quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Hospital Municipal de Itaboraí completa 20 anos e investe em modernização


Atendendo, em média, cerca de 800 pessoas por dia, o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí, comemorou seus 20 anos na manhã desta sexta-feira (14).
A celebração foi marcada por uma missa realizada pelo vigário paroquial Guilherme Carvalho, da Igreja Matriz São João Baptista, que lembrou as lutas, desafios e histórias de sucesso da única unidade referenciada em politrauma, maternidade e emergências clínicas em todo o município.
Modernização
E, para marcar a data, a unidade de saúde está passando por uma série de reformas e obras estruturais para oferecer melhor atendimento e mais eficiência à população de Itaboraí.
Um das obras que foi entregue aos pacientes durante o evento foi a nova porta de entrada da unidade. Agora mais moderna e humanizada, a recepção conta com uma sala de espera maior e climatizada para dar mais conforto aos usuários.
Outra novidade que, em breve, será oferecida pelo hospital municipal está na forma como o paciente será recebido. Assim que chegar, o usuário será acolhido pelo técnico de enfermagem e, logo após, será encaminhado para a sala de classificação de risco. Para isso, os pacientes usarão pulseiras de identificação, nas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, de maior para o menor risco, respectivamente.
Além disso, será implantado o cadastramento biométrico dos pacientes na recepção. Cada usuário será cadastrado por meio de foto e impressão digital, agilizando o atendimento e facilitando a consulta, já que os dados serão disponibilizados automaticamente para os médicos e equipe de enfermagem.
“É muito emocionante poder participar da gestão da saúde em uma data como essa. Também já reformamos a sala de medicamentos, estamos melhorando as condições internas e na próxima semana vamos inaugurar a nova sala de curta permanência. Estamos trabalhando dia e noite para entregarmos mais esse benefício à população”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bagueira.
A setor de curta permanência, onde o paciente recebe todos os procedimentos descritos pelo médico e é observado durante 24 horas, contará com 17 leitos, com alas separadas, além de um posto de enfermagem para melhor acompanhamento dos pacientes. Os banheiros são adaptados para os deficientes físicos. Os consultórios médicos já foram reformados e contam com mobiliário novo, facilitando o atendimento dos quatro clínicos gerais que atuam 24 horas por dia.
Também já foi reformada a sala de medicação, que agora conta com 16 cadeiras de hidratação, rede de gás para nebulização, sala de aplicação de injetáveis, banheiro e espaço para preparação e aplicação de medicamentos via oral, parenteral e inalações, prescritos pelos médicos. “ Sempre que precisei fui bem atendido, mas agora está ainda melhor. Pra gente que chega passando mal, como é o meu caso, é muito bom encontrar atendimento e um lugar agradável, isso nos faz sentir melhor”, afirmou João Evangelista, 49 anos, morador de São Joaquim.
Segundo o diretor médico do Hospital Municipal, Leslie de Albuquerque Aloan, o objetivo das mudanças “é adequar o espaço ao maior fluxo de atendimento, decorrente da instalação do Comperj em nosso município, mas principalmente, humanizar esse trabalho”, disse.

Semana madrugada da quarta feira (14) a Policlínica de Especialidades Médica Prefeito Francisco Nunes da Silva, anexo ao hospital, sofreu arrombamento em várias de suas portas. Foram furtados os aparelhos de endoscopia e ultrassonografia de última geração. A direção da policlínica registrou a ocorrência na 71ª Delegacia de Polícia para que fosse investigado os responsáveis por tais atos.
Em nota a Assessoria de Comunicação lamentou o ocorrido:
"Lamentamos profundamente este ocorrido, principalmente no dia em que o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior completa 20 anos de funcionamento. Sabemos que os únicos prejudicados serão os nossos pacientes, os usuários do município que estavam sendo beneficiados pelos serviços. Pelo transtorno involuntário causado por tais fatos, pedimos desculpas à nossa população. A Secretaria Municipal de Saúde também esta instaurando sindicância para apurar o fato lastimável. Pedimos a compreensão dos munícipes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares