sexta-feira, 27 de abril de 2012

Hospital Municipal de Itaboraí tem vigilância epidemiológica 24h

Elevar o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior à condição de unidade de referência para vigilância epidemiológica. Essa é a missão do Núcleo de Vigilância Hospitalar (NVH), inaugurado em maio de 2009 na atual na gestão do prefeito Sérgio Soares.

Em parceria com a direção de enfermagem,o serviço foi ampliado em janeiro deste ano foi ampliado o serviço de vigilância epidemiológica do hospital foi ampliado em janeiro e passou a funcionar 24 horas para rastreamento e notificação das doenças, agravos e eventos da Lista de Notificação Compulsória (LNC) do Ministério da Saúde.

Além disso, o NVH, por meio da Comissão de Análise de Óbito (CAO), vem, desde junho de 2011, analisando 100% dos óbitos ocorridos no hospital, sugerindo propostas para melhorar a qualidade assistencial prestada aos pacientes.

Em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e com o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (Lacen) foi desenvolvida, no primeiro trimestre de 2012, uma capacitação para os profissionais de saúde da unidade a fim de se prepararem para diagnóstico das doenças tropicais não-endêmicas na região (malária, leishmaniose, esquistossomose, chagas, etc.), que poderão surgir devido ao crescimento demográfico na cidade. Se isso ocorrer, o hospital já está preparado para rastrear, notificar e fazer os exames laboratoriais referentes.

“Temos de estar sempre nos antecipando. Nosso objetivo é promover um sistema de qualidade com a finalidade de subsidiar o monitoramento da assistência, estabelecendo uma articulação com o processo de gestão da unidade. O hospital tem diversas áreas e programas e temos de nos manter unidos para prestar o melhor serviço” disse Carlos Tadeu Trannin de Castro, diretor do NVH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares