quinta-feira, 26 de julho de 2012

Confirmado: Itaboraí receberá reforço federal na segurança durante as eleições

Foi confirmado.
Itaboraí receberá reforço de tropas federais solicitadas pelo TSE durante as eleições de 2012.

Segundo o presidente do TRE-RJ Sérgio Zveiter as medidas são para que Nenhum eleitor seja pressionado a dizer em quem votou.

Segue matéria do O Fluminense:


Tropas chegam semana que vem aos municípios e irão fiscalizar irregularidades em campanhas políticas. Escolha das cidades ocorreu por estarem situadas na região do Comperj

 Na próxima semana, os municípios de São Gonçalo e Itaboraí irão ganhar um esquema especial de segurança para fiscalizar irregularidades nas campanhas eleitorais deste ano, conforme O FLUMINENSE revelou com exclusividade na edição do dia 3. A escolha dos municípios foi feita principalmente por estarem situados na região do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O reforço na segurança será composto por agentes das polícias Federal e Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil. As Forças Armadas também poderão atuar nos municípios, porém a sua participação depende do aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão sobre o esquema especial de segurança foi tomada nesta terça-feira, em reunião do Centro de Controle e Comando das Eleições 2012. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) definiu as primeiras regiões que vão estar sob controle imediato da Justiça. Além de São Gonçalo e Itaboraí, também receberão reforços os municípios de Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Magé, Rio das Ostras, São Gonçalo e, no Rio de Janeiro, a Zona Oeste da capital e o Complexo da Maré. Em todos esses municípios haverá presença das forças federais junto com as equipes de fiscalização.

De acordo com o TRE-RJ, os municípios escolhidos têm históricos de influência de grupos criminosos ou de eleições muito acirradas. Campos, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, Itaboraí e São Gonçalo foram escolhidos devido aos royalties da exploração de petróleo e por estarem situados na região do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Magé foi escolhida devido ao histórico do município; o Complexo da Maré, por causa da ausência de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no local e ao domínio do tráfico, e a Zona Oeste, por conta da presença de grupos milicianos.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, adiantou que, já na próxima semana, haverá uma grande operação de fiscalização, em local ainda a ser definido. “A fiscalização do TRE-RJ vai ter presença ostensiva nessas áreas, para coibir abusos”, afirmou Zveiter.

O Centro de Controle e Comando das Eleições 2012 reúne uma força tarefa com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Comando Militar do Leste, as polícias Federal e Rodoviária Federal, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares