quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Eficiência Energética ganha espaço no Hospital Municipal de Itaboraí



Com o objetivo de proporcionar mais economia de energia ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, a Ampla e a secretaria municipal de Saúde estão realizando obras de eficiência energética na unidade de saúde de Itaboraí. Orçado em cerca de R$ 520 mil, o serviço está sendo integralmente custeado pela concessionária de energia e faz parte de um dos projetos sociais da empresa, o Consciência Ampla Eficiente. A previsão é de que o trabalho fique pronto até o final deste mês.

A distribuidora está realizando toda a troca do sistema de iluminação do hospital, com substituição de lâmpadas, colocação de aparelhos de ar condicionado por modelos novos e econômicos com o selo A do PROCEL. Além disso está instalando um sistema para aquecimento de água por energia solar que dispensa a utilização dos chuveiros convencionais que usam energia elétrica para aquecer a água. Com estas ações, espera-se que a energia economizada alcance a marca de 67,98 megawatt-hora por ano ou R$ 137,72 por megawatt-hora.

Para o secretário de Saúde, Marcelo Bagueira, com a implantação do projeto de Eficiência Energética, o hospital municipal poderá economizar até 30% no consumo de energia. “É um grande ganho para o município. Com o custo reduzido na conta de luz podemos investir esses recursos em mais conforto aos pacientes, visitantes e funcionários. Pretendemos expandir essa iniciativa para as Policlínicas de Nancilândia e Manilha e também para AME 24h de Itambi”, afirmou o gestor da pasta.

De acordo com o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel), as concessionárias são obrigadas a investir pelo menos 0,5% do seu rendimento líquido anual em ações de eficiência energética. A ideia é que a economia de energia e a redução de demanda conseguida com a execução deste projeto possibilitem que a energia não utilizada seja fornecida a outros clientes que prestam serviços úteis à população, a exemplo de escolas, outros hospitais e indústrias, eliminando desta forma a necessidade de expansão do sistema elétrico, reduzindo gastos e os impactos ambientais.


O projeto Consciência Ampla Eficiente, criado em 2005, busca reduzir o consumo e educar comunidades populares e instituições de utilidade pública para o uso eficiente de energia. Seguindo normas técnicas e de segurança, a concessionária reforma instalações elétricas residenciais de famílias de baixa renda, creches, asilos, hospitais públicos, entre outros. O projeto inclui ainda trocas de geladeiras e inovações de baixo custo como a iluminação de residências com garrafas pets e trocadores de calor para aquecer chuveiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares