adolescentes, comatendimento especializado e condições institucionais para acolhimento em padrões de dignidade, funcionando como moradia provisória, até que seja viabilizado o retorno à família de origem, ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento a família substituta.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Audir Santana, também ressaltou sua tristeza pela perda de Álvaro Adolpho, justificando a homenagem ao amigo ao dedicar um espaço no abrigo com seu nome, em agradecimento por sua dedicação, empenho e influência ao município.
“É um desafio estar à frente de cuidar de crianças e adolescentes. Cuidar dos nossos filhos já é complicado, imagina dos filhos dos outros. A responsabilidade é ainda maior. Estamos sempre abertos a receber sugestões, para corrigirmos alguma coisa que ainda possa ser melhorada”, afirmou Audir.
Ainda segundo o vice-prefeito, o objetivo é fazer com que as crianças recebam cuidado, carinho e dedicação ofertada pelos servidores.
“Que ao chegar aqui, elas não tenham apenas aquele sentimento de afastamento do seio familiar e comunitário, mas que se sintam num ambiente o mais familiar possível, para que esse trauma da separação não seja tão profundo”, comentou Audir Santana, agradecendo o apoio do prefeito Helil Cardozo.
A instituição, uma residência de dois andares, é composta por quatro dormitórios, cinco banheiros, três cozinhas, secretaria, almoxarifado, área de recreação e outros. O local funcionará 24h por dia, com 16 funcionários. A equipe é formada por psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, cozinheiros e assistentes de serviços gerais. A unidade atende às recomendações técnicas de estar inserida na comunidade, em áreas residenciais, oferecendo ambiente acolhedor e com aspecto semelhante ao de uma residência, sem distanciar-se excessivamente do ponto de vista geográfico socioeconômico da comunidade de origem das crianças e adolescentes atendidos.
A inauguração do abrigo é uma sequência ao regulamento da gestão da política de assistência social do município e responde às demandas de proteção social especial para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A instituição representa a reafirmação do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à convivência familiar e comunitária e também da Política Nacional de Assistência Social.
Os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes interam os serviços de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e representam um compromisso partilhado entre o Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaboraí. O serviço de acolhimento institucional ofertado é pautado principalmente nos referenciais do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Presente ao evento, representando o Ministério Público do Estado, a promotora da Infância e Juventude de Itaboraí, Rhamile Sodré de Oliveira, parabenizou a gestão do município, na figura do prefeito e do vice-prefeito.
“Em nome da minha Instituição e das pessoas com quem eu trabalho, vou colocar o Ministério Público à disposição para qualquer tipo de esclarecimento, num trabalho em conjunto. Estou recebendo esta casa com muita emoção, pois era muito esperada pelo próprio Ministério Público”.
Feliz pela homenagem dedicada ao seu pai, a filha de Ewaldo Saramago Pinheiro, Walkyria Saramago, agradeceu pelo carinho.
“Meu pai começou a advogar em Itaboraí com 21 anos e aqui trabalhou graciosamente até seus 94 anos, no Sindicato Rural. A paixão da vida dele sempre foi Itaboraí”, disse Walkyria.
Saramago Pinheiro morreu recentemente aos 99 anos, e dedicou toda a sua vida profissional a Itaboraí, onde também dá nome a uma rua no bairro do Outeiro das Pedras. Político de grande influência no antigo Estado da Guanabara e no Estado do Rio de Janeiro entre as décadas de 1950 e 1970, foi duas vezes eleito deputado federal e por nove vezes exerceu o mandato de deputado estadual, sendo por duas vezes presidente da Alerj.
          O evento contou, ainda, com a presença de vários secretários municipais, da vereadora Rosana Rosa (PCdoB), e do padre Norberto Donizetti, da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Porto das Caixas, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares