segunda-feira, 14 de julho de 2014

Prefeitura de Itaboraí inicia recadastramento das famílias que ocuparão apartamentos do PAC Itambi


Um dos beneficiados é o primeiro pescador artesanal aposentado do estado

A Prefeitura de Itaboraí iniciou o recadastramento das famílias que moram em áreas de risco e que ocuparão as 256 habitações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Itambi. Os apartamentos, divididos em oito prédios, estão em fase final de construção e devem começar ser entregues até dezembro. A ação dos técnicos da Secretaria Municipal de Habitação, com apoio das equipes de Desenvolvimento Social, Saúde e agentes comunitários do município, começou pela localidade da Bacia, onde moram 78 famílias.  Entre os moradores que receberam a visita, Manoel dos Santos, ex-presidente da Associação de Pescadores de Itaboraí, o primeiro pescador artesanal aposentado do estado do Rio de Janeiro.

“Tenho 72 anos de idade, sempre vivi da pesca do caranguejo. Após quatro anos de luta, porque a profissão de pescador artesanal não era regulamentada, consegui a minha aposentadoria pelo INSS, recebendo mensalmente um salário mínimo (R$ 724,00). Continuo pescando, e já estou pronto para ocupar um dos apartamentos”, disse Manoel, casado com a também pescadora artesanal Rita Gomes.

Técnica da Secretaria Municipal de Habitação, Diana Arraes coordenou a ação e disse que uma das questões levantadas pelas famílias que terão de deixar os locais de risco  é não terem como guardar, nas futuras moradias, suas ferramentas de trabalho, como barcos, redes, puçás etc.

“Vamos acionar a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca para solucionar este problema. O secretário de Habitação, Wolney Trindade, entrará em contato com  José Carlos Rodrigues, o Zeca do Pacheco, responsável pela pasta, para tratar do assunto”, afirmou Diana, que, semana que vem, atuará no recadastramento das famílias da localidade de Levy Barroso (Pavilhão).

Os técnicos do governo municipal foram acompanhados por Marcão, líder comunitário de Itambi, que mobilizou os moradores para que o recadastramento fosse feito da melhor maneira possível.

“Esse trabalho é muito importante.  Eu também irei para um dos apartamentos do PAC. Chega de morar em área de risco com minha família”, afirmou Marcão.

O primeiro cadastro foi realizado em 2008, e encontra-se defasado. As visitas para o recadastramento serão feitas ao longo das próximas quatro semanas, sempre às sextas-feiras, das 10h às 16h,

Em Itambi, técnicos do Desenvolvimento Social fizeram o recadastramento do Bolsa Família e atualizaram o aluguel social. Já os profissionais da Saúde atuaram no apoio, ajudando na confirmação das pessoas que moram na localidade há mais tempo, por meio da utilização do posto de saúde local.

As obras do PAC de Itambi foram paralisadas na administração anterior e retomadas na atual gestão. Já funcionam no local o 1º Centro Municipal de Educação Infantil I, que atende em horário integral 60 crianças de 4 e 5 anos de idade, e a Escola Municipal Sidnei da Silva, que recebe diariamente 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ambas as construções fazem parte da obra do PAC.
Segundo o secretário Wolney Trindade, o recadastramento dos moradores é para evitar que sejam concedidos apartamentos para pessoas que, apesar de cadastradas em 2008, tenham mudado de situação em relação àquela época.

"Precisamos ser justos, e conceder os apartamentos para quem realmente necessita", diz Wolney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares