sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Itaboraí recebe primeira Ação Global de 2014 neste domingo (26/01)


O Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Municipalizado Elias de Miranda Saraiva, em Itaboraí, foi o local escolhido para abrir, nesse domingo (26/01), o calendário 2014 da Ação Global, promovida pela Rede Globo em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento conta com apoio da Prefeitura, e terá a presença do prefeito Helil Cardozo, que montará um gabinente no local para prestar atendimento direto à população. Diversas secretarias municipais também oferecerão seus serviços.

Voluntários da Secretaria Municipal de Saúde irão examinar e direcionar as pessoas para a confecção de próteses dentárias, orientar sobre os malefícios do fumo e apresentar métodos disponíveis para ajudar o cidadão a largar o vício. Também será feito um trabalho de conscientização sobre tratamento e prevenção de doenças como Aids e tuberculose. Haverá, ainda, distribuição de materiais educativos, atividades fisioterápicas e a confecção do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já as secretarias de Obras, Serviços Públicos e Transporte vão dar orientações e ouvir sugestões sobre questões diversas, como iluminação pública, saneamento básico, limpeza de rios, córregos e canais, coleta de lixo, patrolamento, linhas de ônibus e estacionamento irregular, entre outras.

A pasta da Fazenda dará informações sobre a regularização do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), enquanto a Procuradoria fornecerá orientações jurídicas. O Governo prestará informações a respeito de convênios e demais programas do município junto ao Governo Federal. Já o Planejamento vai esclarecer sobre a Lei Orçamentária Anual e o planejamento plurianual 2014/17.

A Educação vai orientar os pais e responsáveis pelos alunos da rede pública sobre a realização da matrícula para 2014, além de como se inscrever nos cursos de libras e artesanatos oferecidos pelo Município. O Esporte e Lazer apresentará suas ações relativas ao esporte amador, Projeto Viva Vôlei e ao projeto de recuperação do handebol no município. O Desenvolvimento Social estará presente com ações de acessibilidade e o Programa Bolsa Família. Já a Fundação Cultural de Itaboraí vai fornecer um espaço de leitura durante a Ação Global.

Microempreendedores Individuais poderão receber a cartela de alvará junto a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Questões relativas à agricultura familiar e solicitações de trator para arar pequenas áreas, vacinação de bovinos e a realizção de cadastro junto ao Incra poderão ser solucionadas no pasta de Agricultura, Abastecimento e Pesca. Já os voluntários da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo vão informar sobre regularização de obras e os documentos necessários para a aprovação de projetos e processo de licenciamento ambiental de empreendimentos, além de distribuir mudas e panfletos educativos.

A Administração e o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi) estarão à disposição para esclarecer sobre movimento processual, concursos, aposentadoria, folha de pagamento, férias, pensão alimentícia e atendimento médico.

A Secretaria de Segurança e Defesa Civil vai orientar o cidadão sobre como agir em caso de roubos e furtos, além de esclarecer os porteiros da cidade para manterem a postura correta em seus respectivos condomínios. A pasta de Trabalho e Renda atuará com os projetos Padaria Escola, Projovem e Feira de Artesanato, além de disponibilizar fichas para cadastramento no Sistema Nacional do Emprego (Sine). A Ouvidoria Geral do Município também estará presente para atendimento.

Demais atividades

O Governo do Estado também participa da Ação Global, com a presença de funcionários do Tribunal de Justiça para, dentre outras atividades, realizarem casamentos. O Detran irá confeccionar carteiras de identidade. Já a Defensoria Pública ficará à disposição de quem precisar de auxílio. Também será emitida a carteira de trabalho pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, que vai levar, ainda, um balcão de empregos e esclarecimentos sobre a nova lei de trabalho das domésticas. O Proderj vai fornecer acesso gratuito à internet para consultas a processos e multas, além de permitir a impressão de contas e agendamentos de vistorias.

O Sesi levará diversos serviços de saúde, ambulância e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de esporte e educação e o Cozinha Brasil, que dará oficinas sobre o preparo de refeições de baixo custo, aproveitando ao máximo os nutrientes dos alimentos.

Cerca de 30 outros órgãos atuarão com diversos serviços, como os Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, a Sociedade Brasileira de Mastologia, Instituto Embeleze, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaboraí e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ação Global

Com o objetivo de usar a informação e a mobilização social como estratégia de inclusão social e resgate da cidadania, centenas de voluntários, entre eles artistas da Globo, profissionais de órgãos públicos, instituições privadas e ONGs, a Ação Global mobiliza um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhares de pessoas. Ao longo dos 18 anos de história, a Ação Global já beneficiou mais de 20 milhões de pessoas e prestou cerca de 42,6 milhões de atendimentos. O projeto já passou por grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e por pequenas cidades no interior do país como Piripiri (Piauí), Araguaína (Tocantins) e Cruzeiro do Sul (Acre). Em 2013, o projeto ofereceu atendimento especial às mulheres com serviços e parcerias destinados ao público feminino.

Serviço

O Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Municipalizado Elias de Miranda Saraiva fica na Avenida 22 de Maio, s/n°, Rio Várzea. O evento ocorre das 8 às 16 horas, com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares