quarta-feira, 4 de abril de 2012

Odontomovel roda as escolas de Itaborai



Facilitar o acesso à saúde bucal e melhorar a qualidade de vida dos alunos da rede de ensino de Itaboraí. Estes são os principais objetivos da proposta da quarta edição do projeto “É Sorrindo que se Aprende”, lançada na quarta-feira (28) no auditório da Escola Municipal Profª Marly Cid de Almeida Abreu, em Nancilândia.

A iniciativa é realizada desde setembro de 2009 pela secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, através do Programa de Saúde Bucal. A secretaria municipal de Educação e Cultura é parceira, através do Programa Saúde nas Escolas. Até o final do ano mais de 6,5 mil alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados com o projeto, incluindo as crianças matriculadas nas creches da Prefeitura. Em 2011, foram atendidos 2,5 mil estudantes.

“Essa ação possibilita o tratamento de saúde bucal de crianças que não têm condições de ir ao dentista por ser um serviço caro e distante da realidade deles. Agora elas poderão contar com atendimento gratuito e de qualidade”, afirmou o coordenador do Programa de Saúde Bucal, Paulo Alberto do Nascimento.

O “É Sorrindo que se Aprende” coloca à disposição das escolas dois odontomóveis, consultórios móveis odontológicos que vão até as unidades escolares mais distantes do centro da cidade oferecer aos estudantes atendimento de clínica básica, como restaurações dentárias, extrações e aplicações de flúor, além de escovódromos, que orienta quanto às técnicas de escovação. Cada odontomóvel tem capacidade para realizar uma média de 60 mil atendimentos por mês.

O projeto é desenvolvido nos turnos da manhã e da tarde e a cada semana estará numa escola diferente. Além das orientações teóricas e práticas, este programa realiza encenação de peças teatrais com a participação dos alunos, que são conscientizados sobre a importância da higiene bucal. Também oferece um kit prevenção, contendo escova e creme dentais.

 Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Georgina Salles, é importante a união de todos neste ideal. “Implantar a política de educação e saúde no município é nossa obrigação, não é um favor. Itaboraí está crescendo e nosso desejo é manter saúde e educação caminhando sempre juntas para melhorar a qualidade de vida de nossa população. Temos profissionais competentes e experientes trabalhando para oferecer tratamento de qualidade às nossas crianças e fazer de Itaboraí um exemplo para os municípios vizinhos”, frisou.

Serviço de odontologia noturna no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, atendimento odontológico realizado aos pacientes em tratamento na UTI do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial também na unidade hospitalar, atendimento a usuários do Programa de DST/Aids, odontogeriatria e serviços a pacientes especiais na Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva foram alguns dos avanços que estão funcionando no município.

Foram implantados também consultórios odontológicos nas Unidades de Saúde da Família (USF) de São José, Jardim Planalto e Reta Velha, além de oferecer mais suporte às de Areal, Joaquim de Oliveira, Bairro Amaral, Pachecos, Marambaia e Cabuçu, totalizando nove consultórios habilitados em saúde bucal.

Dentre as metas apresentadas para este ano estão a de implantar um consultório dentário com atendimento de emergência 24h em Itambi, além de incluir o fio dental no kit de prevenção distribuído aos alunos, abrir o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Serviço de Laboratório Regional de Prótese Dentária e implantar consultórios nas USF’s de Ampliação, Nova Cidade, Monte Verde e Quissamã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares