quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prefeitura de Itaboraí reinicia obras do PAC em Porto das Caixas



Paralisadas há um ano e meio, as obras de construção de apartamentos para moradores de áreas de risco com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no distrito de Porto das Caixas, em Itaboraí, foram retomadas na manhã da sexta-feira (11-01). O prefeito Helil Cardozo acompanhou o reinício dos trabalhos e orientou o secretário de Habitação e Políticas Sociais, Wolney Trindade, a fazer um levantamento completo sobre todas as obras do PAC paradas na gestão anterior.

“A obra de Porto das Caixas estava parada há muito tempo. Não entregaram unidade alguma. Um verdadeiro descaso com o povo. Aliás Itaboraí ainda não teve uma obra do PAC concluída. Vamos retomar todas elas”, garantiu Helil, que durante o período de transição esteve em Brasília com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), e com o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e pediu ajuda para a conclusão dos projetos.

O prefeito garantiu que a retomada dessas obras é prioridade neste início de governo. “Os moradores da Vila Portuense, em Porto das Caixas, passam muitas dificuldades em dias de chuva, vivem de forma precária em barracos, por isso serão beneficiados pela obra. Vamos levar moradia digna, de qualidade, urbanização e infraestrutura a 160 famílias que estão nestas condições”, esclareceu.

A obra do PAC na Vila Portuense, em Porto das Caixas, começou em 2011. Serão 10 blocos, de 16 apartamentos cada um, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro construídos numa área de 26.653,32 metros quadrados. Também está prevista a construção de creche, centro comunitário, quadra poliesportiva coberta e vestiários, além de instalação de redes de água e esgoto, sistema de captação de águas pluviais, iluminação e pavimentação das ruas ao redor do conjunto. A previsão é de que o primeiro bloco seja entregue em 12 meses.

Segundo o secretário de Habitação e Políticas Sociais, Wolney Trindade, a empresa contratada JBL Construtora já está com máquinas e equipamentos no local. “O objetivo é retirar as famílias desta área de risco. Os moradores que vivem no entorno também serão beneficiados com bens públicos, infraestrutura e serviços sociais”, destacou.

“A presença do prefeito em nossa comunidade é muito importante. Há quase dois anos estamos lutando por essas moradias e vinda dele renovam nossas esperanças para que este projeto comece a sair do papel. Agora podemos acreditar que as coisas vão mudar e pra melhor”, afirmou o representante da comissão das famílias da Vila Portuense, Ramon Vieira Fausto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares