Durante cerimônia foi firmado o Termo de Compromisso Ambiental do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) para a restauração florestal com o plantio de 9 milhões de mudas de espécies de Mata Atlântica dentro e no entorno do Comperj, uma das condicionantes para a emissão da licença ambiental. Para esta iniciativa, a estatal vai investir cerca de R$ 112 milhões, no plantio e na manutenção das mudas ao longo de dez anos.
Sobre o Termo de Compromisso Ambiental do Comperj, Minc ressaltou que o reflorestamento é uma condicionante prevista na licença ambiental emitida para a Petrobras.
- Em breve, estaremos firmando outros dois termos de compromisso com a Petrobras, nas quais a estatal terá de investir na ampliação do abastecimento de água para a população do entorno do Comperj, a partir da construção da barragem do Guapiaçu, e no saneamento dos municípios de Maricá e Itaboraí, outras duas condicionantes impostas no licenciamento ambiental.
Segundo Minc, a restauração florestal será feita em um prazo de até sete anos, e sua manutenção, em três anos, abrangendo a bacia hidrográfica dos rios Macacu e Caceribu.
De acordo com o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a área total de restauração é de 4.584 hectares, maior que a área do Parque Nacional da Tijuca (3.953 hectares). Para a produção de mudas, foi implantado no empreendimento um viveiro florestal, com capacidade para produzir até 300 mil mudas/ano.
Viva Itaboraí! Hoje a cidade do COMPERJ, amanhã a cidade da poluição. Acorda povo de Itaboraí! O Polo Petroquímico já foi sepultado, serão somente refinarias para poluir a Cidade, também não haverá empregos com exceção de motoristas de caminhões e carretas. Você conhece alguma empresa que tenha comprado área em Itaboraí?
ResponderExcluirVai ser um CRÉU Nº 10. Você Itaboraiense já está preparado par esse créu? O Polo Petroquímico sequer foi velado, foi sepultado sem velório, mas deixou as Refinarias como substitutos, esquece aqueles empregos, refinaria é só movimento de caminhões e carretas. Mas se você ouviu dizer que uma, uma só, empresa comprou área em Itaboraí, eu poderei estar enganado. Mas se você me disser que uma autoridade da Petrobrás ou da Prefeitura já esclareceu esses detalhes com você ou em sua comunidade, eu vou dizer que és um mentiroso.
ResponderExcluirViva Itaboraí! Hoje a cidade do COMPERJ, amanhã a cidade da poluição. Acorda povo de Itaboraí! O Polo Petroquímico já foi sepultado, serão somente refinarias para poluir a Cidade, também não haverá empregos com exceção de motoristas de caminhões e carretas. Você conhece alguma empresa que tenha comprado área em Itaboraí?
ResponderExcluir