quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Informática nas escolas



Nos dias de hoje saber ler e escrever já não basta para o mundo conectado que vivemos.
Conhecer e entender o universo dos computadores e da informática é essencial por conta dos tablet, ipod, ipad e iphone que, dentre outras funções, até faz ligação telefônica.

Pensando nisso, a escola municipal Prof.ª Maria Cecília Coutinho Barros, localizada em Marambaia, distrito de Itaboraí, implantou há dez meses aulas de informática para crianças na faixa etária de 4 a 7 anos.
São 280 alunos divididos em 14 turmas, da educação infantil até o primeiro ano do ensino fundamental.

A sala de informática da escola conta com 15 computadores ligados em rede, internet em banda larga e uma impressora colorida multifuncional.
Os estudantes começam a ter o primeiro contato com a informática através de jogos que estimulam a percepção auditiva e visual e o controle motor, além de outras atividades que contribuem para o reconhecimento do equipamento e auxiliam na assimilação de conteúdos trabalhados em sala de aula.

De acordo com a diretora da instituição e responsável pela implantação da sala de computação, Ângela Gualine, o objetivo é promover o acesso à informática aos alunos, ressaltando os benefícios do uso do computador. “Nesta etapa do desenvolvimento, os professores trabalham questões como coordenação motora, lateralidade, coordenação espacial e o equipamento contribui para isto. Tudo é feito com o apoio de um orientador tecnológico que ensina também temas do conteúdo programático do professor, tornando o laboratório de informática uma extensão da sala de aula. Quanto mais cedo iniciarmos o aluno nesse mundo, mais adaptado ele estará para as transformações que ainda vamos viver”, analisa.

Das 76 escolas que integram a rede municipal de ensino, 62 já possuem laboratórios de informática. Além do investimento em infraestrutura, houve contratação de profissionais. “Cada escola tem um instrutor para ministrar as aulas e os conteúdos são reforçados pelas atividades desenvolvidas no computador, que seguem uma programação pedagógica”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa.

Daqui

Em Contrapartida, na nossa vizinha Maricá:



A ação pioneira no Brasil, que possibilita que todos os estudantes das escolas municipais a partir do terceiro período da educação infantil levem o computador portátil para casa, é uma realidade em Maricá . O equipamento é base para o programa de inclusão digital que a prefeitura está implantando desde o início da atual gestão.  Já no início do próximo ano letivo os professores ganharão da prefeitura seus laptops que terão outra configuração.

O computador portátil tem garantia de um ano e foi adquirido por apenas R$ 344,18 a unidade, através do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno) do governo federal que visa a inclusão digital e facilita a compra dos equipamentos com preços reduzidos já que tem redução de impostos.

Mais de dois mil alunos estiveram no C.E.M. Joana Benedicta Rangel, pólo de distribuição para os seus alunos e os das escolas Marcus Vinícius Santana, Recanto da Amizade (ambas no bairro da Amizade), Maurício Antunes de Carvalho (Saco das Flores), Ondina de Oliveira Carvalho (Centro) e Antônio Lopes da Fontoura (Itapeba).

O prefeito Quaquá e o secretário de educação, professor Marcos Ribeiro, acompanharam mais uma etapa da entrega que seguirá até o dia 16, quando terão sido entregues mais de 13 mil net books aos alunos do terceiro ano da educação infantil, todos dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos.

Um exemplo de como o projeto já é sucesso foi a comemoração da dona de casa Antônia de Araújo Silva, que aos 62 anos, aluna do EJA, ganhou seu primeiro computador, após ter formado duas filhas. Ela disse que com o laptop vai "ser outra mulher". "Vim agradecer ao prefeito, pois  além de manter o EJA e outras atividades voltadas para a terceira idade, fomos incluídos nesse projeto e pude ganhar meu primeiro computador. Logo eu que até pouco tempo estava em depressão e mal sabia escrever meu nome. Se não estudar não vou fazer nada da minha vida e quero ir muito mais longe", garante ela que correu para casa na expectativa de ligar o net book
pela primeira vez.

Quem está recebendo o equipamento vai poder utilizá-lo tanto em sala de aula quanto em casa, mas também irão poder ficar com eles nas férias de dezembro e, desta forma, se preparar para o próximo ano letivo quando programas educacionais estarão disponíveis para auxiliar na aprendizagem.


Daqui



O que você acha dessas iniciativas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares