segunda-feira, 14 de julho de 2014

Pachecos é o primeiro distrito a receber debate sobre o Sistema Municipal de Cultura


Começa nesta terça-feira (15), a partir das 17h, na Capela de Itapacorá, no distrito de Pachecos, a séria de discussões visando a implementação do Sistema Municipal de Cultur de Itaboraí. A ação da Prefeitura, por meio de sua Fundação Cultural, contempla a recomposição do Conselho, Plano e Fundo Municipal de Cultura, além da criação de instrumentos de participação cultural, indicadores e de mecanismos de formação cultural.
Por indicação do Ministério da Cultura, o Plano Municipal de Cultura deve ser discutido democraticamente com a participação de toda a sociedade civil. Com isso, foram agendados encontros em nove bairros do município, além do encontro setorial, com artistas locais de vários segmentos.
Ao final desses encontros, com o recolhimento e aprovação democrática de todas as propostas, será gerado um texto inicial, fruto de encontros locais anteriores e dos conteúdos também gerados nas esferas intermunicipal, estadual e federal. O documento, depois de pronto, será enviado à Câmara de Vereadores em forma de projeto de lei, como mensagem do Prefeito, já no primeiro trimestre de 2015.
Os objetivos são integrar Itaboraí no Sistema Nacional de Cultura, situar a cidade na aplicação de uma política cultural e tornar a cidade apta a receber os repasses de verbas estaduais e federais, habilitando o município a também participar dos programas oferecidos nas outras esferas de governo.
O Plano Municipal de Cultura definirá todas as ações culturais do município, sendo aplicado para um período de 10 anos.  O Sistema Municipal de Cultura é ação determinante para implantação das políticas culturais na cidade, ajustando-se com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Cultura.

Confira os dias, locais e horários dos encontros

15 de Julho – Pachecos (Capela de Itapacorá – 17h às 19h)
22 de julho -  Sambaetiba (E.M. Geremias de Matos Fontes – 17h às 19h30)
12 de Agosto – Cabuçú (Sociedade Lírica de São José – 17h às 19h30)
26 de agosto – Manilha (E. M. Auto Rodrigues de Freitas – 17h às 19h30)
09 de Setembro – Centro (CHAT – Casa Heloísa Alberto Torres – 17h às 19h30)
30 de Setembro – Itambi (Capela de São Barnabé – 17h às 19h30)
21 de Outubro – Apollo (E.M. Antônio Alves Vianna - 17h às 19h30)
11 de Novembro – Visconde (E.Mz João de Magalhães – 17h às 19h30)
18 de Novembro – Porto das Caixas (C.E.Professora Maria Inocência Ferreira – 17h às 19h30)
22 de Novembro – Encontro de Setoriais ( CHAT – 10h às 12h e 13h às 17h)
06 de Dezembro – Encontro Geral: recolhimento final de propostas (CHAT – 09h às 13h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares