quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Itaboraí inicia atendimento nas Residencias Terapeuticas



Residências terapêuticas abrem as portas para pacientes com transtornos metais




Cinco pacientes de Itaboraí atendidos no Hospital Colônia de Rio Bonito visitaram na última sexta-feira (21) as duas novas unidades do Serviço de Residência Terapêutica (SRT) para iniciar a fase de reconhecimento, adaptação e ambientação com o local. O espaço irá proporcionar aos portadores de transtorno mental um atendimento bem mais humanizado a estes usuários, que foram selecionados por não terem condições sociais para manterem suas próprias casas nem vínculo familiar há mais de três anos.
"A retirada desses pacientes do Hospital Colônia é uma etapa do processo de desinstitucionalização. Nesse novo contexto eles passam a ser moradores do bairro e sua inserção na vida comunitária passa a ser mais ativa”, afirmou o coordenador de Saúde Mental, Marcos Roca.
As unidades a serem implantadas serão do tipo I, para atendimentos com baixa complexidade. Cada casa terá três quartos e contará com uma equipe composta por terapeuta ocupacional, médico, psicólogo e assistente social trabalhando 24 horas por dia, para atender os 16 usuários do serviço. Durante o dia terão acompanhamento clínico do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto Pedra Bonita, que vai oferecer atividades diárias de ressocialização, refeições e oficinas terapêuticas.
“Já estamos definindo os projetos terapêuticos individuais para realizarmos o acompanhamento de cada um deles após se mudarem para as unidades. Mas é importante frisar que estas pessoas já estão livres para conviverem na sociedade. Daremos apenas suporte na ressocialização”, disse Michele de Oliveira, coordenadora dos SRT’s.
Os Serviços de Residência Terapêutica (SRT´s) estão localizados na Rua Nelson Almada Abreu, Lote 480, casas 1 e 2, Jardim Imperial, Itaboraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares