terça-feira, 29 de julho de 2014

Exibição do filme "POSITIVO" com participação de Cazu Barros e Solange Couto em Itaboraí

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ITABORAÍ RECEBE CAZU BARROS E SOLANGE COUTO EM PALESTRA E FILME SOBRE AIDS



Nesta quarta, dia 30 de julho às 19 horas a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, sob direção de Wanderson Silvas, terá em sua programação:
- Exibição do filme "POSITIVO", com duração de 20 minutos. Um documentário escrito e dirigido por Soninha Barbosa, que retrata sobre HIV, tendo seu elenco composto por Geovane Píres, João Gabriel Martins, Joyce Santtos, Rhyan Martins, Rhayssa Martins, Nancy Ribeiro, Miguel Arcanjo, Philip Hubber e Cazu Barros, com edição de Geovane Píres e apoio de Elvis Richard e Juliana Martins.
- Palestra sobre Prevenção da AIDS com participação especial e presença do ator Cazu Barros (ator, escritor e protagonista de inúmeras campanhas e prevenção as DST/Aids nacional e internacionalmente) e da atriz Solange Couto (atriz de cinema e TV, ex-modelo e apresentadora, foi uma das mulatas do Sargentelli e consagrou-se na TV em 2001 com a personagem Dona Jura, em O Clone).
- Música com a dupla Black-out e a dupla Raça Consciente, artistas da região.
O evento realizado pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural e produzido pela Biblioteca Municipal de Itaboraí em parceria com a Casa do Artista, tem como objetivo conscientizar principalmente os jovens sobre a prevenção da AIDS, além de incentivar a população a realizar, de forma consciente, o teste de HIV e como lidar com o vírus, através de um filme documentário e palestra com os convidados, finalizando o evento com música tocada pelas duplas da região.
Conforme a diretora/autora do documentário Soninha Barbosa em conversa com o diretor da Biblioteca Wanderson Silvas, o evento é conceituado de caráter beneficente, com o intuito de assistir e acrescer de forma consciente, artística e cultural à população.

sábado, 26 de julho de 2014

Polo de taekwondo, Itaboraí realiza V Copa Solrac neste domingo

Itaboraí será o centro das atenções de adeptos do taekwondo neste domingo (27/07), quando a cidade sedia a 5ª edição da Copa Solrac, com apoio da Prefeitura. Ao todo, cerca de 200 atletas da cidade e de municípios da região, divididos em cinco categorias,  participam das disputas. O evento reúne cerca de 15 academias e ocorre no Colégio Cenecista Alberto Torres, no Centro, a partir das 9 horas, com entrada gratuita.


Lido de trás para a frente, Solrac vira Carlos, nome do criador da competição, Carlos Alberto Pereira de Mello, primeiro faixa-preta da história de Itaboraí. Ele começou a realizar a Copa por conta própria, há 5 anos, inicialmente sem apoio do poder público. Desde 2013, a Prefeitura decidiu não apenas colaborar com o evento, como também realizar um campeonato municipal da modalidade, previsto para setembro.


"O torneio é uma forma de incentivar nossos atletas locais, trazendo academias de outras cidades para que eles possam enfrentar lutadores de alto nível em uma competição de qualidade e com boa infraestrutura, sem precisar sair de Itaboraí. Contamos com um excelente apoio da Prefeitura e temos a certeza de que o evento vai corresponder às expectativas ", disse o mestre Carlos Mello.


As categorias da disputa são mirim (até 8 anos), infantil (de 9 a 13), júnior (de 14 a 17), adulto (18 a 30) e master (acima de 30), todas divididas em masculino e feminino. As lutas ocorrerão simultaneamente em dois rings, cada um com um placar eletrônico, contando com arbitragem da Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro (FTKDERJ).

"Temos atletas em Itaboraí com grande potencial no taekwondo, inclusive para conquistar medalha olímpica, como é o caso de Íris Tang Sing, hoje entre as 10 melhores do mundo. A Copa Solrac serve para revelar novos atletas e como preparação para o Campeonato Municipal", disse Marcos Pereira, secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, convocando a população para comparecer ao evento.

Além da premiação para academias com mais alunos vitoriosos, os dois primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas. Durante o evento, haverá arrecadação de 1kg de alimento não perecível para doação a instituições de caridade.

Polo de taekwondo

Itaboraí vem se tornando uma polo de formação de atletas de taekwondo. Moradora de porto das Caixas, a lutadra Írs Tang Sing é uma das grandes esperanças de medalha olímpica em 2916, e seu treinador, Diego Ribeiro, é professor contratado do Município, responsável por treinar dezenas de alunos da rede pública de ensino.

V Copa Solrac
Local: Colégio Cenecista Alberto Torres
Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 212, Centro, Itaboraí - RJ.
Dia e hora: domingo (27/07) a partir das 9 horas
Ingresso: portões abertos.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Itaboraí recebe 4.500 pessoas para Simpósio de Educação a partir desta quarta-feira (23)


Itaboraí está pronta para receber 4.583 pessoas que se inscreveram para participar, a partir desta quarta-feira (23), do 12º Simpósio de Educação, promovido pela Prefeitura. O evento inclui palestras com grandes nomes, como o professor Daniel Godri, considerado um dos palestrantes mais requisitados do Brasil; a psicóloga Viviane Mosé, autora de diversos livros e do quadro “Ser ou Não Ser”, que abordou temas sobre filosofia no programa Fantástico, da TV Globo; e Eduardo Shinyashiky,  especialista em desenvolvimento de competências de liderança aplicada à administração e à educação, autor de diversos livros.

Ao todo, serão 14 palestras divididas em três dias, de 24 a 25 de julho. Com o tema “Identidades e Culturas na Escola - Um currículo para as diferenças”, o simpósio visa refletir sobre uma educação que acolha e respeite as diferenças, convidando a pensar e repensar todo o cotidiano da escola. Haverá também mesas de debate, workshop, talk-show, relatos de experiências e mostra pedagógica, com carga horária de quatro horas por palestra, registradas no certificado emitido ao fim do Simpósio.

A estrutura do evento contará com quatro auditórios, sendo um para mil pessoas e três com capacidade para até 300 docentes. Além de um espaço com 10 salas, suportando 40 profissionais cada. E ainda um lounge de editoras, área de convivência, credenciamento e pendências, e camarim.

Entre os inscritos estão profissionais de educação das redes municipal, estadual e particular de Itaboraí e de outros municípios. Ao todo, aproximadamente 300 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semec) trabalham na organização e realização do evento.

A abertura do Simpósio acontece nesta quarta-feira (23), às 18 horas, no clube Vera Gol, na Avenida 22 de Maio, 3248, em Outeiro das Pedras. Nos outros dias, a programação começa às 9h, com o credenciamento dos inscritos a partir das 7h30.

Exposição de Quadros de Tania Maria - Projeto Sexta Cult


terça-feira, 22 de julho de 2014

Participe da criação do sistema municipal de cultura de Itaboraí

Itaborai está construindo o seu plano municipal de cultura.

Em busca de indicadores sociais que atenham ás diversas manifestações culturais, nas mais variadas manifestações regionais.
Propostas e indicadores estão sendo recolhidos nas diversas regiões.
Hoje foi a vez de Sambaetiba.O Comperj e sua interferência regional foram pauta das discussões em busca de indicadores para implementação do plano municipal de cultura.

Veja aqui as fotos da reunião ocorrida em Sambaetiba..

Participe você também.
Elabore propostas, veja o que seu bairro ou setor cultural necessita e compareça á reunião da sua localidade.

Segue o calendário de reuniões


Itaboraí e Estado firmam parceria para realização de seminário contra homofobia




A Prefeitura de Itaboraí deu sequência, nesta segunda-feira (21), à rodada de debates para a realização da “Jornada de Formação de Servidores Públicos Municipais sobre Cidadania LGBT” e do Seminário “Construindo uma Itaboraí sem Homofobia”. Na ocasião, estiveram reunidos o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, as secretárias municipais de Desenvolvimento Social, Suely Lopes, e de Educação, Susilaine Duarte, além do coordenador de Política LGBT, Gênici Gonçalves. Durante o encontro também foi abordada a instalação de um Centro de Cidadania LGBT no município.

“Na abertura da Jornada, vamos assinar um Termo de Cooperação Técnica para que este programa não se perca nos próximos anos. Vamos estabelecer metas e, até novembro, vamos nos reunir com cerca de 50 gestores e servidores públicos, uma ou duas vezes por semana, em oficinas que darão informações sobre como lidar com casos que envolvam questões ligadas ao público LGBT”, explicou Cláudio.

A Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí já desenvolve uma série de ações nesta área, entre elas, debates sobre homofobia e violência nos programas de enfrentamento ao bullyng nas escolas e acompanhamento de situações de discriminação e violência através das equipes de psicologia escolar e de orientação educacional.

“Hoje, entre as necessidades identificadas, precisamos de ações de sensibilização com profissionais e gestores públicos ligados à educação, saúde, assistência, segurança, e de um levantamento das demandas da população LGBT de Itaboraí, especialmente os grupos mais vulneráveis como travestis e transsexuais, além da realização de fóruns, eventos abertos e visitas em espaços de socialização”, afirmou Susilaine.

Também há necessidade da construção de fluxo de atendimento e acompanhamento dos casos de violência e discriminação no município, especialmente através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), além de reuniões periódicas intersetoriais e execução de campanhas de informação para a população em geral.

“Estamos criando a Coordenadoria de Política LGBT, para que o nosso município possa atender, no dia a dia, demandas nas áreas de educação, saúde e segurança que lidam diretamente com o público e que não estão livres de problemas discriminatórios”, afirmou Suely Lopes, acompanhada do seu coordenador Gênici, que terá como uma de suas missões,tratar da instalação do Centro Cidadania LGBT de Itaboraí para atender ainda cidades vizinhas como Tanguá, Maricá e Rio Bonito.

Um novo encontro foi marcado para o dia 5 de agosto, para prosseguir com a formatação da Jornada. A reunião será às 9h30, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Itaboraí disponibiliza tratamento contra o tabagismo


Após fumar por 50 anos, a dona de casa Antônia Correia da Silva, 68, moradora de Manilha, em Itaboraí, conseguiu abandonar o cigarro. Assim como a diarista Lúcia Helena da Silva, 39 anos, de Pachecos, que era dependente da nicotina desde os 12 anos de idade. Estas duas pacientes conseguiram parar de fumar ao final de 12 meses de tratamento.

Na terça-feira (15), as ex-fumantes receberam certificado por terem cumprido a difícil missão de abandonar o cigarro, durante festa de confraternização realizada no anfiteatro da Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí.

Atualmente, 200 fumantes estão na luta para deixar o vício. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Itaboraí, Tathiana Vieira Mattos, é difícil abandonar o cigarro por conta própria. Mas para o sistema público de saúde sai bem mais barato ajudar os fumantes a parar de fumar do que atender os pacientes com doenças provocadas pelo vício.

É o que mostra a pesquisa realizada pelo Hospital de Clínica de Porto Alegre. De acordo com o estudo, o gasto público para cura do câncer, que tem relação com tabagismo, varia de R$ 29 mil a R$ 38 mil por paciente. Enquanto isso, o custo para fazer um fumante largar o cigarro é bem pequeno, cerca de R$ 1.400.

“É mais inteligente combater o vício do cigarro. O tratamento está disponível na nossa rede de saúde municipal, com oferecimento de medicamentos para ajudar a quem quer realmente parar. O tabagismo é considerado pela comunidade médica uma doença gravíssima e um problema de saúde pública. Uma de nossas metas é mostrar aos dependentes a importância de procurar tratamento especializado para deixar o hábito causado pela nicotina”, afirmou Tatiana.

Tratamento

O programa oferece ao paciente apoio de profissionais de psicologia e assistência social, como também medicamentos, em caso de necessidade. É desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde, com a cooperação do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O tratamento conta com troca de experiências entre os fumantes decididos a deixar o hábito de fumar, além de reforço com medicamentos (para os casos de crises de abstinência), acompanhamento psicológico e médico, se necessário, além do testemunho de quem já conseguiu parar de fumar.

Inscrições

Os interessados em abandonar o vício do cigarro devem morar em Itaboraí e comparecer pessoalmente, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ao Programa Municipal de Controle do Tabagismo, localizado na Avenida Vereador Hermínio Moreira, s/nº, Centro (antiga sede da secretaria municipal de Saúde).

O tratamento também é realizado nas Unidades de Saúde da Família de Itambi (Rua Rui Barbosa, 01), Reta Nova (Rua 9, Quadra 42 s/n), Santo Expedito (Rua Magalhães, lote 15, Outeiro das Pedras), e Ampliação (Rua Rua Miguel Angelo Gimenez. s/n). Mais informações no telefone 3639-1852.

sábado, 19 de julho de 2014

Itaboraí recebe cantora Lorena Simson na Caravana da Juventude neste domingo (20)

A cantora Lorena Simpson, destaque da house music nacional, é a principal atração, neste domingo, de mais uma edição da Caravana da Juventude de Itaboraí. A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude. O evento acontece das 11h às 17h, com entrada gratuita, na Escola Municipal Antonio Alves Vianna, no bairro Apolo II.

Na ocasião, Lorena vai cantar alguns de seus sucessos e ainda participará, como jurada, de mais uma etapa da Batalha dos Passinhos, que classificará um participante para a grande final da competição, marcada para dezembro.

Quem comparecer ao encontro também poderá participar de diversas atividades, como le parkour, festival de pipas, voleibol, pista de skate e slak line.

A Caravana da Juventude é realizada mensalmente, e visa desenvolver atividades em diversas regiões da cidade, proporcionando a inclusão social de jovens de baixa renda.

O evento será mensal e percorrerá 12 bairros até dezembro, começando por Itambi, onde a ação deste sábado ocorre na quadra da Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira. O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, estará presente no evento.

A Escola Municipal Antonio Alves Vianna fica na na Rua Projetada 1, Quadra 4, Jardim das Acácias, em Apolo II, Itaboraí.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Campanha contra hanseníase e verminose mobiliza escolas municipais


Meta é atingir 1.800 crianças

Foi aberta na manhã desta segunda-feira, 14 de julho, a campanha de prevenção e combate à hanseníase e verminoses em escolas públicas de Itaboraí. A meta é atender 1.800 crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, com a realização de exames preventivos e a oferta de medicação. A mobilização vai até a próxima sexta, dia 18, em seis unidades de ensino do município, que fazem parte do Programa Saúde nas Escolas, e estão próximas de um posto de saúde.

A Escola Municipal Dr. Adhemário Rodrigues de Oliveira, em São Joaquim, foi a primeira a receber orientações sobre a campanha. Profissionais da Estratégia de Saúde da Família visitarão, ainda, as unidades municipais Padre Hugo Montedônio Rêgo (Vale do Sol), Natércia Rodrigues Rocha (Venda das Pedras), Professora Suzete Pereira Goettnauer (Areal), Amélia Guimarães Fernandes (Agro Brasil) e Símaco Ramos de Almeida (Porto das Caixas). Com a colaboração dos professores, os pais dos alunos preencherão uma ficha de autoimagem, indicando os locais do corpo que possam possuir manchas suspeitas de hanseníase.

"A partir dessas informações, os profissionais de saúde examinarão os alunos. Os casos suspeitos da doença serão encaminhados para confirmação e início imediato do tratamento”, explicou Max Menezes Ximenes, coordenador municipal de Controle da Hanseníase.

Os estudantes também levarão um termo de consentimento para receber o medicamento para o combate de infecções intestinais causadas por verminoses, mais conhecidos como lombrigas, que causam anemia, dor abdominal e diarreia.

"Estes parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar”, acrescentou o coordenador.

Estatística

Em 2013, Itaboraí notificou 23 casos por 100 mil habitantes. Embora a doença e seus indicadores estejam controlados, é importante a vigilância epidemiológica e a pesquisa de manchas na população para a detecção precoce da doença e, por meio das crianças, localizarem famílias que possam ter mais casos.

O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, que é médico pediatra, explicou que as famílias devem participar da campanha, autorizando que as crianças recebam o remédio.

“Só recebe o comprimido quem tem autorização dos pais ou responsáveis, por meio de um termo assinado e entregue na escola. É preciso que as famílias se conscientizem, pois esta é uma ação preventiva que garante o diagnóstico precoce da hanseníase e a profilaxia das verminoses”, informou.

A medicação, em dose única, é realizada na própria unidade de ensino pelos profissionais de saúde. Tanto a hanseníase como a verminose têm cura. O tratamento, que pode durar de seis a 12 meses, é realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os medicamentos devem ser tomados todos os dias em casa e, uma vez por mês, no serviço de saúde.

Argentina, representada pelo CEPPP, vence a Copa Paec de Futebol em Itaboraí

v
Argentina e França. Essas foram as “seleções” finalistas da Copa Paec – Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias – desenvolvido pela Prefeitura de Itaboraí. A partida decisiva ocorreu na manhã de sábado (12), no Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão. E o título ficou com os representantes dos "hermanos', formada pelos meninos do Centro Esportivo e Pedagógico Plínio Pascoal (CEPPP), em Retiro São Joaquim.

A competição teve início no último dia 5 e contou com aproximadamente 500 crianças, divididas em 20 equipes, pela categoria mirim (sub-13). Os times que se enfrentaram em turno único, nas sedes de Granjas Cabuçu, Visconde de Itaboraí, Venda das Pedras e Vila Esperança.  No campeonato, os uniformes, doados pela prefeitura são semelhantes aos das seleções participantes da Copa do Mundo da Fifa.
Neste sábado, aconteceu a fase de mata-mata, com oito equipes disputando as quartas-de-final, semifinais e final da Copa Paec, sendo eles CEPPP (Argentina), Capital (Rússia), Moacir (Espanha), Morada do Sol (Croácia), Joga Fácil (França), Projeto Creia (Chile), Engenho Velho (Argélia) e Ferroviário (Japão).

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, fez questão de prestigiar o evento e parabenizar todos os envolvidos no projeto: crianças, famílias, escolinhas comunitárias e a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo.
“Um agradecimento especial ao senhor Moacir, um homem incansável que há anos vem contribuindo para o esporte desta cidade, com muito amor pelas crianças. A competição traz para esses meninos a responsabilidade de um esporte saudável e a certeza de que a educação é o caminho para se tornar alguém melhor na sociedade”, enfatizou Helil, que participou da premiação e da volta olímpica dos campeões.
Com jogos disputados e emocionantes, a final ficou entre as seleções de Argentina e França. O placar de 1 a 1 no tempo normal levou a disputa para os pênaltis. O time CEPPP venceu o Joga Fácil por 3 a 2 e levantou o troféu.
O treinador e coordenador executivo do CEPPP, Plínio Pascoal, lembra que o projeto tem cinco anos de existência e conta com as modalidades de futebol, vôlei, inglês básico e reforço escolar, atendendo a aproximadamente 80 pessoas, de 5 a 18 anos. “É um trabalho voluntário muito gratificante. Essa Copa Paec foi uma excelente iniciativa e ficará marcada na memória destas crianças”.
Quem não se conteve de alegria foi o camisa 7 do CEPPP, o meia atacante Ryan da Silva, 13 anos, que desde os 9 participa da escolinha comunitária. Ele foi peça fundamental para a vitória da "seleção argentina”, marcando um gol no tempo normal e outro na disputa dos pênaltis.

“Eu estou muito feliz, pois consegui ajudar meus colegas a conquistar este título”, disse Ryan.

Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Marcos Pereira, a Copa Paec é um projeto piloto, de preparação para as competições municipais. Uma ação de política pública do município, com previsão de acontecer a cada seis meses.

“O esporte competitivo dá resultados quando acompanhado de uma organização. Todas as crianças estão cadastradas dentro de uma faixa etária, com documentação completa e o mais importante: todas estudando. É maravilhoso vê-los empenhados dentro do esporte e com o apoio de suas famílias, que se fizeram presente aqui hoje”, destacou Pereira, durante o evento.

Na competição, além de troféus e medalhas para os dois primeiros colocados, todas as escolinhas comunitárias receberam troféus de participação. Os jogos foram disputados em dois tempos de 10 minutos.
Quem também elogiou a iniciativa foi o senhor Moacir Santos, 70 anos, treinador e fundador da Escolinha Comunitária Moacir, que funciona no bairro de Ampliação.

“Eu fundei a escolinha em 1987, um ano após chegar nesta cidade, vindo de Minas Gerais. O principal objetivo do projeto não é formar jogador de futebol, e sim, cidadãos de bem. E esses campeonatos são importantíssimos para eles. Hoje não saímos vitoriosos, mas a vida é assim, nem sempre se ganha, e nós trabalhamos isso com eles”, finalizou Moacir, com seus “atletas” da seleção da Espanha, que disputou a semifinal com a Argentina.

A arbitragem da competição foi cedida pela Liga Desportiva de Itaboraí (LDI), além do transporte e alimentação, fornecido  pela Prefeitura a todos os participantes.

Paec

O Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias de Itaboraí conta com professores voluntários, que recebem da Prefeitura orientação pedagógica e material esportivo, como coletes, cones e bolas. Além do treinamento esportivo, os atletas contam com apoio de diversas secretarias, como a pasta de Educação e Cultura, que disponibiliza serviços de inclusão em sala de aula.

A Secretaria Municipal de Saúde estabelece um canal de contato permanente dos professores das escolinhas, com os coordenadores dos programas de atenção básica, como Dengue; DST, Aids e Hepatites Virais; e Tabagismo. Já a pasta de Desenvolvimento Social atua com o Bolsa-Família e suporte de acessibilidade e reabilitação social. A Secretaria de Trabalho e Renda cadastra os pais dos alunos no Sistema Nacional do Emprego.

Prefeitura de Itaboraí e Petrobras discutem preservação do Convento São Boaventura


A Prefeitura de Itaboraí recebeu representantes da Petrobras para tratar, junto à empresa, de questões referentes à preservação das ruínas do Convento São Boaventura, tombadas pelo Município e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O conjunto está localizado dentro da área onde é construído o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A reunião contou com a presença da arqueóloga Maria Beltrão, diretora do Parque Paleontológico de Itaboraí e autora de um livro sobre o Convento, do presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj, Luiz Fernando Guimarães.

"O encontro foi muito importante para que possamos implementar um projeto definitivo de restauração e preservação das ruínas, com a participação de todas as partes envolvidas", disse Luiz Fernando Guimarães.

Entre os itens discutidos está a liberação da área para a visitação turística. O encontro desta sexta-feira foi o primeiro entre a Prefeitura e a Petrobras visando discutir exclusivamente as questões a respeito das ruínas do antigo Convento. Uma próxima reunião foi agendada para o dia 21 deste mês, quando a Prefeitura deve iniciar a preparação de uma minuta para orientar os trabalhos, definindo as responsabilidades de todas as partes, com o município participando ativamente do projeto.

"Já tenho um acordo firmado com a Universidade de Foggia, na Itália, que é referência em restauração histórica e arqueológica, para nos ajudar nessa questão", disse Maria Beltrão. "Vamos seguir buscando mais parcerias. Nossa memória tem que ser preservada".

A Petrobras enviou à reunião seu gerente de recuperação e preservação do patrimônio histórico, Luiz Roberto Meneghetti. Segundo ele, a empresa tem interesse em preservar as ruínas.

"É de total interesse da Petrobras a consolidação do local, e ficamos muito felizes com a intenção da Prefeitura e dos demais interessados em participar do processo", disse o gerente.

Além do tombamento pelo Iphan e o Município, as ruínas do Convento de São Boaventura também são tombadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Este último também enviou representantes para a reunião, ocorrida na sede da Prefeitura.

O Convento de São Boaventura

Em 1612, época do início da então freguesia de Santo Antônio de Macacu ou Casserebu, foi fundada uma capela em homenagem a Santo Antônio. Com o crescimento da população, houve a recomendação de se construir um convento no local, que vem a ser justamente o de São Boaventura. A freguesia tornou-se vila em 1697, recebendo o nome de Vila de Santo Antônio de Sá. No entanto, sua decadência teve início com as chamadas febres de Macacu (cólera e malária) ocorridas em 1828 e 1836, devido à insalubridade do local, resultante da formação de bancos de areia na foz do Rio Macacu e das chuvas que, após um período de seca, levaram ao trasbordamento do rio, inutilizando as terras. Os moradores abandonaram a região, e os frades deixaram o convento, até que a vila extingui-se, com o último guardião deixando o local em 1841, restando apenas suas ruínas

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Prefeito de Itaboraí já recebeu 570 pessoas em seu gabinete


Desde o inicio da gestão, em janeiro do ano passado, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, tem recebido centenas de pessoas em seu gabinete dentro de um programa criado para ouvir diretamente a população. Uma vez por mês, Helil reserva um dia na agenda só para atender ao público. O atendimento - pré agendado por sua equipe - começa às 7h, e muitas vezes só termina de madrugada.  Apenas nos últimos seis meses, O prefeito recebeu 572 moradores pessoalmente.

No último fim de semana, Helil dedicou o sábado (05/07) a receber 50 pessoas, que, segundo o prefeito, costumam solicitar emprego e melhorias para seus bairros, fazer sugestões, críticas e elogios.

"Acredito que, para um governo funcionar bem, deve caminhar de mãos dadas com a população. E é pensando nisto que eu faço questão de, sempre que possível, abrir a Prefeitura, inclusive aos sábados, para receber as demandas das pessoas", disse Helil.

Uma dos atendidos neste sábado foi Luiz Carlos da Silva, 47 anos, despachante de uma empresa de ônibus e morador do bairro São Joaquim.

"É muito bom termos acesso direto ao prefeito, que é bastante simpático e atencioso. Agendei minha visita há 15 dias, e já fui atendido. Esse diálogo dele com a população é fundamental", disse Luiz Carlos.

Quem também aprova a ideia é a auxiliar administrativa Cristina Alves, 26 anos, moradora do Engenho Velho, que também esteve pessoalmente com o prefeito no sábado.

"É uma oportunidade muito boa que o prefeito Helil nos dá, ao podermos  passar para ele um pouco da nossa visão sobre a cidade para ele", disse Cristina.

Para agendar um encontro com o prefeito Helil Cardozo é preciso comparcer pessoalmente à sede da Prefeitura, na Praça Marechal Floriano Peixoto, 97, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Itaboraí recebe Programão Carioca neste domingo



A Prefeitura de Itaboraí, por meio de sua Fundação Cultural em parceria com a TV Globo, realiza, neste domingo (20), a partir das 12h, o Programação Carioca. Pela primeira vez no município, o evento é gratuito e contará com cinema, teatro e outras atrações envolvendo artistas locais nas áreas de artes plásticas, artesanato, dança e música. Todas as atividades ocorrem na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.



Entre as atrações principais está a exibição do filme “Até que a morte nos separe 2” e do espetáculo de humor “Comédia em pé”. As atividades começam com uma exposição interativa de quadros, esculturas, cerâmica e outros itens de artesanato produzidos por artistas e alunos da Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa. Haverá, ainda, uma mostra de dança com o grupo R.I.O. e shows com a cantora Amanda Mattos, o instrumentista Sanfoneiro do Oeste e o grupo Adão Rosa e Felipe Trio. Também se apresentarão os músicos da Associação Musical Nova Cidade (Amunci) e os artistas do Circo De La Costa. As crianças também poderão assistir a contação de histórias com a professora Suzaninha.



A exibição do longa-metragem, “Até que a sorte nos separe 2” será às 17h. Sucesso de bilheteria nacional em 2013, com mais de 3,5 milhões de espectadores, a comédia é estrelada por Leandro Hassum e Camila Morgado, e conta a rotina de Tino e Jane, casal que leva a vida entre a riqueza e a falência. Na ocasião, haverá distribuição gratuita de pipoca aos espectadores.



Após o filme, é a vez do grupo “Comédia em Pé”, às 19h. A peça é sucesso absoluto de público há nove anos. A montagem explora situações cotidianas com um olhar bem humorado sem o apoio de maquiagem, figurino, luz ou atores coadjuvantes.



Os ingressos para o filme e o teatro devem ser retirados uma hora antes do início das apresentações, na Casa Heloísa Alberto Torres (Chat), localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n° 303, Centro.

Itaboraí capacita 250 merendeiras da rede municipal de ensino


A Prefeitura de Itaboraí promoveu a capacitação de 250 merendeiras que atuam nas escolas da rede municipal de ensino. O treinamento foi realizado em dois turnos (manhã e tarde), e contou com a participação do Departamento de Merenda Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), e da Masan, empresa terceirizada responsável pelo fornecimento dos alimentos.

Na ocasião, uma peça teatral foi encenada para as profissionais, retratando o dia a dia de uma merendeira na cozinha de uma escola, enfatizando suas atribuições e atividades, e esclarecendo as dúvidas mais comuns. Houve, ainda, debate e um quiz, com perguntas e respostas sobre questões relativas ao trabalho. Todas as merendeiras receberão certificado de conclusão do treinamento.

Merendeira da Escola Municipal Neusa da Silva Salles, Luciana da Conceição, 37 anos, elogiou a iniciativa.

“Esta já é a segunda capacitação da qual eu participo aqui em Itaboraí, e só tenho elogios a fazer. Aprendemos muitas coisas, não apenas para ser utilizadas na escola, mas em nossas casas”, disse Luciana.

Para a diretora geral do Departamento de Merenda Escolar de Itaboraí, a nutricionista Inaiá Figueiredo, o intuito da capacitação também é o de valorizar cada vez mais as merendeiras das 87 unidades escolares do município.

“Queremos melhorar cada vez mais a autoestima de nossa merendeiras, para que se sintam inseridas no contexto educacional”, disse Inaiá.

Segundo a pedagoga e analista de treinamento da Masan, Helena Sirhal, o objetivo da ação, além de contribuir para a capacitação profissional, também melhora a interação das merendeiras com os alunos, como parte do desenvolvimento pedagógico, incentivando assim, uma alimentação saudável.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Pachecos é o primeiro distrito a receber debate sobre o Sistema Municipal de Cultura


Começa nesta terça-feira (15), a partir das 17h, na Capela de Itapacorá, no distrito de Pachecos, a séria de discussões visando a implementação do Sistema Municipal de Cultur de Itaboraí. A ação da Prefeitura, por meio de sua Fundação Cultural, contempla a recomposição do Conselho, Plano e Fundo Municipal de Cultura, além da criação de instrumentos de participação cultural, indicadores e de mecanismos de formação cultural.
Por indicação do Ministério da Cultura, o Plano Municipal de Cultura deve ser discutido democraticamente com a participação de toda a sociedade civil. Com isso, foram agendados encontros em nove bairros do município, além do encontro setorial, com artistas locais de vários segmentos.
Ao final desses encontros, com o recolhimento e aprovação democrática de todas as propostas, será gerado um texto inicial, fruto de encontros locais anteriores e dos conteúdos também gerados nas esferas intermunicipal, estadual e federal. O documento, depois de pronto, será enviado à Câmara de Vereadores em forma de projeto de lei, como mensagem do Prefeito, já no primeiro trimestre de 2015.
Os objetivos são integrar Itaboraí no Sistema Nacional de Cultura, situar a cidade na aplicação de uma política cultural e tornar a cidade apta a receber os repasses de verbas estaduais e federais, habilitando o município a também participar dos programas oferecidos nas outras esferas de governo.
O Plano Municipal de Cultura definirá todas as ações culturais do município, sendo aplicado para um período de 10 anos.  O Sistema Municipal de Cultura é ação determinante para implantação das políticas culturais na cidade, ajustando-se com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Cultura.

Confira os dias, locais e horários dos encontros

15 de Julho – Pachecos (Capela de Itapacorá – 17h às 19h)
22 de julho -  Sambaetiba (E.M. Geremias de Matos Fontes – 17h às 19h30)
12 de Agosto – Cabuçú (Sociedade Lírica de São José – 17h às 19h30)
26 de agosto – Manilha (E. M. Auto Rodrigues de Freitas – 17h às 19h30)
09 de Setembro – Centro (CHAT – Casa Heloísa Alberto Torres – 17h às 19h30)
30 de Setembro – Itambi (Capela de São Barnabé – 17h às 19h30)
21 de Outubro – Apollo (E.M. Antônio Alves Vianna - 17h às 19h30)
11 de Novembro – Visconde (E.Mz João de Magalhães – 17h às 19h30)
18 de Novembro – Porto das Caixas (C.E.Professora Maria Inocência Ferreira – 17h às 19h30)
22 de Novembro – Encontro de Setoriais ( CHAT – 10h às 12h e 13h às 17h)
06 de Dezembro – Encontro Geral: recolhimento final de propostas (CHAT – 09h às 13h)

Prefeitura de Itaboraí inicia recadastramento das famílias que ocuparão apartamentos do PAC Itambi


Um dos beneficiados é o primeiro pescador artesanal aposentado do estado

A Prefeitura de Itaboraí iniciou o recadastramento das famílias que moram em áreas de risco e que ocuparão as 256 habitações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Itambi. Os apartamentos, divididos em oito prédios, estão em fase final de construção e devem começar ser entregues até dezembro. A ação dos técnicos da Secretaria Municipal de Habitação, com apoio das equipes de Desenvolvimento Social, Saúde e agentes comunitários do município, começou pela localidade da Bacia, onde moram 78 famílias.  Entre os moradores que receberam a visita, Manoel dos Santos, ex-presidente da Associação de Pescadores de Itaboraí, o primeiro pescador artesanal aposentado do estado do Rio de Janeiro.

“Tenho 72 anos de idade, sempre vivi da pesca do caranguejo. Após quatro anos de luta, porque a profissão de pescador artesanal não era regulamentada, consegui a minha aposentadoria pelo INSS, recebendo mensalmente um salário mínimo (R$ 724,00). Continuo pescando, e já estou pronto para ocupar um dos apartamentos”, disse Manoel, casado com a também pescadora artesanal Rita Gomes.

Técnica da Secretaria Municipal de Habitação, Diana Arraes coordenou a ação e disse que uma das questões levantadas pelas famílias que terão de deixar os locais de risco  é não terem como guardar, nas futuras moradias, suas ferramentas de trabalho, como barcos, redes, puçás etc.

“Vamos acionar a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca para solucionar este problema. O secretário de Habitação, Wolney Trindade, entrará em contato com  José Carlos Rodrigues, o Zeca do Pacheco, responsável pela pasta, para tratar do assunto”, afirmou Diana, que, semana que vem, atuará no recadastramento das famílias da localidade de Levy Barroso (Pavilhão).

Os técnicos do governo municipal foram acompanhados por Marcão, líder comunitário de Itambi, que mobilizou os moradores para que o recadastramento fosse feito da melhor maneira possível.

“Esse trabalho é muito importante.  Eu também irei para um dos apartamentos do PAC. Chega de morar em área de risco com minha família”, afirmou Marcão.

O primeiro cadastro foi realizado em 2008, e encontra-se defasado. As visitas para o recadastramento serão feitas ao longo das próximas quatro semanas, sempre às sextas-feiras, das 10h às 16h,

Em Itambi, técnicos do Desenvolvimento Social fizeram o recadastramento do Bolsa Família e atualizaram o aluguel social. Já os profissionais da Saúde atuaram no apoio, ajudando na confirmação das pessoas que moram na localidade há mais tempo, por meio da utilização do posto de saúde local.

As obras do PAC de Itambi foram paralisadas na administração anterior e retomadas na atual gestão. Já funcionam no local o 1º Centro Municipal de Educação Infantil I, que atende em horário integral 60 crianças de 4 e 5 anos de idade, e a Escola Municipal Sidnei da Silva, que recebe diariamente 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ambas as construções fazem parte da obra do PAC.
Segundo o secretário Wolney Trindade, o recadastramento dos moradores é para evitar que sejam concedidos apartamentos para pessoas que, apesar de cadastradas em 2008, tenham mudado de situação em relação àquela época.

"Precisamos ser justos, e conceder os apartamentos para quem realmente necessita", diz Wolney.

Itaboraí realizará seminário para combater a homofobia



Será realiza em 21 de julho o seminário "Construindo uma Itaboraí sem Homofobia", no qual a cidade do Leste Fluminense discutirá questões relativas à política pública LGBT no município.

O programa a ser debatido no seminário foi discutido entre o coordenador municipal de Política LGBT de Itaboraí, Gênici Gonçalves, e Cláudio Nascimento, superintendente de Direitos Individuais, Coletivos, Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, durante encontro recente entre os dois realizados na capital fluminense.

Na ocasião, foi acertada a data do evento em Itaboraí, que contará com a participação de gestores e servidores das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Educação e Cultura. O representante do governo estadual estará presente e ficará na cidade durante todo o dia. Cláudio Nascimento comemorou o sucesso da campanha estadual deflagrada no início da Copa.

“Durante a campanha 'Discriminação é Gol Contra', foi realizada uma blitz pela cidade do Rio, com distribuição de material informativo e educativo. As superintendências e subsecretarias da Secretaria de Estado de Assistência Social formaram uma verdadeira força tarefa no 7º andar do prédio da Central do Brasil, para atender casos de discriminação”, lembrou Cláudio.

Gênici Gonçalves lembra que a ação estadual contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaboraí.

“O objetivo foi promover os direitos humanos e a diversidade durante os dias de competição durante a Copa do Mundo, sensibilizando os brasileiros e estrangeiros para o combate ao racismo, homofobia, intolerância religiosa, xenofobia, discriminação social, de gênero e de origem”, disse Gênici ao deixar o gabinete de Cláudio Nascimento.

Itaboraí prorroga inscrições para 12° Simpósio de Educação



Até hoje (14/07), os profissionais de ensino da rede municipal de Itaboraí, dos municípios vizinhos e de instituições privadas podem se inscrever no 12° Simpósio de Educação.  Entre outras ações, o evento conta com diversos palestrantes de peso e discutirá aspectos variados relativos à docência. Realizado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), o simpósio é gratuito e acontece nos dias 23, 24 e 25 de julho, no Clube Vera Gol, em Outeiro das Pedras. As inscrições devem ser feitas apenas pela internet, no site www.simposio.itaborai.rj.gov.br.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura de Itaboraí, Susilaine Duarte, por conta do recesso escolar e da grande procura por vagas, o prazo de inscrições foi prorrogado.

“Nosso objetivo é oportunizar o evento para todos. Como muitos docentes estão no período do recesso, decidimos expandir o prazo das inscrições e aumentar o número de vagas em algumas palestras, devido à transferência do local de realização do evento, que será no Clube Vera Gol, ao invés da AIPERJ (Associação de Inspetores de Polícia do Estado do Rio de Janeiro)”, destacou a secretária.

Com o tema “Identidades e Culturas na Escola - Um currículo para as diferenças”, o simpósio visa refletir sobre uma educação que acolha e respeite as diferenças, convidando a pensar e repensar todo o cotidiano da escola: os saberes socialmente construídos, a avaliação, as orientações metodológicas, as expectativas de aprendizagem e outros.

O evento contará com palestras de grandes autores, mesas de debate, workshop, talk-show, relatos de experiências e mostra pedagógica, com carga horária de quatro horas por palestra, registradas no certificado de participação, que estará disponível para impressão no mesmo site de inscrição, até uma semana após o evento. No credenciamento, os inscritos receberão pasta, bloco, caneta e crachá.

Até a tarde desta segunda-feira (07), aproximadamente 3,7 mil pessoas já haviam se inscrito no Simpósio. Vale ressaltar que as palestras com os autores Daniel Godri, Tânia Zagury, Azoilda Loretto, Dráuzio Ferreira, Danilo Gandin, Elaine Schlemmer, Viviane Mosé, Thereza Penna Firme e Cláudia Werneck já estão com inscrições esgotadas. Ainda há vagas para as palestras "Experiências com o trabalho numa perspectiva de Educação Integral", de Cleudemar Abreu e Marilda Belizário, e “Como fortalecer o trabalho em equipe no sistema educacional”, com Dalmir Sant’anna, entre outras. Mais informações podem ser conferidas no site oficial do simpósio.

A estrutura do evento contará com quatro auditórios, sendo um para mil pessoas e três com capacidade para até 300 docentes. Além de um espaço com 10 salas, suportando 40 profissionais cada. E ainda um lounge de editoras, área de convivência, credenciamento e pendências, e camarim. Ao todo, aproximadamente 300 profissionais da Semec trabalharão no evento.

O Clube Vera Gol fica localizado na Avenida 22 de Maio, n° 3248, Outeiro das Pedras, Itaboraí. A palestra de abertura acontece no dia 23 de julho, a partir das 18h. Nos dias 24 e 25 de julho, o evento começa a partir das 9h, com o credenciamento a partir das 7:30h.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Cerca de 500 crianças disputam a Copa em Itaboraí


Cerca de 500 crianças, divididas em 20 times, disputaram 40 partidas pela primeira fase da Copa de Seleções Paec - Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias de Itaboraí - neste fim de semana. As equipes CEPPP, Capital, Moacir, Morada do Sul, Joga Fácil, Projeto Creia, Engenho Velho e Ferroviário se preparam agora para as quartas-de-final, que serão disputadas no próximo sábado, no Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão), com portões abertos. No mesmo dia, serão disputadas as semifinais e a grande decisão.

"Tenho dois lados a destacar para comprovar o sucesso desta competição: a mobilização das comunidades, com as crianças bastante animadas e seus pais comparecendo em peso às sedes para prestigiar; e o trabalho das escolinhas, que buscaram se organizar ao máximo para a disputa", disse Marcos Pereira, secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Itaboraí.

As escolinhas que disputam a Copa de Seleções Paec são da categoria mirim (sub-13), com meninos e meninas atuando juntos. Os times usam uniformes com as cores das seleções participantes da Copa do Mundo 2014, doados pela Prefeitura. As partidas são disputadas em dois tempos de 10 minutos cada.

"A iniciativa foi muito boa, e a organização está impecável. Achei muito bacana essa ideia de fazer camisas em alusão às seleções. Meu filho gostou bastante", disse Fernando Henrique da Silva, 34 anos, pedreiro, morador de Venda das Pedras,  pai de Ítalo, 12 anos, que atou pela escolinha Teimosinho, com as cores da Inglaterra.

A arbitragem da competição é cedida pela Liga Desportiva de Itaboraí (LDI), e a alimentação durante os jogos é fornecida pela Prefeitura a todos os participantes.

"É raro ver em outras cidades uma oportunidade como essa para estimular as crianças, ainda mais neste período de férias escolares. Acordei às 5h30min para trazer meu filho aqui. E o sorriso dele valeu a pena o sacrifício", disse Alessandro Fernandes, 35 anos, mecânico, morador do Apollo III, pai de Ítalo Rafael, 10 anos, que atuou pelo Gol da Vida, com as cores da Bélgica.

Confira a tabela das quartas-de-final, com todos os jogos marcados para o próximo sábado (12/07), a partir das 8 horas, no Alzirão

CEPPP (Argentina) x Capital (Rússia)

Moacir (Espanha) x Morada do Sol (Croácia)

Joga Fácil (França) x Projeto Creia (Chile)

Engenho Velho (Argélia) x Ferroviário (Japão)

Itaboraí recebe nova ambulância


O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, recebeu uma nova ambulância para o Município. O veículo zero quilômetro contém maca retrátil, sistema de oxigênio e maleta de primeiros socorros, e já se encontra à disposição da Secretaria Municipal de Saúde. O equipamento foi doado pela Autopista Fluminense e entregue pelo diretor superintendente da concessionária, Odílio Ferreira. A cidade passa a ter 12 viaturas com a missão de prestar atendimento à população.

"Fico muito feliz em receber esta doação da Autopista Fluminense. É muito bom saber que a concessionária é nossa parceira, e está preocupada com o município. Quem ganha são os cidadãos, que terão um novo equipamento à disposição ajudando a salvar vidas", disse Helil Cardozo, que recebeu os representantes da empresa em seu gabinete.

A viatura ficará de prontidão no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ), mas poderá, também, auxiliar na demanda das policlínicas de especialidades médicas, da Assistência Médica de Emergência (AME) de Itambi e de toda a rede de saúde da cidade, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e Unidades de Saúde da Família (USF's).

"Nosso hospital é referência para atendimentos de ocorrências no trecho da BR-101 sob administração da Autoposita Fluminense. E esse veículo será importante para somar à nossa central de urgência. É um ganho muito importante para a cidade", disse Edilson Francisco dos Santos, secretário municipal de Saúde.

A doação da ambulância para Itaboraí faz parte de um conjunto de 13 viaturas que a Autopista Fluminense, concessionária responsável por 320km da BR-101 entre Niterói  e o estado do Espírito Santo, está concedendo às cidades cortadas pela rodovia.

"Temos uma visão muito focada nas questões sociais, buscando sempre estabelecer uma parceria com os municípios. Além de nos dedicarmos ao reforço da segurança na rodovia, nos preocupamos, também, em ajudar no sistema de saúde", disse Odílio Ferreira, o diretor superintendente da concessionária.

O secretário municipal de Transportes de Itaboraí, Cláudio Ivanof, também acompanhou a entrega da ambulância.

"Temos um bom relacionamento com a Autopista Fluminense. O encontro de hoje, além de marcar a entrega da ambulância, também serviu para que o prefeito discutisse algumas questões importantes a respeito da rodovia, que influem no dia a dia do trânsito em nossa cidade", disse Ivanof.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Itaboraí inicia recadastramento do transporte universitário


A Prefeitura de Itaboraí iniciou o recadastramento dos alunos que utilizam o transporte universitário para estudar nas cidades de Niterói e São Gonçalo.  Os interessados devem comparecer até o dia 12 de julho na Casa Heloísa Alberto Torres (Chat), no Centro, para realizar o cadastro, que será válido para o 2° semestre de 2014.

No ato do recadastramento, o universitário receberá a carteirinha de identificação para utilizar o ônibus, mas o documento só será validado no dia 20 de julho, a partir das 14h, na Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade, onde será anexado o selo de validação. Na ocasião, os estudantes receberão mais informações a respeito das atividades do segundo semestre.

Segundo o coordenador do Espaço Universitário (EU), Thiago Thitow, o prazo de recadastramento não será prorrogado, e haverá uma fiscalização intensa em relação ao uso adequado das novas carteiras, no sentido de se evitar falsificações e que pessoas não cadastradas usem o serviço.. A conduta dos estudantes durante as viagens também será supervisonada.  Ainda segundo Thiago, este ano haverá a inclusão do tipo sanguíneo na carteirinha. Caberá ao estudante informar seu tipo sanguíneo no ato do recadastramento.

“Acreditamos que esta informação facilitará em casos de emergência. Nossa prioridade é atender com segurança”, afirma o coordenador.

Para o recadastramento é imprescindível a apresentação de documento original de identificação com foto, comprovante de residência e uma foto 3x4. Com o intuito de atender da melhor forma, inclusive cientes dos prazos de cronograma das universidades, sete funcionários do EU realizarão o processo de recadastramento.

 Atualmente, o transporte universitário atende 1.256 estudantes do município nos trajetos Itaboraí x Niterói, nos horários, manhã e noite; e Itaboraí x São Gonçalo, no turno da noite.

A Casa Heloísa Alberto Torres (Chat) fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n° 303, Centro, Itaboraí. Horário de atendimento para o recadastramento: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábado das 13h às 17h.

Obras do Centro de Comércio Popular de Itaboraí serão concluídas até o fim do ano


Já foram concluídos 60% das obras de fundação do terreno onde será erguido o Centro de Comércio Popular de Itaboraí (CCPI), na Avenida 22 de Maio. O empreendimento será entregue antes do fim do ano aos ambulantes que se cadastraram na Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDS) durante a operação Camelô Legal, realizada no início de 2013. Cerca de 50 operários trabalham de 2ª a 6ª feira no terreno, que tem 1.020 metros quadrados.

“Os 40% restantes da fundação serão concluídos nos próximos 15 dias, passando para a supraestrutura, com a instalação de vigas e pilares. A partir daí, iremos para as fases de acabamento e instalação”, disse o encarregado da obra Jorge Maria, funcionário da empresa Santa Luzia Engenharia Ltda, que venceu a licitação para a construção do CCPI.

Como o terreno tem um pequeno declínio, para evitar problemas com os imóveis que ficam atrás e nos lados da área em construção, a Secretaria Municipal de Obras fez um trabalho de reforço nas estruturas.

“Estamos terminando o trabalho de reforço nas estruturas com a colocação de pilares de concreto”, afirmou o engenheiro e ambientalista Paulo Rodrigues, fiscal da secretaria, que espera entregar o Centro de Comércio Popular de Itaboraí para o prefeito Helil Cardozo inaugurar antes do Natal.

O imóvel, que foi desapropriado pela Prefeitura, fica em área nobre da Avenida 22 de Maio, principal via do Centro da cidade. As obras respeitam todas as normas de acessibilidade e meio ambiente exigidas pelo Município.

“Nosso objetivo é dar a oportunidade aos ambulantes que moram na cidade de trabalhar de acordo com a legislação e em condições dignas. O projeto do Centro de Comércio Popular de Itaboraí respeita os critérios de acessibilidade e meio ambiente e possui um sistema de ventilação adequado, num espaço que dará conforto a comerciantes e consumidores”, afirmou o vice-prefeito Audir Santana, idealizador do empreendimento quando titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O investimento é de R$ 2.945.489,28. Ao todo, serão construídos 138 boxes divididos em três andares, sendo 112 de 1,25×2,5m, e os demais, destinados à alimentação, de 2x2m cada. A prefeitura também planeja construir outras unidades do CCPI nos demais distritos O próximo a ser contemplado será a região de Manilha.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Itaboraí inaugura Centro Pop para ressocializar moradores de rua


Os irmãos Sérgio, 43 anos, e Marcelo Luiz da Silva Ulha, 42, vivem nas ruas de Itaboraí desde outubro do ano passado. Diariamente, do início da noite até o meio-dia, eles tomam conta de carros e quiosques na área da Praça Marechal Floriano Peixoto. Após almoçarem, costumam dormir um pouco durante o dia debaixo de uma marquise. Ambos são os primeiros a serem atendidos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), inaugurado na noite desta quinta-feira (26/06), pela Prefeitura. O espaço passa a ser referência na cidade para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito junto à população de rua na cidade.

“Os dois (Sérgio e Marcelo) têm problemas psiquiátricos que estão se agravando porque interromperam o tratamento. Nossas assistentes sociais já descobriram que possuem uma casa no bairro Sossego, e que um tio mora em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Semana que vem, vamos estar com esse tio, que tem uma xerox da certidão de nascimento do Sergio. Vamos emitir a carteira de identidade dos dois, ver as condições da casa deles e retomar o tratamento psiquiátrico, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou Suely Lopes, secretária de Desenvolvimento Social.

Itaboraí não tinha registro da existência moradores de rua na cidade, mas, nos últimos anos, com as obras do Complexo Petroquiímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), o quadro foi modificado, já que alguns trabalhadores demitidos não têm condições financeiras para retornar aos seus municípios e estados, principalmente os do Nordeste.

“A administração municipal anterior assinou o termo de aceite do programa com o governo federal e nada mais fez. Assim que assumiu a atual gestão, o prefeito Helil Cardozo afirmou que deveríamos acolher os necessitados e humanizar cada vez mais a nossa cidade. Inauguramos, recentemente, novas instalações do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), e agora entregamos o Centro Pop”, ressaltou o vice-prefeito Audir Santana, que é médico e respondeu pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) até o início de abril.

O Centro Pop, localizado no bairro Jardim Imperial, funciona como centro de triagem, com agentes administrativos, assistentes sociais e psicólogos. Os moradores de rua serão cadastrados no local e ganham kit de higiene pessoal, podendo tomar banho e se alimentar. Eles também recebem atendimento psicossocial e participam de oficinas socioeducativas, visando a reinserção familiar. O Centro Pop também recebe doações de roupas e cobertores, e conta com parcerias de entidades filantrópicas e da iniciativa privada.

Segundo a última pesquisa nacional feita pelo governo federal em 2008, o número de moradores de rua em todo o país equivale a 0,061% da população.

Itaboraí realiza I Fórum de Aprendizagem


O Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí sediou  o I Fórum de Aprendizagem, promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação permanente do poder público com empresários dos mais diversos ramos, no intuito de zelar pelo cumprimento da Lei 10.097/00, sobre a obrigatoriedade de contratação de jovens aprendizes. O evento contou com a participação de cerca de 30 representantes de empresas que atuam na cidade, incluindo indústrias e grandes redes varejistas, além da Organização Não-Governamental Viva Rio.

"Sabemos que muitas pessoas buscam a criminalidade por, aparentemente, não ter outra opção. E o Programa Jovem Aprendiz vem justamente para dar uma visão de futuro para que os nossos cidadãos possam caminhar em conformidade com a lei e se desenvolver com dignidade. A adesão ao programa já é obrigatória, mas tenho certeza de que, unindo todas as partes envolvidas, vamos facilitar bastante o procedimento", disse Audir Santana, vice-prefeito de Itaboraí, ao lado do secretário municipal de Trabalho e Renda, José Raymundo Romeo, e de Tião Santos, coordenador do Viva Rio, uma das instituições homologadas pelo Governo Federal para articular a metodologia pedagógica de inserção dos jovens no mercado de trabalho.

O Programa Jovem Aprendiz busca a promoção do processo de formação de jovens de 14 a 24 anos, articulando cidadania, educação e trabalho na constituição de competências para o exercício profissional.

"Não adianta nada trazermos indústrias e os mais variados comércios para a nossa cidade se a população daqui não puder usufruir dos serviços. E é preciso pensar, também, que os maiores beneficiados somos nós, que poderemos ter uma mão de obra local capacitada para nos atender, contribuindo com o desenvolvimento do município e dos cidadãos", disse Ricardo Rimerson, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itaboraí.

Orientações sobre o Programa Jovem Aprendiz podem ser obtidas de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas, diretamente na sede do Viva Rio em Itaboraí, na Rua Antonieta Rizzardi, 465, Centro. Ou pelo telefone 2635-1558.

"Moro na Rocinha, no Rio de Janeiro, e minha primeira oportunidade no mercado de trabalho veio graças ao Jovem Aprendiz. Hoje, me profissionalizei.  A chance que eu tive é a que muitos jovens estão aguardando", disse Alex Diogo Gomes, auxiliar administrativo, presente ao evento.

Lei da Aprendizagem

Ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, a Lei 10.097/2000 determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

No âmbito da Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem de 14 a 24 anos incompletos (ou em qualquer idade, em caso de pessoas com deficiência) que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

Postagens populares