quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Itaboraí terá três delegados na Conferência Nacional de Cultura




Itaboraí terá três representantes na Conferência Nacional de Cultura, que ocorre em novembro, em Brasília, e discutirá programas e políticas públicas para o setor. Os delegados foram escolhidos durante a  3ª Conferência Estadual de Cultura, ocorrida nos dias 27 e 28 de setembro, na Fundição Progresso, na Lapa – RJ. Representando o poder público municipal, estará o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra. Pela sociedade civil irão as delegadas Marcielly Vanucci e Patrícia Araújo.

“Nossa delegação tem por objetivo principal não só buscar apoio para Itaboraí, como também para os municípios circunvizinhos. Vale destacar que Itaboraí, naturalmente, está se tornando um pólo cultural da região. E a conferência estadual foi fundamental para estreitar relações institucionais. Quanto ao evento nacional, espero que os recursos sejam aplicados em memória e valorização de artistas locais”, ressaltou Cláudio Rogério Dutra.

Com o tema “Uma política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura fluminense”, foram debatidos, na conferência estadual, quatro eixos básicos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção simbólica e diversidade cultural; Cidadania e direitos culturais, e Cultura e desenvolvimento.

Dentre as propostas da delegação da Metropolitana Leste, que abrange Itaborai, São Gonçalo, Niterói, Tanguá e Maricá, está a inclusão do percentual de 1,5% do orçamento da receita do governo estadual para a cultura; o estabelecimento de percentual do orçamento da Secretaria Estadual de Cultura – RJ para o Fundo Estadual de Cultura, e o estabelecimento de percentual do Fundo Estadual de Cultura para editais, programas, prêmios e regionais do estado, entre outras.

Na última Conferência Nacional de Cultura, em 2010, o presidente da FCI, Cláudio Rogério Dutra, foi um dos delegados da Região Sudeste na conferência. Um das propostas elaboradas por Dutra foi a criação de um programa permanente de desenvolvimento e capacitação de agentes culturais vinculados às comunidades tradicionais detentoras do patrimônio cultural imaterial, voltado para a captação de recursos, organização de associações, cooperativas, e outras formas de fomento às estruturas e arranjos econômicos tradicionais locais.

Esta será a 3ª oportunidade que a sociedade civil fluminense terá para debater os rumos da Cultura, conhecer as políticas públicas em curso, formular críticas e propor ao poder público iniciativas que dêem conta dos atuais desafios da Cultura no Brasil – nos níveis municipal, estadual e federal. Além de avaliar os avanços na implantação dos sistemas de Cultura, tema central desta edição.

Contribuindo para a 3ª Conferência Estadual de Cultura, Itaboraí levou à Fundição Progresso a apresentação do Circo Ambiental de LaCosta e o Street Dance da Companhia Patrícia Araújo, que animaram os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares