terça-feira, 18 de setembro de 2012

Rio de Janeiro terá plantio de 34 milhões de árvores, 7 milhões no COMPERJ

O Estado do Rio de Janeiro vai ser palco do plantio de 34 milhões de árvores até 2016, com a geração de 5 mil empregos verdes. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e pela vice-presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Denise Rambaldi.

O plantio das mudas será suficiente para o poder público cumprir, com folga, suas obrigações de plantio de árvores para compensar as emissões de gases-estufa que deverão ser liberadas durante a realização da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Segundo Minc, o compromisso olímpico firmado pelos governos federal, estadual e municipal estabelece o plantio de 24 milhões de árvores para abater as emissões das Olimpíadas de 2016.

“Vamos superar essa meta: vamos plantar 34 milhões de mudas até dezembro de 2015. Os recursos de aproximadamente R$ 500 milhões são decorrentes de obrigações das empresas que terão de efetuar o plantio, quer por compensação ambiental, quer por condicionantes de licenças ambientais ou por Autorização da Supressão de Vegetação (ASV). Neste último caso é quando uma empresa, por exemplo, para construir o seu empreendimento precisa suprimir vegetação que não seja nativa da Mata Atlântica. Em contrapartida, terá de plantar, por exemplo, cinco vezes mais do que ela retirou de vegetação”, explicou o secretário.

Minc citou, como exemplo, o reflorestamento com sete milhões de mudas por parte da Petrobras, uma medida compensatória para a construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), no Município de Itaboraí. 

“Com o plantio desses 34 milhões de mudas, vamos recuperar a Mata Atlântica, as nascentes e os corredores de biodiversidade para a fauna que está ficando sem espaço para viver e, portanto, ameaçada de extinção”, afirmou. 

O secretário anunciou ainda que a população poderá acompanhar com transparência a evolução das ações de plantio através do Contador de Árvores, espécie de painel instalado pela Secretaria de Estado do Ambiente no Jardim Botânico.


O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares