quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Alunos da rede municipal de Itaboraí se emocionam com a apresentação da Orquestra Ouro Preto



A emoção tomou conta de cerca de 400 alunos do primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal de Itaboraí na apresentação do espetáculo “Cantigas de Bem Querer”, da Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, na tarde dessa terça-feira (22/10), no Esporte Clube Comercial. O show explorou um repertório de sonho e magia das cantigas infantis e contou com dois bonecos que interagiram com as crianças por meio de brincadeiras e cenas divertidas.

“Mesmo me apresentando várias vezes, esse espetáculo sempre me emociona, lembro da minha infância. Tocar para crianças é muito bom. Algumas aqui nem conheciam todas as músicas, me sinto muito bem em apresentá-las”, disse o maestro do espetáculo, Rodrigo Toffolo.

Pela primeira vez em Itaboraí, a orquestra tem como objetivo a democratização da música erudita, como forma de desmitificar a dificuldade de entendimento do estilo. Músicas como “Cai cai balão”, O cravo brigou com a rosa” e “Therezinha de Jesus” tiveram o seu lado lúdico explorado com a ajuda da boneca de pano Lili e do boneco de madeira Tatá.

“Adorei a maneira como eles levaram o espetáculo, de uma forma lúdica que despertou o interesse nas crianças, apresentando a elas a música erudita de uma forma infantil e cativante”, disse a professora do primeiro ano da Escola Municipal Antônio Joaquim Ana Maria Lima.

Os alunos que estavam na apresentação eram do ciclo de alfabetização do ensino fundamental. Os expectadores eram crianças entre oito e nove anos.

“Gostei muito da boneca Lili, ela é muito divertida, e dessa música também. Quero muito que eles voltem a se apresentar aqui”, disse, muito animada, a aluna do primeiro ano Letícia Rodrigues.

A Orquestra Ouro Preto, criada em 2000, é patrocinada pela Petrobras e tem como base o repertório clássico e a latinidade como fonte de identidade e referência, além do ineditismo e experimental. Em seu legado destaca-se a indicação ao prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco instrumental. O trabalho da orquestra traça um diálogo entre os universos das músicas clássica e popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares