quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Itaboraí adere a programa federal de atendimento domiciliar

A Prefeitura de Itaboraí aderiu, este mês, ao Programa Melhor em Casa, do Governo Federal, que possibilitará o atendimento em casa a pacientes do sistema de saúde municipal que necessitam de cuidados especiais, por meio da contratação de equipes médicas de atenção domiciliar, além de uma equipe de apoio.

As equipes são compostas por uma dupla de médico e enfermeiro que trabalha por 40 horas semanais, e duas outras duplas, que atuam por 20 horas. Há, ainda, um fisioterapeuta ou assistente social que trabalha 30 horas por semana.
Com o início das atividades previsto para o fim de março, o município passará a atender, em casa, pacientes dos tipos 2 e 3, que representam casos de maior gravidade, incluindo aqueles que dependam de uso de equipamentos específicos.
“Um dos objetivos do programa, além de proporcionar mais conforto aos pacientes, é reduzir o número e o tempo de internações no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior”, afirma o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos.
As equipes de atenção domiciliar serão acionadas por meio dos profissionais de Atenção Básica ou pelas equipes do Hospital Municipal e postos de saúde. A atenção domiciliar é integrada à rede municipal e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares