sábado, 10 de dezembro de 2011

10 minutos contra a Dengue esteve em Itaboraí

A Prefeitura de Itaboraí, através da secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, e em parceria com a secretaria estadual de Saúde, esteve na manhã na terça-feira (06) no bairro de Itambi para uma ação de conscientização contra o Aedes aegypti e minimizar os riscos de uma uma possível epidemia no município. É a campanha “10 minutos contra a dengue”, que estimula as pessoas a eliminar os focos de larvas do mosquito em calhas, caixas d’água destampadas, ralos com água da chuva acumulada e pratinhos de vasos de planta.

A caravana contou com o apoio dos agentes de combate a endemias de Itaboraí, que distribuiu cartilhas educativas para população com orientações de como eliminar os criadouros e evitar o nascimento de novos mosquitos com apenas 10 minutos por semana. Os profissionais também coletaram água parada e os moradores puderam observar as larvas, com a ajuda de um microscópio.

“Essa campanha é muito importante para nosso bairro. As pessoas precisam estar preparada para essa epidemia. Fico satisfeito em saber que os agentes de endemias estão orientando os moradores e eliminando os criadouros do mosquito,” disse o morador Renato da Silva.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. O gestor da pasta, César Alonso, afirmou a importância de orientar os moradores e alertá-los sobre os riscos do mosquito e da doença. “Precisamos preparar as pessoas para combater, com mais intensidade, o mosquito da dengue. Os agentes de saúde estão visitando as residências, levando informativos e colocando tela nas caixas d´água para evitar que o vetor deposite suas larvas. A população também tem que nos ajudar, limpando seu quintal e eliminando qualquer foco de água parada”, disse o secretário.

Coleta de pneus - A Prefeitura de Itaboraí coletou no último sábado (03) mil e quinhentos pneus abandonados em oficinas mecânicas, ferros-velhos e borracharias localizados em Manilha. Os agentes de saúde distribuíram telas de náilon para os reservatórios de água e também prestaram serviços de saúde no local, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e serviços de odontologia, com distribuição de pastas de dente, além de material educativo sobre prevenção da dengue. “É muito importante essa conscientização nas comunidades. Gostei muito dos serviços disponíveis”, disse Marcos Vinícius, 45 anos, morador de Manilha.




via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares