quinta-feira, 13 de março de 2014

Itaboraí implanta Ouvidoria no Hospital Leal Júnior


A Prefeitura Municipal de Itaboraí implantou, no início deste mês, o
setor de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital
Municipal Desembargador Leal Júnior, um espaço de comunicação que visa
escutar as reclamações, denúncias, sugestões e elogios dos cidadãos.
Em toda Região Metropolitana II (que inclui as cidades de Niterói, São
Gonçalo, Rio Bonito, Maricá e Tanguá), apenas Itaboraí conseguiu
instituir o serviço em um hospital municipal a partir da Política
Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.


Para o ouvidor Ailton de Almeida Júnior o setor foi montado para
facilitar o diálogo com os gestores, fortalecer a participação da
população no Sistema Único de Saúde (SUS), além de permitir a melhoria
no atendimento pelo hospital.

"A Ouvidoria Hospitalar é uma forma de estímulo à participação
popular, de mediação entre o cidadão e os gestores dos serviços de
saúde. Além disso, atua também como ferramenta de gestão, contribuindo
para apontar as deficiências no sistema, aprimorar a qualidade dos
serviços prestados pelo SUS e avaliar o grau de satisfação da
população em relação à saúde pública", explica. "O paciente quer e
precisa ser ouvido, principalmente num ambiente hospitalar, onde a
fragilidade em que se encontra é marcante", acrescenta.

O paciente que utilizar o serviço do hospital municipal deverá se
dirigir ao setor de Ouvidoria, que fica localizada na recepção da
unidade, ao lado da sala de classificação de risco hospitalar, para
registrar pessoalmente sua manifestação. Todas as demandas são
encaminhadas para o conhecimento da direção do hospital. O usuário
receberá um número com protocolo do atendimento com período de 30
dias, no máximo, para resposta, que será dada pessoalmente, por
telefone ou pelo e-mail informado no cadastramento da manifestação. Em
caso mais graves de saúde ou de risco de morte, o prazo cai para cinco
dias.

Para o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, a
Ouvidoria Hospitalar é uma ferramenta indispensável para uma gestão
participativa e compartilhada.


"O foco aqui é a satisfação do usuário nos serviços prestados pela
instituição. O servidor recebe a queixa, vai atrás da causa, checa as
informações e participa da solução do problema junto com os setores
envolvidos", esclareceu o gestor.

Ainda de acordo com o ouvidor, por ser recente, o serviço está sendo
oferecido apenas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às
22h. O Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior fica localizado na
Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior, s/n, Centro, Itaboraí.
Mais informações 2639-1034 Ramal 237.

Outros canais de comunicação

A demanda também pode ser feita pessoalmente na Secretaria
Municipal de Saúde, que fica na Rua Dr. Macedo, nº 10, Centro,
Itaboraí, pelos telefones (21) 3639-1394 ou ainda por e-mail:
ouvidoriasus@itaborai.rj.gov.br. A Prefeitura de Itaboraí também
disponibiliza, no site http://www.ouvidoria.itaborai.rj.gov.br/front/
mais um canal de comunicação onde o cidadão pode manifestar suas
críticas quanto aos serviços prestados, dar sugestões, pedir
informações, denunciar ou reclamar de algum serviço. A solicitação é
encaminhada para Secretaria ou setor selecionados, tornando direta a
comunicação entre o cidadão e Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares