sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Itaboraí: 10 mil pessoas comparecem à 1ª Maratona Multicultural


Cerca de 10 mil pessoas circularam pela Praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí, durante os dois dias da “1ª Maratona Multicultural – A vez da Escola”. A ação foi um “sucesso total”, segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte. O evento, que deve entrar para o calendário oficial da cidade, é um movimento de cultura das escolas municipais, com o objetivo de promover ações culturais e exibir o trabalho pedagógico desenvolvido pelas 86 unidades escolares.

O evento contou, em média, com 200 apresentações, envolvendo 12 espaços instalados na Praça. Ao todo, 300 profissionais da secretaria de Educação e Cultura (Semec) atuaram, além de professores, gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos. Houve, ainda, o apoio das secretarias municipais de Transportes, Segurança e Defesa Civil, Saúde, Esporte e Lazer, e da Fundação Cultural de Itaboraí.

“Desde a época em que eu era diretora e professora no ambiente escolar, sempre sonhei com um evento como este, onde o aluno fosse o protagonista da festa. E hoje, com o total apoio do prefeito Helil Cardozo e o desempenho da equipe da Semec, pude concretizar este sonho. Afirmo, que em minha gestão como secretária, o foco principal sempre será o aluno. Para ele, o melhor”, disse Susilaine.

Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação de desenhos digitais, “Arte na ponta dos dedos”, do jovem artista Wenderson Sales Rangel, 19 anos, na Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo – Espaço Contação de Histórias. O jovem, aluno da rede municipal de Educação de Itaboraí em atendimento domiciliar, foi diagnosticado com distrofia muscular progressiva, e hoje cria desenhos digitais no notebook, com auxílio do touchpad, apenas utilizando o dedo indicador da mão direita.

“Para mim, é gratificante apresentar meu trabalho para tantas crianças, e vi que elas gostaram, pois a cada imagem que viam, elas aplaudiam muito. Eu desenho o que vem na cabeça, como croquis de roupas, caveiras, motivos românticos e outros”, disse Wenderson, após mostrar sua habilidade espantosa com as pontas dos dedos para alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental I, da Escola Municipal Therezinha de Jesus Pereira da Silva, em Rio Várzea.

A programação transcorreu simultaneamente em diversos pontos da Praça, em tendas montadas e em locais fixos, com as atividades inscritas pelas escolas. Ao todo, 12 espaços fizeram parte da Maratona Multicultural: Espaço dos Jogos Pedagógicos (Xeque Mate), das Artes (Artemanhas), das Ciências (Eureka), dos Esportes (Esporte e Ação), Teatral (Aplausos), de Música e Dança (Cante e Balance), das Tecnologias (Mundo Digital), das Culturas Negras e Indígenas, das Artes Circenses (Respeitável Público), Recreação, Leitura e Contação de Histórias, e Planetário Móvel. E  ainda, uma tenda de venda de livros didáticos e infantis, e festival de bandas marciais das escolas municipais.

O evento contou ainda com apresentações do Quilombo de Bongaba, de Piabetá, com exposição de bonecas farinheiras, desfile de moda Afro, venda de comidas típicas, como o tradicional Acarajé. E o grupo Muka Mukau Tamoio, do Museu do Índio do Rio de Janeiro, com oficinas de pintura corporal, história da cultura indígena, exposição de utensílios indígenas, bijuteria e adereços, que encantou os presentes.

Com a cara pintada por um dos índios, um dos alunos ficou empolgado em conhecer um índio de perto.

“Adorei este evento, pudemos conhecer índios, participar de jogos digitais, com sensores de movimento; o planetário também foi muito legal, parecia que estávamos no céu, perto dos planetas e estrelas”, disse o aluno do Centro de Ensino Cristo Rei, Caio Canedo, 9 anos, com a cara pintada por um dos índios e acompanhado pela professora Adriana do Amaral e mais 23 colegas de classe.

O Circo de LaCosta ofereceu oficinas circenses, com mágicas, malabarismo, acrobacia e maquiagem. E ao final do evento, apresentou um pocket show, com uma curta produção de tudo que o circo disponibiliza.

A subsecretária de Educação Integral e Projetos Estratégicos, Clemária Ramos, afirmou que a Maratona Multicultural foi elogiada pelos grupos de cultura negra e indígena, que agradeceram a receptividade da cidade.

“Conseguimos promover uma integração entre as escolas e mostrar maravilhosos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que por muita das vezes não temos o tempo hábil de apreciar. Foi surpreendente, acima das nossas expectativas”, afirmou Clemária, destacando a troca de saberes e culturas.

O projeto Consciência Ampla Sobre Rodas realizou palestras de conscientização do uso de energia e conservação do meio ambiente aos alunos. As atividades aconteceram dentro de uma carreta (unidade móvel), equipada com maquetes, recursos audiovisuais e jogos interativos. Os adultos que apresentaram uma conta de luz e uma lâmpada usada ganharam duas lâmpadas incandescentes (econômica), além de participarem do concurso cultural para clientes de baixa renda, onde serão entregues posteriormente 20 geladeiras aos vencedores.

Com o tema Culturas Globais e Locais: Um lugar onde todas as culturas se encontram, a “Maratona Multicultural – A vez da Escola” não teve cunho competitivo, e cada unidade escolar recebeu um edital de publicação, contendo informações referentes ao evento e prazo de inscrições (15 de julho a 16 de agosto).  Era necessária a inscrição de pelo menos uma, e no máximo cinco atividades por escola, envolvendo os segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares