sábado, 22 de março de 2014

Itaboraí promove Semana de Luta Contra Tuberculose


Para marcar o Dia Mundial de Luta contra Tuberculose, a Secretaria de Saúde de Itaboraí inicia a partir desta segunda-feira (24) uma semana de conscientização sobre a doença. O foco é reforçar o trabalho de orientação, prevenção e diagnóstico precoce da tuberculose por meio da busca ativa de casos suspeitos.

A mobilização, que acontece até o dia 28 de março (sexta-feira), inclui seminário, atividades educativas, encontros e ações em postos de saúde e escolas de Itaboraí. O secretário Edilson Francisco dos Santos afirma que a programação foi planejada para avançar no combate e no controle da doença no município.

“Queremos conscientizar a população sobre a tuberculose. Sabemos que, se os pacientes forem tratados no início, a cura virá mais rápida e o contágio poderá ser evitado”, ressaltou o secretário municipal.

Para a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes Pereira, a Semana é importante para a quebra da cadeia de transmissão da doença.

“Nossos profissionais estão orientados para descobrir casos suspeitos dentro de suas comunidades e aptos para o encaminhamento às Unidades de Saúde da Família”, diz Maria José. “Quem apresentar tosse contínua por mais de três semanas e não puder comparecer ao evento poderá fazer, gratuitamente, o exame de baciloscopia, realizado com o escarro do suspeito de ser vítima da doença, na unidade de saúde mais próxima de casa”.

Programação da Semana de Combate à Tuberculose

Segunda-feira (24/03) – 8h30h às 17h – Espaço Vera Gol

II Seminário de Avaliação e Fórum de Pesquisas Operacionais do Programa de Controle da Tuberculose de Itaboraí.

Terça-feira (25/03) – 9h – atividades educativas e mobilização social no CIEP 424 Pedro Amorim, em Visconde.

Quarta-feira (26/03) – 9h – café da manhã com grupo de adesão ao tratamento no Pátio da Atenção Básica, Centro da cidade.

Quinta-feira (27/03) – 9h – atividades educativas e de mobilização social com as equipes das Unidades de Saúde da Família (USF´s) e na Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi.

Sexta-feira (28/03) – 9h – atividades educativas e de mobilização social com as equipes das Unidades de Saúde da Família (USF´s) e na Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, em Jardim Idália.

Sintomas

A tuberculose, ainda nos dias de hoje, permanece como um problema de saúde mundial. Cada paciente com a doença, sem tratamento, pode contaminar de 10 a 15 pessoas. Porém, ainda há muito preconceito e desinformação a respeito, além de uma grande resistência ao medicamento.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Kock, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Os sintomas mais frequentes são tosse persistente (seca no início, mas depois com secreção, pus ou sangue), cansaço excessivo, febre baixa e emagrecimento acentuado.

No caso de tosse contínua por mais de três semanas, é aconselhável que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima de casa para fazer o exame. A tuberculose tem cura e o tratamento é realizado gratuitamente na rede pública de saúde durante seis meses, não podendo ser interrompido.


Saiba Mais

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

No Estado do Rio de Janeiro a maior incidência de casos no país: 72 em cada 100.000 habitantes. No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares