sábado, 7 de abril de 2012

Diagnóstico de HIV em Itaboraí é feito em apenas 30 minutos


O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Itaboraí, localizado na Policlínica de Especialidades Francisco Nunes da Silva,realiza o diagnóstico do HIV apenas 30 minutos. Antes a espera de confirmação era de, no mínimo, um mês.

Desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o novo exame dará ao doente um rápido diagnóstico e adesão ao tratamento quase que imediatamente.

A testagem rápida é gratuita e permite a detecção de anticorpos anti-HIV na amostra de sangue do paciente.
É feito em duas etapas: na primeira, o sangue é colhido e o resultado sai em 15 minutos. Se der negativo, o usuário é liberado. Em caso positivo, é feito uma contraprova logo em seguida, que também demora 15 minutos.

Qualquer pessoa pode vir e fazer o exame.
A partir de 12 anos basta trazer algum documento de identidade oficial com foto. Crianças abaixo dessa idade precisam estar acompanhadas dos pais ou do responsável legal. O teste é preferencialmente indicado para pessoas que moram em locais de difícil acesso, gestantes que não fizeram o acompanhamento no pré-natal e em situações de acidentes no trabalho.

O diagnóstico é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Policlínica de Especialidades Francisco Nunes da Silva, que fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior, s/nº, Nancilândia, Itaboraí (anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares