quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Moradores de Itaboraí poderão fazer exames gratuitos de HIV nesta sexta (30)


Nesta sexta-feira (30) os moradores de Itaboraí poderão fazer testes de HIV gratuitamente. As coletas de sangue serão realizadas das 8h às 13h, na Praça Alarico Antunes (em frente às Casas Bahia), no Centro da cidade. Promovido pela secretaria municipal de Saúde, através do programa de DST/AIDS e Hepatites Virais, o evento faz parte da mobilização “Fique Sabendo 2012”, do Ministério da Saúde, em integração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da realização do exame e o público a ser alcançado é das classes sociais C, D e E, além de profissionais e gestores de saúde, homens que fazem sexo com outros homens (HSH), travestis e mulheres profissionais do sexo.
O atendimento será realizado sob uma tenda montada no local, onde enfermeiros e técnicos de enfermagem farão o exame e o aconselhamento pré e pós-teste.  Além disso haverá a distribuição de preservativos masculinos e materiais informativos sobre as formas de contágio e prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis.
Contágio
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje cerca de 530 mil pessoas infectadas pelo HIV, sendo que 135 mil desconhecem sua situação e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente. “A melhor maneira de se cuidar e de se prevenir contra a doença é se informar sobre ela e, principalmente, usar preservativos. Isto é fundamental para evitar a transmissão do vírus e garantir melhor qualidade de vida à pessoa contaminada. Outro fator importante e decisivo no tratamento é procurar uma unidade de saúde ao perceber qualquer sintoma para descobrir se é ou não portadora do HIV. Pode acontecer de alguém ter o vírus, mas não ter conhecimento e continuar a transmitir”, orienta a coordenadora municipal do programa, Eledir Terra.
O resultado fica pronto em 15 dias e será entregue no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva, que faz o exame gratuitamente e de forma sigilosa durante o ano inteiro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e a instituição fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior, s/nº, Nancilândia, Itaboraí (anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares