terça-feira, 5 de agosto de 2014

Simpósio de Educação leva mais de 6 mil pessoas nos três dias de evento

Aproximadamente 6 mil pessoas, entre inscritos, convidados e ouvintes participaram do 12° Simpósio de Educação de Itaboraí, nos dias 23, 24 e 25  de julho, no Clube Vera Gol, em Outeiro das Pedras. Promovido gratuitamente pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), o simpósio é umdos principais eventos da rede municipal de ensino. E é destinado aos profissionais de ensino das redes municipal, estadual e privada de Itaboraí e outros municípios.
Segundo o setor de credenciamento, foram aproximadamente 9,5 mil inscritos, entre palestras, debates, grupos de trabalho e outros, visto que uma mesma pessoa poderia se inscrever em diversas modalidades. A abertura do simpósio contou com a palestra “Relações Interpessoais, juntos somos melhores que sozinhos”, de Daniel Godri, considerado um dos palestrantes mais requisitados do país – de acordo com a Revista Veja.
Com o tema “Identidades e Culturas na Escola - Um currículo para as diferenças”, o 12° Simpósio de Educação de Itaboraí já se tornou um marco no processo de formação continuada da rede municipal de ensino, e a cada ano, tem se corporificado como um espaço de encontro, estudo, pesquisa e discussão da Educação. O Simpósio contou com palestras de grandes autores, mesas de debate, workshop, talk-show, relatos de experiências e mostra pedagógica, com carga horária de quatro horas por palestra, registradas no certificado, que será emitido nos próximos dias, através do site oficial. Os inscritos receberam bolsa contendo: pasta, bloco, caneta e crachá.
Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, o evento superou suas expectativas, as palestras foram disputadas e até difícil de escolher, visto o grau de qualidade. Assim como no 11° Simpósio de Educação, ocorrido no ano passado, foi mantida a palestra dedicada à equipe de profissionais de apoio e também para os docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“O diferencial foi o local, um espaço mais amplo e de fácil acesso. Além da implantação da área de convivência, onde todos se reuniram, uma forma de integração. O stand de livros, com venda de títulos atualizados. Oferecemos conforto e segurança, tudo aquilo que um profissional de educação merece. Quero agradecer aos aproximadamente 300 profissionais da Semec e 200 prestadores de serviços que fizeram deste evento, um sucesso”, enfatizou Susilaine.
Na quinta-feira (24), o segundo dia de evento, contou com a super mesa de debate “A construção da Educação Integral no município de Itaboraí”, com a presença da professora da rede municipal de ensino de Palmas, Estado de Tocantis, Roneidi de Sá, além de outros profissionais. Palmas iniciou o processo de implantação da Educação Integral em 2005, e atualmente conta com 69 unidades escolares municipais, sendo 14 delas totalmente com educação integral.
“Um evento rico como este, traz uma boa organização. Eu acompanhei a equipe da secretaria municipal de Educação e Cultura de Itaboraí quando foi conhecer nosso sistema de Educação Integral nas escolas e hoje vejo que começa a se concretizar neste município. Acho excelente esta vivência e implantação desta nova experiência. Agradeço pelo convite, em poder compartilhar deste processo”, destacou Roneidi, elogiando a receptividade das pessoas e o alto nível de questionamentos dos participantes do debate.
            A palestra “Como fortalecer o trabalho em equipe no Sistema Educacional”, foi ministrada pelo conferencista Dalmir Sant’anna, premiado nos últimos anos pelo SBT e pela Record News recebendo o prêmio “Palestrante Destaque Empreendedor”. Sant’anna é bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, possui mestrado em Administração de Empresas e Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Magistério Superior. Na área educacional é professor de pós-graduação e autor de livros, como “Oportunidades” e “Menos pode ser Mais”.
            Logo em sua entrada, Dalmir Sant’anna conquistou o público por meio de uma dança e agradeceu pelas pessoas presentes, apaixonadas pelo que fazem. “Gostar do que faz, com amor e determinação, é o item principal para melhorar o trabalho em equipe. Temos que aceitar as opiniões diferentes, e fazer delas, um fortalecimento direcionado ao comprometimento, cooperação, cooperativismo, liderança e trabalho em equipe. Mas um trabalho onde todos possam contribuir, e não apenas, esperar que o outro faça”, enfatizou Sant’anna.
            Inscrita em quatro palestras, dentre elas “A desconstrução do racismo na Escola”, de Azoilda Loretto e “A Escola e os desafios contemporâneos”, de Viviane Mosé, a professora da rede privada de ensino, Suzana Rodrigues, 19 anos, elogiou todo o evento, desde a qualidade das palestras até a estrutura do evento.
            “Esta é a quarta vez que participo do Simpósio de Educação de Itaboraí. E o meu objetivo é a busca de conhecimento, uma espécie de formação continuada, tão importante para nós professores. Eu não conhecia esses palestrantes, e fiquei encantada com cada uma das palestras, um aprendizado que vou levar para a vida toda. Ser gratuito e aberto a outras redes de ensino é maravilhoso”, comentou Suzana, professora de ensino fundamental I (1° ao 5° ano) do Colégio Juliana Cardoso, em Venda das Pedras.
            No último dia do simpósio, na sexta-feira (25), a diretora geral da Escola Municipal Francisco Luiz Gonzaga, em Rio Várzea, Cláudia Mira – atua há 12 anos como profissional da rede municipal de ensino – participou juntamente com mais nove gestoras do relato de experiência, com o tema “Experiências bem sucedidas de gestão escolar em Itaboraí”.
“Relatamos nossa prática pedagógica diária dentro das unidades escolares, a tomada de decisões coletivas, liderança, dentre outros assuntos. Esta é a primeira vez que assumo uma direção de escola, estou com um ano e meio de experiência no cargo. E por isso, conto muito com a minha equipe, somos a família Francisco Luiz Gonzaga”, disse Cláudia Mira, gestora da unidade escolar com 133 alunos, de Educação Infantil e 1° e 2° ano do ensino fundamental.
Pioneira no Simpósio de Educação do ano passado e repetida este ano, devido ao sucesso, foi uma palestra exclusiva para a equipe de apoio – merendeiras, auxiliares de secretaria, auxiliares de serviços gerais, porteiros e vigias. O conferencista Eduardo Shinyashiki ministrou sobre o tema “O sucesso de uma Escola depende de uma equipe que apoia e faz a diferença”. Segundo Shinyashiki reconhecer e valorizar a importância destes profissionais em todo o processo da Educação é essencial para uma boa gestão.
“É importante termos essa compreensão, onde todos são únicos e essenciais para a Educação. E saber que ninguém é melhor do que o outro. O objetivo desta palestra é que cada profissional aqui presente possa expandir sua postura de criador de contextos, transformando palavras em ações, gerando resultados positivos. Além de elevar a autoconfiança e compromisso com a Educação”, falou Eduardo Shinyashiki, palestrante, consultor organizacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança e preparação de equipes.
Atento a palestra de Eduardo Shinyashiki, o auxiliar de serviços gerais da Escola Municipalizada Delta de Souza Pinto, em Granjas Cabuçu, Wanderson da Silva Marins, 33 anos, foi um dos sorteados do dia, e ganhador de um tablet. “Estou há um ano e quatro meses neste governo e já é o segundo simpósio de Educação que participo. Muito bom saber que esta administração se preocupa com todos seus funcionários, não importa de qual setor for”, disse Wanderson.
Para a gestora da Escola Municipalizada Ângelo Buriche Coutinho, em Curuzu, Ingrid Vieira, o simpósio trouxe palestras de qualidade. Dentre elas “Pensando a formação humana para uma sociedade inclusiva”, de Cláudia Werneck e “Uma Escola para as novas gerações”, de Tânia Zagury. Segundo Ingrid, a primeira palestra tratou sobre a diversidade, a inclusão e o preconceito em geral. Já a segunda, sobre a contemporaneidade, o modelo atual da escola.
“O que levamos de aprendizado é que muitas pessoas estão mais suscetível aquilo que é semelhante a ela, o que é diferente é mais complicado. Por isso, a questão do preconceito. E em relação ao novo modelo de escola, é que esta geração está mudando e a escola não está conseguindo acompanhar essa mudança”, enfatizou Ingrid.
Segundo a estudante de Pedagogia e professora da Creche Escola Portal do Saber, Flavianna da Silva, 25 anos e moradora de Ampliação, o simpósio além de acarretar conhecimentos, contará carga horária de estágio. “Assisti boas palestras, onde o aprendizado foi excelente. É a primeira vez que participo do simpósio, a organização está de parabéns e a estrutura, principalmente, só tenho elogios a fazer”, destacou Flavianna.
Nos dias 24 e 25, nos turnos de manhã e tarde, ocorreram 10 grupos de trabalhos, com aproximadamente 40 pessoas em cada um, contando com temas variados. Entre eles, Educação em Tempo Integral; Infâncias e experiências da/na Educação Infantil; Gestão Democrática – Parcerias, ações e inovações no trabalho da Equipe Diretiva; O fazer pedagógico para a inclusão e diferenças; e Programa de Saúde nas Escolas – A saúde preventiva no cotidiano escolar.
O evento contou ainda com sorteio de brindes, oferecidos pelos apoiadores do Simpósio. Ao todo, foram mais de 100 itens, entre, tablets, pen drive, bolsa de estudo de Pós-Graduação, bolsa de estudo de curso de línguas e artigos pedagógicos. Além de caixas de som, lousas digitais e microfones para as escolas. Houve também durante todo evento, stand de venda de livros, com variados títulos. Cada professor da rede municipal de ensino recebeu um bônus livro no valor de R$ 70.
Visando melhorar cada vez mais o simpósio, para os anos seguintes, os participantes receberam ao final de cada palestra um questionário de avaliação sobre o evento. Dentre os questionamentos estavam à organização; divulgação e informação; inscrição, recepção e credenciamento; infraestrutura e conforto oferecido, e espaço para sugestões, críticas e elogios. Assim, após ser realizada uma tabulação, com as informações recebidas, a equipe da Semec aprimorará os resultados obtidos.

2 comentários:

  1. Adoro o blog e todas as notícias legais sobre Itaboraí que vcs divulgam. Mas mta coisa ainda tem que melhorar na nossa cidade. Nas próximas eleições temos que honrar o nosso voto e tentar escolher bem os nossos governantes. Pena que está difícil escolher um bom candidato. :/

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre acompanho o Viva Itaboraí! Esse simpósio que rolou no final de julho foi mto legal. Como disse o camarada aí, as eleições estão chegando e é uma boa maneira de tentar ajudar a nossa região. Eu vou votar em DUDU DA RAIFE para Deputado Federal - 1201. Ele que criou a lei que obriga as linhas de ônibus a passarem pelo hospital municipal, que facilitou muito a vida de quem depende do transporte público.

    ResponderExcluir

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares