sexta-feira, 20 de abril de 2012

Itaboraí oferece curso de LIBRAS para a população



Uma parceria entre a secretaria de Educação e Cultura e a Guarda Municipal de Itaboraí está oferecendo gratuitamente aos interessados um curso básico com duração de três meses, sendo ainda necessário mais dois módulos (intermediário e o avançado), para o aluno se tornar um tradutor em Libras.
As aulas tiveram início em março e acontece todas as terças-feiras na sala de reuniões da Guarda Municipal. Os 60 alunos são divididos nos turnos da manhã, tarde e noite.

Dados da Secretaria de Municipal de Educação mostram que, em 2011, 19 alunos da rede pública de ensino de Itaboraí possuíam alguma deficiência auditiva e 23 eram surdos. “Estes alunos entram na rede regular, ou seja, não há turmas especiais. Por isso, a necessidade de qualificar profissionais para fazerem a tradução em linguagem de sinais para que estes alunos não sejam prejudicados”, explicou Valéria dos Santos, coordenadora de Educação Especial.

Sensibilizado com a causa, o secretário de segurança pública e chefe da GM, cel. Alcides Menezes, logo se prontificou em ajudar e cedeu o espaço para a realização do curso. “Estamos viabilizando a criação de mais uma turma para que possamos qualificar ainda mais nossos guardas, oferecendo mais conhecimento nas linguagens de comunicação para facilitar e aprimorar os trabalhos”, afirmou.

Para a aluna Andrea Castanho, de 46 anos, o curso é a oportunidade de aprimoramento profissional. “Espero poder me qualificar para atender aos alunos do meu município”, disse.

Novas turmas devem começar no mês de agosto. Os interessados devem aguardar a divulgação das datas de inscrição no início do próximo semestre. Mais informações no telefone 3639-1355.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares