sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Crianças têm programação especial de Carnaval em Itaboraí


A Prefeitura de Itaboraí preparou uma programação especial de Carnaval para as crianças na cidade, repetindo o sucesso da experiência em 2014. A folia da garotada começa neste sábado (29/02) e segue até a terça-feira (04/03), sempre a partir das 18 horas, na Arena Carnaval, mesmo local onde ocorrerá a festa principal, num tereno às margens da Avenida 22 de Maio, em Rio Várzea.

No primeiro dia da matinê infantil, o animador Fabiano Araújo comanda a criançada com muitas brincadeiras e músicas de carnaval especialmente selecionadas para os pequeninos. Pais e responsáveis também são bem-vindos.

A programação se repete no domingo, com muitas brincadeiras e coreografias preparadas por Fabiano e sua equipe. A turma também foi responsável pela folia infantil em 2013, com grande sucesso.

Já na segunda-feira, a novidade são os artistas do Circo De La Costa, o primeiro do Brasil que tem a ecologia como tema. A trupe preparou figurinos especialmente para a festa, e comendará um bloco infantil que promete colorir a Arena Carnaval com muita alegria e consciência ecológica. O De La Costa costuma destinar 5% de sua renda ao plantio de árvores e plantas nativas da Mata Atlântica, especialmente na Região Metropolitana.

Na terça-feira (04/03), a festa da garotada chega a seu últomo dia, e Fabiano Araújo volta a comandar a folia, prometendo muita alegria na despedida do Carnaval 2014 para a garotada.

"Nossa ideia é a de proporcionar uma festa familiar, tanto durante as matinês, quanto à noite, quando ocorrem os festejos para os adultos. A participação da família é sempre saudável", diz o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra.

O Carnaval 2014 em Itaboraí também prevê festas nos bairros Apolo II, Marambaia, Itambi, Visconde, Cabuçu e Manilha, com shows populares, matinês, blocos carnavalescos e DJ’s, sempre a partir das 19h.

Já na Arena Carnaval, de sábado a terça-feira à noite, uma série de shows de grandes artistas está programada, como os grupos, Imaginasamba, Pique Novo, Tchakabum e Revelação, além do MC Marcinho e outros artistas.

Todos os eventos têm entrada franca.

Itaboraí vai distribuir 60 mil camisinhas no Carnaval


A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí promove, a partir de sexta-feira (28), campanha de prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids focada no Carnaval. Durante todo período de folia, 60 mil preservativos serão distribuídos na Arena Carnaval, localizada no Centro, e nos bairros de Visconde, Cabuçu, Itambi, Apolo e Marambaia, onde também haverá festejos promovidos pela Prefeitura.

A campanha contará com dois profissionais de saúde para também distribuir panfletos, orientar e chamar a atenção sobre as doenças sexualmente transmissíveis nos blocos de carnaval e bailes de rua promovidos pela Prefeitura. A campanha é organizada pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.

O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, explica que a campanha vai alcançar os foliões, mas a meta é chegar a toda população.

"Assim como as demais campanhas, aproveitamos uma data comemorativa para alertar um público específico, mas com o objetivo de alcançar toda a comunidade. Quanto mais cedo for feita a identificação da doença, maior é a chance de cura do paciente acometido por sífilis ou hepatites B e C. No caso do HIV, o diagnóstico precoce é, também, fundamental para manter a doença sob controle e oferecer maior qualidade de vida a esse paciente", explica.

Atualmente, 790 portadores estão em tratamento.

"A medida de prevenção mais eficaz contra doenças sexualmente transmissíveis ainda é o uso do preservativo. Trata-se de uma ação simples, que afasta a possibilidade da pessoa contrair uma doença que ainda mata, como é o caso da Aids", destacou Eledir Terra, coordenadora do programa no município.

Exames de HIV

Terminada a folia, a campanha continua com foco no incentivo à realização do exame para diagnóstico. Testes de HIV, sífilis e hepatites para quem não se preveniu em qualquer relação sexual, seja com parceiro casual ou fixo, são realizados diariamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Rocha, que faz o exame gratuitamente e de forma sigilosa o ano inteiro.

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/n, Nancilândia, Itaboraí (anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior). Mais informações pelo telefone 3639-1852.

Itaboraí abre seu carnaval com exposição e escolha das musas


A prefeitura de Itaboraí, por meio de sua Fundação Cultural abriu na noite da última quarta-feira (26), a programação do Carnaval 2014. O evento contou com a abertura da exposição “Carnavais no Carnaval” e a escolha da Rainha e Princesa do Carnaval.
Ao todo, sete candidatas disputam o título, com alegria e muito samba no pé. Compondo a mesa de jurados, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana parabenizou a todas, independente do resultado. “Aqui não tem lugar para derrotados, afinal, todos nós somos vencedores e temos a responsabilidade de fazer com que o carnaval da cidade seja mais alegre e bonito a cada ano”, frisou dr. Audir.

Eleita Rainha do Carnaval 2014, Danyelly Oliveira, 19 anos, lembrou que seu parto foi feito pelo próprio dr. Audir Santana, que é médico ginecologista e obstetra. “Foi uma emoção vê-lo aqui na minha frente, me julgando. É uma honra ser rainha do carnaval da cidade onde nasci e fui criada. Quero agradecer pela oportunidade e espero que o carnaval seja um sucesso, com muita paz e alegria”, disse Danyelly, que já foi passista da escola de samba Beija Flor de Nilópolis.
Acompanhado da Princesa do Carnaval, Michele Ribeiro, 24 anos, o Rei Momo, Valmir Vieira externou sua empolgação com as novas colegas de samba. “Há cinco anos participo do carnaval de Itaboraí, e vejo o quanto está crescendo, juntamente com a cidade”.

Segundo o presidente da Fundação Cultural, Cláudio Rogério Dutra, a intenção da prefeitura de Itaboraí é trazer de volta o carnaval popular, o carnaval que vem do povo. “É por isso que estamos investindo também no carnaval dos distritos, além do carnaval no centro da cidade, com grandes atrações. O objetivo é que as pessoas possam ir com tranquilidade e levar suas famílias”.

Exposição “Carnavais no Carnaval”

A exposição é uma mostra de fantasias e adereços das escolas de samba da cidade e também de agremiações como Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Grande Rio e outras, além de abadás de blocos carnavalescos, desenhos e imagens diversas sobre antigos carnavais do Município, homenageando o saudoso carnavalesco Washington Luiz José da Costa.
O cabeleireiro Gênici Gonçalves, 50 anos, foi uma das pessoas que emprestaram suas fantasias para a exposição. A fantasia foi usada por ele no carnaval de 1997, que veio de destaque na Escola de Samba Unidos de Itaboraí. “Essa foi a única fantasia que guardei e vê-la aqui me faz lembrar como era maravilhoso o carnaval na cidade. É difícil resgatar o carnaval antigo, mas não é impossível, basta ter boa vontade e dedicação”, ressaltou Gênici.

A exposição, com entrada gratuita, estará aberta a visitação de segunda à quinta-feira, das 9h às 17h e as sextas-feiras, das 9h às 22h. No período de carnaval (de 28 a 04/03), o horário de visitação será das 18h às 22h. A Casa  Heloísa Alberto Torres, fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, n°303, Centro.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Revelação, Imaginasamba, Pique Novo, MC Marcinho, Tchakabum e Acadêmicos do Cubango se apresentam em Itaboraí


 Município terá 7 dias de festa e atrações para todas as idades

Com o tema “O carnaval está voltando”, a Prefeitura de Itaboraí preparou uma programação especial para os dias de folia no município, desta quarta-feira (26/02) até o dia 4 de março (terça-feira).  Grandes atrações estarão na cidade, como a escola de samba Acadêmicos do Cubango e os grupos Revelação, Imaginasamba, Pique Novo e Tchakabum, além do MC Marcinho e outros artistas. A “Arena Carnaval”, palco principal da festa, será na Avenida 22 de Maio, na altura do bairro Rio Várzea, e estará sob o comando do apresentador Andreia Gasparetty. Outros seis distritos do Município também receberão os festejos.

Segundo o presidente da Comissão de Carnaval, Cláudio Rogério Dutra, o objetivo este ano é dar início à recuperação da festa de rua na cidade.

“A Prefeitura de Itaboraí vem apoiando a volta do carnaval popular, como o dos blocos carnavalescos. Esperamos dias de festa com alegria, paz e a participação das famílias. Em relação à escolha do local, a Arena foi pensada visando o conforto e a segurança da população, além da localização privilegiada”, ressaltou Dutra.

Na quarta-feira (26/02), a partir das 19h, a Casa Heloísa Alberto Torres (Chat) abre a exposição “Carnavais no Carnaval”, uma mostra de fantasias e adereços das escolas de samba da cidade e também de agremiações como Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Grande Rio e outras, além de abadás de blocos carnavalescos, desenhos e imagens diversas sobre antigos carnavais do Município, homenageando o saudoso carnavalesco Washington Luiz José da Costa. Haverá, ainda, um concurso de Rainha e Princesa do Carnaval 2014, além de apresentação de sambas de quadra.

Na quinta-feira (27/02), a partir das 20h, a sede da Associação dos Inspetores de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Aiperj) recebe o já tradicional Baile da Cidade. Na ocasião, o prefeito Helil Cardozo entrega a chave da cidade ao Rei Momo. A festa contará com o Cordão da Bola Preta, a Banda Furiosa e o Grupo Samba Rock.

Na sexta-feira (28/02), a partir das 16h, é a vez do bloco do Projeto Vida em Movimento, vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Políticas Sociais. Formado por pessoas com mais de 50 anos, o grupo se concentrará na Avenida 22 de Maio, em frente ao Banco do Brasil, seguindo até a Arena Carnaval. O desfile pelas ruas da cidade inclui porta-bandeira, mestre-sala, trio elétrico e a participação da Banda Furiosa. A partir das 20h acontece o arrastão dos blocos “Sossego”, “Tô vacilando”, que sairá às 21h da Praça de Itaboraí, e “Penúltimo Gole”, saindo às 23h de Nova Cidade. Todos têm a Arena Carnaval como destino.

Crianças e adultos

No sábado (01/03), a partir das 18h, a criançada faz a festa na matinê da Arena Carnaval, comandada pelo animador Fabiano Araújo. Em seguida, ocorrem as apresentações dos grupos Banda Furiosa e Samba Rock. Encerrando  a noite, os pagodeiros do Imaginasamba cantam seus maiores sucessos, como “Duvido”, “Não fui homem pra te merecer” e “Melhor amiga da minha namorada”.

No domingo (02/03), o animador Fabiano Araújo agita novamente os pequeninos na Arena Carnaval com muita música e diversão, a partir das 18h. Logo após, a dupla sertaneja Douglas e Kleberson sobe ao palco, seguida pelo MC Nandinho. Quem encerra a noite é o grupo de pagode Pique Novo, com canções como “Ligando os fatos”, “Pelúcia” e “Chega de sofrer”.

Na segunda-feira (03/03), a partir das 18h, os artistas do Circo de La Costa comandam um bloco infantil. A programação segue com a banda 4 Estações e a escola de samba Acadêmicos do Cubango, que, a partir das 22h, faz um desfile-show, resgatando a tradição dos desfiles de Itaboraí. A noite se encerra com os baianos do Tchakabum e seus grandes sucessos da axé-music, como “Olha a onda”, “Dança da mãozinha”, “Explosão” e “Tesouro do pirata”.

Já na terça-feira (04/03), a partir das 18h, Fabiano Araújo anima a última matinê do Carnaval 2014, seguida da Banda Strategya. Encerrando os festejos, duas atrações especiais agitaram os foliões. MC Marcinho canta seus grandes sucessos, como “História de amor”, “Garota nota 100”, “Princesa” e “Tudo é festa”. Fechando a noite, o grupo de pagode Revelação comanda a festa com os sucessos “Tá escrito”, “Camarote”, “Fala Baixinho”, “Coração radiante” e “Grades do coração”, entre outros.

Distritos

Entre os dias 1º e 4 de março, a programação oficial do Carnaval de Itaboraí também ocorre nos distritos da cidade, e promete levar muita alegria e diversão aos foliões locais. Os bairros Apolo II, Marambaia, Itambi, Visconde, Cabuçu e Manilha irão receber shows populares, matinês, blocos carnavalescos e DJ’s, sempre a partir das 19h.

Trânsito

Do dia 28 de fevereiro até 4 de março, a partir das 17h, o correrá o fechamento das vias e controle de tráfego da Avenida Papa João XVIII (conhecida com Rua 100, no Rio Várzea) até a esquina da Rua Miguel da Silva (próximo ao Citrus Clube). O tráfego será liberado nas primeiras horas da quarta-feira de Cinzas (05). A Secretaria Municipal de Transportes estará com seu efetivo de agentes de trânsito durante todos os dias, para organizar o tráfego.

Saúde

Durante o Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde estará de prontidão no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior e também na área da festa, onde será montado um posto médico com 72m². No local estarão seis médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem e quatro maqueiros. Três ambulâncias de resgate ficarão estacionadas em locais estratégicos.] e um carro-maca elétrico também estará a postos para possíveis atendimentos.

Segurança

Para garantir a segurança dos foliões, o evento contará com os efetivos da corporação do 35° Batalhão de Polícia Militar e da Guarda Municipal, que estarão de prontidão nas ruas. Uma empresa de segurança privada também foi contratada e fará o reforço na vigilância da Arena Carnaval.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Professores de educação física são capacitados para trabalho com Idosos do "Vida em Movimento"


Treze professores de educação física de Itaboraí, que atuam nos 25 polos do projeto "Vida em Movimento", participaram, nesta sexta-feira (21), de um curso para cuidados com a hipertensão e diabetes em pessoas idosas. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a pasta de Habitação e Políticas Sociais, a aula foi ministrada pelas enfermeiras Tatiana Feliciano e Márcia Helena, que enfatizaram a importância das atividades físicas para a qualidade de vida e a saúde na terceira idade.

Os educadores foram preparados para as atividades com idosos, como explica a coordenadora do programa municipal de Saúde do Idoso, Vânia Rogéria:

"Temos uma parceria com este projeto para que também possamos acompanhar e cuidar de nossos idosos. O nosso desafio é capacitar as pessoas sobre o diabetes melitus e a hipertensão arterial, doenças que são comuns em pessoas com mais de 50 anos".

Para a primeira-dama e coordenadora do Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, há uma carência de cursos de capacitação de cuidadores de idosos na região, e a parceria com especialistas facilita a integração e amplia o conhecimento.

“É incrível a população de idosos na cidade. É um público muito dedicado e participativo. Então, decidimos preparar os professores para atender a essa demanda. Os professores trabalham bem e queremos melhorar ainda mais para que eles proporcionem uma vida mais saudável para nossos alunos", contou Ana Maria.

O professor de educação física Rômulo Gil Gomes, 31 anos, do polo de Itambi, afirmou que é possível recuperar, na velhice, anos perdidos por falta de atividade física. Pós-graduado em fisiologia do exercício, Gomes garante que qualquer um pode e deve fazer exercícios.

"Qualquer pessoa deve fazer atividade física. Basta adequar o exercício à idade e às particularidades fisiológicas de cada um. Para isso, o ideal é procurar um profissional que saiba ajustar o exercício às dificuldades pessoais", disse Gomes.

Sobre o curso, o professor ressalta que é importante o aperfeiçoamento e as oficinas para reciclagem.

“Estudo diariamente e procuro participar de cursos sobre saúde. A aula que tivemos sobre diabetes foi bem interessante e apresentou informações novas para mim, específicas para os idosos", conclui o educador.

Vida em Movimento
Com aproximadamente 2 mil inscritos, o Vida em Movimento visa a resgatar a autoestima e o bem estar da população de Itaboraí com mais de 50 anos de idade, proporcionando melhor qualidade de vida por meio do incentivo à prática de diversas ações. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A sede fica na Rua Vicente Celestino, 4, Quadra B, Lote 122, Centro, Itaboraí.

Bloco do projeto Vida em Movimento prepara seu Carnaval em Itaboraí




Os idosos do projeto Vida em Movimento, vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Políticas Sociais de Itaboaraí, já preparam suas fantasias para este Carnaval. Na próxima sexta-feira (28/02), a partir das 16h, um bloco formado pelos integrantes do programa desfila pelas ruas da cidade, com direito a porta-bandeira, mestre-sala, trio elétrico e a participação da Banda Furiosa.
Segundo a primeira-dama do município e coordenadora do Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, os participantes do projeto esbanjam animação e estão prontos para desfilar.
“No ano passado, não tivemos tempo hábil para organizar a apresentação do bloco, mas em 2014 vai dar tudo certo. Deixei a critério de cada professor a montagem e a organização de cada polo do Vida em Movimento”, disse Ana Maria.
A concentração do bloco está marcada para a Avenida 22 de Maio, em frente ao Banco do Brasil. Em seguida, o grupo segue pela via até a altura do bairro Rio Várzea, local que abrigou os grandes festejos de maio, na festa de aniversário da cidade. No espaço, os idosos finalizarão a folia, com confetes e serpentinas, visto que, durante o percurso, nada será jogado na via, evitando o acúmulo de lixo. O local contará ainda com palco, banheiros químicos e distribuição de água.
Ainda segundo a coordenadora, o intuito do Bloco Vida em Movimento é conscientizar a população a respeito dos direitos e da potencialidade dos idosos. A previsão é a de que cerca de 800 pessoas façam parte da festa.
“Pelas visitas que faço aos polos de atividades físicas, vejo a animação de cada um. Alguns deles nunca pularam Carnaval ou se fantasiaram, e encaram a oportunidade como sendo a realização de um sonho”.
Um bom exemplo é a aposentada Iolanda da Silva, 72 anos, que só participa ativamente dos eventos dedicados aos idosos em Itaboraí, incluindo o Carnaval.
“É muito bom, todo mundo da mesma faixa etária e com espírito de companheirismo. Nós fazemos muita bagunça, mas é uma bagunça gostosa e sadia”, ressaltou a moradora de Nova Cidade”.
Vida em Movimento
O Projeto Vida em Movimento atende a aproximadamente 2 mil pessoas de Itaboraí, entre homens e mulheres com mais de 50 anos. O objetivo é resgatar a autoestima e proporcionar melhor qualidade de vida aos participantes. Ao todo, são 25 polos por toda a cidade, com atividades físicas, incluindo aulas de hidroginástica, além de aulas de informática, dança de salão, corte e costura, pintura em tela, pintura em tecido, crochê, tricô e vagonite, entre outras.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Educação lança "1ª Olimpíada Online da História de Itaboraí"

 
Estudantes da rede pública municipal preparam-se para participar, a partir de 10 de março, da 1ª Olimpíada da História de Itaboraí, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec). O lançamento da competição ocorreu na noite desta quinta-feira (20), na Casa Heloísa Alberto Torres, com a presença do prefeito Helil Cardozo.

“Esta olimpíada será importante para que nossos alunos e professores, muitos deles moradores da cidade, possam conhecer a rica história de Itaboraí. Fico satisfeito em ver tantos profissionais engajados em um objetivo comum, que é o de sempre melhorar a Educação no município. E que cada um de vocês possa escrever sua história nesta cidade”, enfatizou Helil Cardozo.

A 1° Olimpíada da História de Itaboraí será disputada, predominantemente, em ambiente virtual. O objetivo é tornar a história da cidade mais conhecida entre alunos e professores da rede, além de aproximar os estudantes das novas tecnologias como ferramentas de acesso ao conhecimento.

Organizada pela subsecretaria de Tecnologias Educacionais e Informação, a olimpíada é destinada aos alunos e professores dos ensinos Fundamental II (6° ao 9° ano), Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada equipe poderá ter até quatro alunos - sem a necessidade de serem da mesma turma ou ano escolar - e um professor orientador, de qualquer disciplina. As inscrições vão até 26 de fevereiro, e podem ser feitas no site www.olimpiadaitaborai.com.br.
“Quero agradecer ao prefeito Helil Cardozo por ter criado, em sua gestão, uma subsecretaria de Tecnologias Educacionais e Informação. E tenho também um agradecimento especial à nossa secretária de Educação, Susilaine Duarte, que sempre apoiou nossa Subsecretaria”, destacou a subsecretária de Tecnologias Educacionais e Informação, Sirlene Mendes. “Agora vem a fase do desafio, de fazer acontecer aquilo que nós criamos. Estamos cheios de projetos maravilhosos para ajudar aos alunos das nossas escolas, professores e orientadores tecnológicos. E conto com a participação de toda comunidade escolar”.
A Olimpíada será composta por seis fases, cinco delas online, realizadas em uma plataforma que poderá ser acessada de qualquer computador com internet. Apenas a última fase será presencial, com uma grande gincana no dia 13 de junho, com seis equipes classificadas nas fases anteriores.
A primeira fase acontece em 10 de março. As duas primeiras etapas contarão com 10 questões objetivas e duas atividades. Da terceira à quinta fase, serão incluídas duas questões discursivas. Cada equipe terá um prazo definido para o envio das respostas. As etapas não são eliminatórias, e sim, com acúmulo de pontos.

As três primeiras colocadas receberão premiação para alunos participantes, professores orientadores e a própria unidade escolar. Alunos e docentes que obtiverem o primeiro lugar gaharão um notebook cada, e a escola será contemplada com um carrinho multimídia, composto por notebook, datashow e equipamento de som para a escola. Os segundos colocados levam tablets e um datashow para a escola. Já a equipe que conquistar o terceiro lugar ganhará aparelhos de MP5 para cada e um notebook para a unidade escolar.

Segundo a coordenadora de projetos tecnológicos educacionais, Vanda Cardozo, a olimpíada foi toda pensada e construída por professores regentes da rede, com fatos, narrativas, ações cotidianas, hábitos da cidade e outros aspectos. A plataforma digital é composta por textos para pesquisa e vídeos aulas produzidas pelos próprios professores.  Até o momento, aproximadamente 20 equipes já foram inscritas.

“Estamos trabalhando intensamente desde abril de 2013 neste projeto, com pesquisas históricas, vídeo-aulas e textos, montando a própria plataforma. E o sucesso da olimpíada vai depender do trabalho realizado dentro das escolas”, comentou.

Cronograma
Inscrições – até 26 de fevereiro

Período das atividades das equipes
1ª fase - 10/03 a 21/03
2ª fase - 24/03 a 04/04
3ª fase - 07/04 a 25/04
4ª fase - 28/04 a 09/05
5ª fase - 12/05 a 23/05

Avaliação das provas e atividades para criação do ranking
27/05 a 30/05

Divulgação dos resultados
02/06 a 06/06

Evento final – 6ª fase
13/06

Itaboraí promove Baile da 3ª Idade em parceria com Governo do Estado


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaboraí (SEMDS), em parceria com a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, realiza, na próxima quarta-feira (26/02), o Baile da 3ª Idade. A festa, das 16 às 18:30h, será no ginásio da Associação da Terceira Idade de Itaboraí, na Rua João Caetano, 71, Centro, com capacidade para 400 foliões. A parceria também envolve a Associação da Terceira Idade, e foi concretizada no gabinete do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana.

“Vai ser uma tarde maravilhosa, com os nossos idosos passando algumas horas de total descontração ao som de marchinhas e sambas-enredo executados ao vivo pela Banda Som e Arte, contratada pelo Estado, que também oferecerá o buffet. A presidente da Associação, Rose Duarte, assim que soube da nossa intenção, não se furtou em ceder o espaço para o baile carnavalesco”, disse Audir Santana.

Além de Rose Duarte, Audir também recebeu, em seu gabinete, a representante da Secretara de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Edi Araújo, para a formalização da parceria.

Os foliões convidados para o Baile fazem parte do projeto Vida em Movimento, realizado pela Prefeitura de Itaboraí e coordenado pela 1ª dama, Ana Maria Cardozo, que tem como objetivo resgatar a autoestima e o bem estar da população a partir dos 50 anos, proporcionando melhor qualidade de vida e evitando o sedentarismo.

Itaboraí promove Baile da 3ª Idade em parceria com Governo do Estado


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaboraí (SEMDS), em parceria com a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, realiza, na próxima quarta-feira (26/02), o Baile da 3ª Idade. A festa, das 16 às 18:30h, será no ginásio da Associação da Terceira Idade de Itaboraí, na Rua João Caetano, 71, Centro, com capacidade para 400 foliões. A parceria também envolve a Associação da Terceira Idade, e foi concretizada no gabinete do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana.

“Vai ser uma tarde maravilhosa, com os nossos idosos passando algumas horas de total descontração ao som de marchinhas e sambas-enredo executados ao vivo pela Banda Som e Arte, contratada pelo Estado, que também oferecerá o buffet. A presidente da Associação, Rose Duarte, assim que soube da nossa intenção, não se furtou em ceder o espaço para o baile carnavalesco”, disse Audir Santana.

Além de Rose Duarte, Audir também recebeu, em seu gabinete, a representante da Secretara de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Edi Araújo, para a formalização da parceria.

Os foliões convidados para o Baile fazem parte do projeto Vida em Movimento, realizado pela Prefeitura de Itaboraí e coordenado pela 1ª dama, Ana Maria Cardozo, que tem como objetivo resgatar a autoestima e o bem estar da população a partir dos 50 anos, proporcionando melhor qualidade de vida e evitando o sedentarismo.

Itaprevi realiza 5ª edição do programa Maturidade Saudável nesta terça-feira (25)

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi) realiza, na próxima terça-feira (25/02), às 8h, na sede da autarquia, a 5ª edição do programa Maturidade Saudável. Esta edição contará com a parceira da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, e da subsecretaria de Atenção Básica, da Saúde.

No evento, dedicado exclusivamente aos aposentados e pensionistas do Instituto, serão oferecidas inscrições (40 vagas) para visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), emissão do Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), distribuição de sementes e orientações de plantio e café da manhã.

Segundo o presidente do Itaprevi, Geraldo Saraiva, a cada mês o Maturidade Saudável busca inovar, atendendo às necessidades dos aposentados e pensionistas.

“Por meio de pesquisas entre os beneficiários, vamos obtendo informações e planejando ações que os agradem. Muitos solicitaram momentos de lazer, daí a ideia de fazer uma excursão, que vai agregar conhecimento e integração entre o grupo”, destacou Saraiva.

A visita ao CCBB, será guiada e exclusiva, voltada ao público do Itaprevi, e acontecerá durante o mês de março. A alimentação e o transporte ao local serão fornecidas em parceria com a Prefeitura de Itaboraí. Para a realização do Cartão SUS, será necessária a apresentação dos documentos de RG, CPF e comprovante de residência.
           
O Itaprevi fica localizado na Rua São João, nº 110, Centro.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Itaboraí faz seleção interna de professores para nova unidade de educação integral


A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), abre inscrições de 10 a 17 de março para o processo seletivo interno para professores da nova escola de educação integral, em Itambi.  São seis vagas para docentes concursados, sem a necessidade de tempo mínimo de atuação no município; duas para educação infantil; e quatro para o ensino fundamental I (1° ao 5° ano).

A inscrição será efetuada a partir da apresentação de currículo envelopado e preenchimento da ficha de inscrição, que deverá ser entregue na Semec, sendo lacrado e identificados nominalmente. As etapas seguintes serão: divulgação do resultado classificatório (18/03), prova de redação (19/03), entrevistas (21/03) e divulgação do resultado final (24/03).

Os selecionados irão compor o corpo docente da Escola Municipal Juíza Patrícia Lourival Acioli, em fase final de construção em Itambi. Ela funcionará em período integral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os docentes trabalharão no período de 44h semanais, divididos em períodos de atuação em sala de aula e planejamento pedagógico. A unidade fica na Rua José Binno Viana, s/n°, Grande Rio, em Itambi.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura fica situada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n° 18, Centro, Itaboraí.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Exposição gratuita “Carnavais no Carnaval”


 A prefeitura de Itaboraí, por meio de sua Fundação Cultural, abre nesta segunda-feira (24), às 19h, na Casa Heloísa Alberto Torres (Chat), a exposição “Carnavais no Carnaval”, uma mostra de fantasias e adereços das escolas de samba da cidade e de outras agremiações, como Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Grande Rio e outras, além de “abadás” de blocos carnavalescos, desenhos e imagens sobre os carnavais que já ocorreram no Município. A exposição vai até o dia 14 de março.



Segundo o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí (FCI), Cláudio Rogério Dutra, a mostra resgata a memória e a história do Carnaval de Itaboraí.
“A exposição visa mostrar um pouco da essência das antigas festas de rua e seus bailes de gala, num retorno ao passado dos inesquecíveis carnavais de Itaboraí”, destacou Dutra.
A exposição mostrará, ainda, a trajetória do itaboraiense Washington Luiz José da Costa, professor de Artes e patrono da Escola de Artes e Ofícios da cidade, que morreu em 1996. Washington foi carnavalesco das escolas de samba Unidos de Itaboraí e Unidos da Ponte.
A exposição, com entrada gratuita, fica aberta à visitação de segunda à quinta-feira, das 9h às 17h, e as sextas-feiras, das 9h às 22h. Durante o Carnaval (de 28 a 04/03), o horário de visitação será das 18h às 22h. A Casa  Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, n°303, Centro, Itaboraí.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

1ª Caravana da Juventude de Itaboraí começa neste sábado e vai até dezembro


A Prefeitura de Itaboraí realiza, a partir deste sábado (22/02), a primeira edição da Caravana da Juventude. A ação é realizada pela Coordenadoria da Juventude, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), e visa desenvolver atividades em diversas regiões da cidade, proporcionando a inclusão social de jovens de baixa renda.

O evento será mensal e percorrerá 12 bairros até dezembro, começando por Itambi, onde a ação deste sábado ocorre na quadra da Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira. O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, estará presente no evento.

“Não podemos deixar os nossos jovens na ociosidade. É obrigação do poder público oferecer lazer, esporte e cultura à população”, disse Audir.

Entre as atividades oferecidas na Caravana da Juventude estão batalha de MCs (rap), festival de talentos, slackline, le parkour, jogos diversos, rampa de skate, batalha dos passinhos, hip hop, cine vídeo e festival de pipas, sem cerol.

Segundo o coordenador da Juventude da SEMDS, Henrique Souza, a Caravana ocorrerá semre aos sábados, com atividades das 12h às 18h.

Confira abaixo as datas e locais das Caravanas da Juventude de Itaboraí

22/02 - Itambi - Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira

22/03 – Visconde - Escola Municipal Ver. Dimas Monteiro Nogueira

26/04 – Apolo - Escola Municipal Jornalista Alberto Torres

31/05 - Venda das Pedras - Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim

28/06 – Manilha - Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas

26/07 – Areal - Escola Municipal Prefeito Milton Rodrigues Rocha

09/08 - Outeiro das Pedras - Escola Municipal Professora Cecilia Augusta dos Santos

30/06 - Porto das Caixas - Escola Municipal Simaco Ramos de Almeida

27/09 – Cabuçu - Escola Municipal Pimentel de Carvalho

18/10 – Sambaetiba - Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes

29/11 – Pacheco - Local a ser definido

20/12 – Ampliação - Escola Municipal de Miranda Saraiva

Itaboraí entrega kits escolares aos alunos da rede municipal de ensino


A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), entregou, na manhã desta terça-feira (18), kits escolares aos estudantes da Escola Municipal Francisco Luiz Gonzaga, em Rio Várzea. A unidade conta com 135 alunos, divididos nos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1° e 2° ano). Na ocasião, o prefeito Helil Cardozo, acompanhado da secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, fez questão de entregar cada kit. Já vestidos com os novos uniformes, os jovens demonstraram satisfação ao receber o kit das mãos do chefe do Executivo.
“É muito gratificante ver a alegria no rosto de cada criança e ter a  certeza de que nenhuma delas será discriminada por não possuir um material didático apropriado”, ressaltou Helil Cardozo, que também conversou com os pais dos estudantes.
Todos os alunos das 87 unidades escolares do município irão receber, até o fim de março, seus kits escolares, que são diferenciados, de acordo com o segmento de ensino - da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - podendo conter cadernos, lápis de cor, hidrocor, massinha de modelar, giz de cera, tinta guache, cola, cola colorida, régua, tesoura, apontador, borracha, compasso e transferidor, entre outros.
A pequena Letícia Freire de Oliveira, 7 anos, foi a primeira a receber das mãos do prefeito seu kit escolar, e com um sorriso fez questão de tirar uma foto.
“Eu adorei meus materiais, tem coisas aqui que eu nunca vi na vida”, disse Letícia, observando suas colas coloridas.
           Mãe de etícia, Lineide Freire dos Santos, 24 anos, participou da entrega dos kits escolares e também agradeceu pelo “presente”.
“No fim do ano passado, fomos informados pela direção da escola que os alunos iriam receber seus próprios materiais, e hoje isso é concretizando. É uma tremenda economia, visto que moro de aluguel e estou esperando outro filho”, comentou Lineide, que veio do estado do Ceará para Itaboraí em agosto de 2011.
Já a secretária Susilaine Duarte ressaltou as vantagens de os alunos terem o material completo e poderem levá-lo para susa casas.
            “Eu espero que este kit escolar só venha a completar o trabalho desenvolvido pelas unidades escolares. Agora, todos os alunos têm o privilégio de ter seus próprios materiais e poder levar o material para casa, além de serem contemplados com mochila, estojo, tênis, uniformes e outros”, destacou Susilaine.
            A entrega dos kits escolares é realizada pela equipe diretiva da escola, orientada pela Semec a serem entregues aos responsáveis dos alunos.

Itaboraí tem projetos de saúde selecionados para Mostra em Brasília


Itaboraí teve dois trabalhos aprovados para participar da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, a mais importante do Brasil sobre o tema. O evento acontece em Brasília, de 12 a 15 de março, e deve reunir cerca de 10 mil pessoas entre profissionais, gestores e usuários dos serviços de saúde pública.

Os trabalhos de Itaboraí concorreram com 6.700 projetos de todo país. Após uma pré-seleção, os 900 relatos de experiências melhor classificados na avaliação terão 20 minutos para se apresentar nas Cirandas de Experiência. Desses, 480 projetos serão classificados e apresentados durante 10 minutos nos Dedos de Prosa.

Do Sudeste, foram selecionados 288 trabalhos entre todos os estados da região. De Itaboraí, das cinco inscritos, foram escolhidos “A Horta Escolar, uma vitória compartilhada – Ação intersetorial” e “A união das ACS e das usuárias na busca ativa da saúde da mulher”, ambos da Unidade de Saúde da Família de Santo Antônio, distrito de Manilha. O vencedor ganhará uma viagem para qualquer lugar do Brasil, além da publicação do projeto em veículos de comunicação voltados para o setor.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, as experiências estimulam a atuação dos profissionais, gestores e usuários da Atenção Básica.

“As iniciativas contribuem com a reflexão e a constante melhoria nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS): a Atenção Básica”, afirmou Edilson.

Projetos

O programa “A Horta Escolar uma vitória compartilhada – Ação intersetorial” utiliza técnicas de plantio para ensinar às 260 crianças da Escola Municipal Neusa Salles a importância da alimentação saudável para melhoria da qualidade de vida dos estudantes. O projeto também prevê atividades físicas, palestras e avaliação do peso e altura.

“Os agentes comunitários tiveram a ideia de fazer uma horta e colocaram a mão na massa, ou melhor, na terra. A aceitação dos alunos foi grande e muitos já levaram mudas para serem plantadas em casa. As crianças aprendem a se alimentar melhor e, com isso, já percebemos uma diminuição significativa nos índices de anemia e obesidade”, explica a enfermeira Aline Bastos.

Já no projeto “A união das ACS e das usuárias na busca ativa da saúde da mulher”, os agentes convidam para um dia de beleza todas as pacientes que costumavam faltar ao exame preventivo previamente agendado.

“As usuárias eram chamadas para fazer, gratuitamente, hidratação, massagem capilar e depilação da sobrancelha. Nosso objetivo foi inovar nesta rotina e fazer com que a paciente se sentisse mais tranquila e relaxada para fazer o exame”, esclareceu Aline.

Saiba mais

A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família é um evento que busca valorizar as experiências cotidianas dos profissionais e estimular o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. O objetivo do encontro é contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. O evento será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Itaboraí terá Abrigo da Criança e Adolescente

O prefeito Helil Cardozo inaugura, na próxima segunda-feira (24/02), no Centro de Itaboraí, o Abrigo Institucional da Criança e Adolescente Dr. Ewaldo Saramago Pinheiro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18/02) pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, durante a entrega, no Esporte Clube Comercial, dos novos coletes que serão usados pelos servidores da Secretaria, especialmente nas ações externas.

“A instituição terá capacidade para abrigar 20 crianças e adolescentes com problemas de quebra familiar. O atendimento será feito por uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, cozinheiros e assistentes de serviços gerais”, explicou Audir. “As crianças e adolescentes ficarão abrigadas num período curto, no máximo um mês, aguardando a decisão da justiça sobre o retorno ao convívio com os pais e parentes ou até mesmo adoção. As crianças e adolescentes da nossa cidade, por falta de abrigo, eram levadas para instituições de Tanguá e Saquarema”.

Audir Santana explicou, ainda, que em respeito à legislação em vigor, o endereço da instituição não pode ser divulgado publicamente. O homenageado, Saramago Pinheiro, que morreu recentemente aos 99 anos, dedicou toda a sua vida profissional a Itaboraí, onde também dá nome a uma rua no bairro do Outeiro das Pedras. Político de grande influência no antigo Estado da Guanabara e no Estado do Rio de Janeiro entre as décadas de 1950 e 1970, foi duas vezes eleito deputado federal e 9 vezes exerceu o mandato de deputado estadual, sendo por duas vezes presidente da Alerj.

“Ele (Saramago) era advogado, professor e pecuarista. Defendia as políticas de incentivo à agricultura e foi fundador e presidente da antiga Acar-RJ, hoje Emater-RJ. Natural de Niterói, aos 21 anos se formou em direito e começou a advogar em Itaboraí e Saquarema, defendendo lavradores pobres”, disse a médica Walkyria Saramago Pinheiro, que participará da inauguração do Abrigo que levará o nome de seu pai.

A partir de agora, os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) dos programas Creas, Cras, Proteção Especial, Bolsa Família, Peti e Projovem utilizarão no dia a dia o colete nas cores azul e verde com detalhes em cinza.

Em Itaboraí idosos iniciam Ano Letivo de 2014


O Ano Letivo 2014 começou   em Itaboraí para 64 integrantes do projeto Vida em Movimento, que atende a pessoas a partir dos 50 anos de idade na cidade. Elas foram inseridas pela Prefeitura no segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e estudam na própria sede do projeto, onde funciona um anexo da Escola Municipal Therezinha de Jesus Pereira da Silva.
A primeira-dama e coordenadora do Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, deu às boas-vindas aos “veteranos” e “novatos”, e comentou da sua felicidade em vê-los novamente.
“Tê-los aqui é maravilhoso. A casa estava triste sem vocês. Espero que este ano que se inicia seja repleto de aprendizado e conhecimento”, disse Ana Maria.
No primeiro dia de aulas, também foram entregues a camisa do uniforme, nas cores branca e azul, com a marca do projeto Vida em Movimento. O local conta com cinco salas de aula, divididas da 1ª a 5ª fase da EJA. Os alunos receberão ainda o kit de material escolar, composto por caderno espiral de 10 matérias, caderno de desenho, lápis, borracha, hidrocor, lápis de cor, apontador, cola, tesoura e mochila, entre outros itens.
As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, nos turnos manhã (7h às 11h) e tarde (13h às 17h), com disciplinas de Português, Matemática, Geografia, Ciências, História e Artes. Todas voltadas para o cotidiano e experiência de vida de cada aluno.
Ainda segundo a coordenadora do projeto, atualmente as aulas são legalizadas, com professores cedidos pela secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec).
“Conseguimos legalizar tudo no segundo semestre de 2013. Antes, eles não tinham uma vida escolar, estudavam todos misturados e sem perspectiva de crescimento. Como professora concursada da rede, eu não poderia deixar continuar desta maneira”, enfatizou Ana Maria.
A aposentada Terezinha Vitorino dos Santos, 73 anos e aluna da 1ª fase da EJA, fez questão de comparecer ao primeiro dia de aula e conhecer os novos colegas de turma.
“Ano passado eu estudava na Escola Municipal Padre Hugo Montedônio Rego, em Três Pontes. Decidi mudar por conta do horário, que era à noite. Aqui fica mais fácil e tranquilo para eu estudar, além do mais, são pessoas como eu, da mesma faixa etária”.
Moradora de Itambi, a aluna Maria de Fátima Mizael, 59 anos, diz estar focada nos estudos.
“Quero recuperar o tempo perdido, e tenho fé que vou aprender. Há mais de 20 anos não entro em uma sala de sala. Assim que fiquei viúva, tive que ir trabalhar e cuidar dos meus dois filhos, mas agora que estão todos criados e casados, vou pensar em mim. É horrível depender de outras pessoas para ler e escrever”, ressaltou Maria.
Segundo a professora Edmara Cardoso Mangueira, o trabalho requer paciência, mas é gratificante.
“Realizamos um estudo diferenciado, voltado para a vivência deles. Aqui, todos aprendem. É uma troca de saberes. Existe um grau de dificuldade alto, mas eles são focados e querem aprendem ao máximo”.
Há vagas
Para quem se interessar em estudar na EJA do Vida em Movimento, ainda há vagas para o turno da tarde. A preferência é para as pessoas já participantes do projeto. Basta comparecer a sede do Vida em Movimento, com a seguinte documentação: RG, CPF, transferência escolar (caso haja), comprovante de residência e duas fotos 3x4.
A sede do projeto Vida em Movimento fica na Rua Vicente Celestino, n° 122, Centro, Itaboraí
Vida em Movimento
O projeto atende aproximadamente 2 mil inscritos com mais de 50 anos no município. O objetivo é resgatar a autoestima e proporcionar melhor qualidade de vida. Ao todo, são 25 polos por toda a cidade, com atividades físicas. Além de aulas de hidroginástica, informática, dança de salão, corte e costura, pintura em tela, pintura em tecido, crochê, tricô e vagonite, entre outros.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Prefeito de Itaboraí vai à Câmara e anuncia planos para 2014


Itaboraí vai sofrer uma grande transformação a partir deste ano, e não faltarão recursos para que sejam feitos os investimentos necessários, já que o município, por meio de um planejamento iniciado em 2013, proporcionou fluxo de caixa suficiente para garantir as contrapartidas exigidas pelos convênios realizados com os governos estadual e federal. A boa notícia foi dada pelo prefeito Helil Cardozo nesta terça-feira (18/02), durante a abertura do Ano Legislativo na Câmara de Vereadores. Helil também ressaltou que recursos próprios do município e as verbas obtidas por meio de emendas parlamentares irão contribuir bastante para o aumento dos investimentos municipais.

“O ano de 2013 foi de ajustes para a cidade, e agora, com muito trabalho, vamos colher os frutos”, afirmou Helil Cardozo.

Helil entregou ao presidente da Casa, Marcos Araújo, um documento contendo a relação das ações desenvolvidas pelo Executivo em 2013 e também o planejamento para este ano. Sobre os investimentos previstos para 2014, o prefeito de Itaboraí ressaltou, entre outras ações, a reforma total da Avenida 22 e Maio, principal via da cidade, a partir de um convênio com a Secretaria de Estado de Obras, que será assinado após o Carnaval.

“A administração anterior não cumpriu os compromissos com o programa Somando Forças, do governo estadual. Vamos resolver estas pendências e assinar o convênio logo após o Carnaval. Serão aplicados R$ 190 milhões em toda 22 de Maio, que terá ciclovia, fiação subterrânea, drenagem, viaduto, novos acessos e 11 semáforos modernos que poderão ser comandados até por meio de um celular, transformando a via numa onda verde”, garantiu Helil Cardozo. “É preciso lembrar que a Avenida 22 de Maio ainda não é totalmente monitorada hoje porque o governo anterior não teve fluxo de caixa e perdeu uma verba de R$ 8 milhões disponibilizada pelo Ministério da Justiça para este fim”.

O prefeito também ressaltou as verbas obtidas pela cidade a partir de diversas idas a Brasília, onde Helil costuma apresentar projetos e solicitar verbas a parlamentares e órgãos do Executivo Federal.

“Conseguimos, em Brasília, R$ 70 milhões para várias obras. Desse montante, R$ 15 milhões serão utilizados para a reforma do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior. Também será reformado o Teatro Municipal e começarão, em dois meses, as obras de construção de um Centro de Reabilitação em Venda das Pedras. Além dessas verbas, o Ministério das Cidades também liberou R$ 46 milhões que serão aplicados em benfeitorias em alguns bairros como Vila Gabriela, Santo Antônio e Helianópolis”, disse Helil.

O prefeito, que foi à Câmara acompanhado de seu chefe de gabinete, Marcio Lisboa, falou ainda que uma equipe da prefeitura retorna nesta quarta-feira (19/02) a Brasília para tentar a viabilização de mais recursos federais, da ordem de R$ 110 milhões, e que a Prefeitura também conta com mais R$ 35 milhões obtidos por meio de emendas parlamentares.

Itaboraí arrecada 1,5 tonelada de alimentos durante campeonato de showbol


Cerca de 1,5 tonelada de alimentos foi arrecadada nos três dias de jogos do Campeonato Carioca de Showbol, realizado no Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão), em Itaboraí. Nesta segunda-feira, um dia após o fim do evento, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, e o secretário de Esporte e Lazer, Sérgio Gil, foram ao Alzirão para iniciar o processo de recolhimento das doações, que serviram como ingresso no evento.
Artigos como feijão, arroz, fubá e outros gêneros alimentícios serão distribuídos pela Prefeitura para a população mais carente, cadastrada no Programa Bolsa Família. Audir Santana elogiou a generosidade da torcida e o bom nível do evento realizado em Itaboraí.
“Sem dúvidas, o resultado superou a minha expectativa. É muito bom saber que, além do espetáculo esportivo ter sido bem-sucedido, recebemos esse legado maravilhoso”, disse Audir Santana.
Os alimentos serão organizados em forma de cestas básicas, e a distribuição deve se iniciar em até uma semana, com previsão de conclusão até o fim deste mês.
“Grandes eventos como esse só trazem benefícios. E Itaboraí demonstrou que está preparada para recebê-los. Durante o ano, nossa pretensão é aliar cada vez mais o esporte à inclusão social em nossa cidade”, disse Sérgio Gil.
Showbol
Os jogos do Grupo B do Campeonato Carioca de Showbol foram disputados em Itaboraí entre a última quinta-feira (13/02) e o domingo (16/02). O time da casa terminou a rodada invicto e como líder do grupo, se classificando para as semifinais após vencer o Flamengo e o Casimiro de Abreu, e empatar com o Fluminense. As decisões vão ocorrer em Itaguaí, com os seguintes confrontos: Itaboraí x Botafogo e Vasco x Fluminense.

Itaboraí reduz em 89% casos notificados de dengue


Itaboraí iniciou o ano com queda de 89% no número de notificações de dengue no município. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, em janeiro de 2013 foram registrados 430 casos da doença, enquanto no mesmo período de 2014 foram contabilizados 48, sem registro de óbito.

A queda também foi apontada pelo primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado este mês na cidade. O mapeamento registrou um índice de 2,1%, representando queda de 0,3% em relação ao último levantamento, realizado em outubro.

O monitoramento para traçar o mapa da dengue em Itaboraí foi realizado em 40 mil residências espalhadas por toda a cidade. Agentes de controle de endemias, supervisores de campo e técnicos de laboratório fizeram a inspeção domiciliar com o intuito de mapear as áreas mais propensas à proliferação do mosquito da dengue.

“No início da nossa administração, em janeiro de 2013, encontramos a cidade sofrendo com a epidemia de dengue, agravada pela falta de medicamentos e profissionais de saúde. Trabalhamos duro, e conseguimos enfrentar a crise”, afirmou o prefeito Helil Cardozo, exaltando o trabalho conjunto de toda a sua equipe.

Para o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, o LIRAa mostra que a participação da população e a ação integrada da Prefeitura estão dando resultado.

“A luta contra a dengue se deve, principalmente, a diversas ações de prevenção que continuam sendo realizadas pela Prefeitura, como a campanha contra o lixo nas ruas, a eliminação de criadouros do mosquito em terrenos baldios por meio de mutirões nos bairros, a aplicação de inseticidas em áreas prioritárias, as capacitações dos profissionais e a intensificação dos trabalhos dos agentes de endemias nos distritos”, afirma Edilson Francisco.

O subsecretário de Vigilâncias em Saúde, Geraldo Vieira Sobrinho, ressalta que o número de casos notificados também reflete a sensibilização dos profissionais de Saúde e a mobilização da comunidade em relação à prevenção aos cuidados com a doença.

“O trabalho de enfrentamento à dengue é contínuo e conta com o apoio da população. É preciso eliminar os lugares que favoreçam a reprodução do mosquito. A regra básica é não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente, afinal, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Cada morador deve evitar que sua residência seja um foco de dengue”, reforçou Sobrinho.

Telefone à disposição

Quem quiser denunciar situações que possam causar o avanço da doença no município, além de tirar dúvidas sobre a dengue e informar casos suspeitos, pode ligar para 2639-8176.

Em janeiro de 2013, no início da atual gestão municipal, a cidade enfrentava uma grave epidemia de dengue. O prefeito Helil Cardozo decretou, no quarto dia de governo, situação de emergência na área da Saúde. Após um intenso trabalho dos agentes de combate a endemias, realizado em parceria com a subsecretaria estadual de Governo, Itaboraí conseguiu superar o problema.

Vencida a primeira batalha, Helil Cardozo determinou a realização de um plano de trabalho para prevenir futuras epidemias e garantir mais saúde e tranquilidade à população.

“É papel da administração pública zelar pela saúde e qualidade de vida do cidadão. Por isso, em nossa administração, planejamento e prevenção são prioridades” completou o prefeito.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

'Prefeitura perto de você' recebe 10 mil pessoas em Cabuçu


A região de Cabuçu, sexto distrito de Itaboraí, recebeu, neste sábado (15/02), a primeira edição de 2014 do programa "Prefeitura Perto de Você". Realizado na Escola Municipal Pimentel de Carvalho, o projeto levou um mutirão de serviços de utilidade pública e ações nas áreas de saúde, educação, lazer e cultura aos moradores locais. O evento também contou com a participação da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil e de juízes de Direito do Fórum de Itaboraí.
Contando com o apoio de mais de 300 voluntários, cerca de 10 mil pessoas aproveitaram os serviços gratuitos, somando 6.082 atendimentos, das 9h às 17h. Como em todas as edições do evento, o prefeito Helil Cardozo montou seu gabinete no local e prestou atendimento direto à população, assim como o seu secretariado.

"O 'Prefeitura Perto de Você' está mudando para melhor a vida dos cidadãos de Itaboraí. A cada edição, mais pessoas ganham dignidade e têm seus direitos reforçados, com acesso facilitado à Justiça e a ações de cidadania, com a obtenção de serviços que nem sabia que poderiam conseguir de graça, como a confecção de óculos de grau, por exemplo", afirmou Helil Cardozo ao lado do vereador Zé Manel (PV), também presente à ação. "O que mais me deixa entusiasmado com este projeto é que a cada ação mais voluntários querem participar, contribuir com seu tempo e conhecimento, fazer o bem sem olhar a quem. Isso nos motiva e dá ânimo para que possamos fazer cada vez mais", acrescentou o prefeito.
Cidadania

Uma hora antes do início das atividades, duas filas de quase 500 metros cada uma já haviam sido formadas por pessoas interessadas no serviço de conversão de união estável para casamento e outra para as demais atividades oferecidas.

Às 4h da manhã, um casal já aguardava o momento dizer o "sim" à frente do juiz. A dona de casa Maria Elizabete da Silva, 53 anos, e o porteiro Moacir Freire de Castro, 61 anos, ambos moradores de Cabuçu, foram os primeiros a chegar. Os noivos explicaram que, apesar da idade, a paixão é recente.

"Moramos juntos há dois anos e essa é a segunda vez que casamos, porque somos divorciados. A Bete, minha mulher, é linda, muito tranquila e gosta de cuidar de mim. Acredito que o amor não tem idade e nunca é tarde pra gente ser feliz", sorriu "Seu" Moacir.

E não tem mesmo. Que o diga o casal mais idoso da fila, o lavrador aposentado Francisco Barcelos, 88 anos, e a dona de casa Amélia Pinto, 83 anos. Juntos há 64 anos, os moradores do bairro Curuzu tiveram como uma das testemunhas do casamento, uma das filhas do casal, de 63 anos.

 "Estávamos ansiosos para oficializar a união que, na prática já existe há muito tempo. Dedicamos nossa vida um ao outro, criamos nossos filhos e achamos por bem casar porque esta é a vontade de Deus e da minha Amélia, que é realmente uma mulher de verdade, como diz a famosa música", disse Francisco.

Indagado sobre a lua-de-mel, o ex-lavrador foi categórico:

"Se eu casei, agora eu tenho direito, né?, afirmou Francisco, provocando risos.

Serviços

Durante oito horas de atividades, o "Prefeitura Perto de Você" ofereceu também serviços de saúde, educação, expedição de documentos, orientação jurídica, banco de empregos, cadastramento para benefícios sociais e recreação infantil, entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu exames de vista - por meio do projeto Enxergar Bem - serviços de saúde bucal, produção de prótese dentária, saúde da mulher, ações anti-tabagismo, informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e distribuição de preservativos, além de combate à dengue, aferição de pressão arterial e medição da taxa de glicose.

A emissão de documentos foi uma das atividades mais procuradas e elogiadas pelos moradores. Marcaram presença na ação social a Fundação Leão XIII, o Detran, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itaboraí e a Secretaria Municipal de Fazenda. Houve isenção de taxa para emissão de carteiras de identidade e de trabalho, certidões de nascimento, casamento e óbito.

Foi o caso do lavrador Paulo César Fernandes da Silva, 68 anos. Morador de Cabuçu desde que nasceu, ele aproveitou a chance para solicitar a segunda via da carteira de identidade e fazer uma nova prótese dentária.

Quem também gostou da iniciativa foi a doméstica Glauci Ferreira da Cunha, 44 anos. Moradora do bairro Iguá, soube pelo outdoor instalado próximo à sua casa que a Prefeitura iria fazer no sábado a ação social em Cabuçu e não perdeu tempo.

"Solicitei a segunda via da minha certidão de nascimento, fiz o cartão do SUS e me inscrevi no Sine. Este projeto é excelente, oferece muitos serviços em um só lugar e a gente pode resolver vários problemas em um dia", comemorou.
O operador de elevadores Cristiano dos Santos Madeira, 35 anos também marcou presença e aproveitou os serviços oferecidos.

"Essa é a primeira que vou a uma ação social e estou achando muito eficaz e rápido. Dá menos trabalho para correr atrás dos documentos. Vim tirar a identidade e trouxe meus filhos para brincar um pouco. Fico sem tempo em dia de semana", contou Cristiano, pai de dois meninos.
A mobilização também ofereceu oficinas de artes, distribuição de sementes, cadastramento para o Bolsa Família, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A Procuradoria do Município deu orientações jurídicas aos cidadãos, enquanto a Ouvidoria registrou as sugestões e necessidades da população.

"O Prefeitura Perto de Você é importante porque aproxima efetivamente a Justiça e os serviços públicos do cidadão, além de contribuir para transformar a realidade destas pessoas com informações úteis sobre seus direitos", afirmou o vereador Zé Manel (PV), que esteve acompanhado dos parlamentares Irmão Caio (PSC), Rosana Rosa (PC do B), Clemilson Mixaria (PSDB) e Ézio Barcellos (PRTB).
Realizado desde agosto do ano passado, o Prefeitura Perto de Você já visitou os bairros de Reta Nova, João Caetano (Itambi), Manilha, Jardim Itamarati (Visconde) e Nova Cidade. E em 2014, estará em mais pontos estratégicos da cidade para levar mais serviços e atender a população. A próxima edição da ação social acontecerá no bairro Quissamã, no dia 29 de março.

Itaboraí seleciona educadores sociais para escola em tempo integral

Entre as oportunidades estão vagas para professores de música, jogos de tabuleiro e lutas


A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), realiza, até 10 de março, inscrições para o processo de seleção pública simplificada para contratação temporária de 14 educadores sociais. Os contratados irão atuar na nova unidade escolar do município, a Escola Municipal de Tempo Integral Juíza Patrícia Lourival Acioli, em Itambi, com previsão de inauguração ainda neste primeiro semestre.
A escola, um projeto piloto na rede municipal de ensino, contará com aproximadamente 400 alunos, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano).  A contratação dos profissionais se dará por período de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses, a critério da Semec.
Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, este processo visa possibilitar que o professor cumpra sua carga horária, reservada ao planejamento, estudo e avaliação, e que os alunos sejam atendidos durante todo o dia.
“Assim, conseguimos beneficiar docentes, estudantes e educadores sociais. O objetivo da contratação é contribuir para a formação escolar de crianças e adolescentes, através de extensão curricular e da permanência dos alunos por mais tempo na escola.
Vagas
As vagas são para as modalidades de Dança, Teatro, Banda, Coral, Balé, Jogos de Tabuleiro, Libras (Língua Brasileira dos Sinais), Musicalização e Atividades Rítmicas para Educação Infantil, Lutas, Violão e Flauta, Capoeira, Artes Visuais, Jogos de Quadra e Street Dance.
Dentre as atribuições dos profissionais estão participar do planejamento das atividades escolares juntamente com a coordenação e direção da escola, envolver-se na elaboração de projetos pedagógicos, organizar parcerias com a comunidade e  acompanhar o desempenho escolar dos alunos.
Para concorrer à vaga de educador social, com carga horária de 20h semanais e remuneração mensal de R$ 800, os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos, ensino médio completo, habilidade comprovada e requisitos básicos exigidos para o exercício da função.
A inscrição será efetuada a partir da apresentação de currículo envelopado e preenchimento da ficha de inscrição, que deverá ser entregue na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sendo lacrados e identificados nominalmente. As etapas seguintes serão: análise de currículo e documentação comprobatória (13 a 17/03), resultado parcial a ser fixado na sede da Semec (19/03), prazo de recurso (20/03), período de entrevistas (01 a 25/03) e resultado final a ser fixado na sede da Semec (26/03).

Os candidatos convocados deverão comparecer entre os dias 28 e 29 de março  na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí, no horário das 09h às 12h e 14h às 16h, para assinatura do instrumento contratual munidos dos seguintes documentos: PIS/PASEP, Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, duas fotos 3x4 e certidão de nascimento ou casamento.
A Semec fica situada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n° 18, Centro, Itaboraí.
         O edital de seleção pública simplificada n°003/2014, com mais informações, incluindo o requerimento de inscrição e modelo de currículo aos candidatos está disponível no site da Prefeitura de Itaboraí (www.itaborai.rj.gov.br).

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Invicto, Itaboraí lidera Grupo B do Carioca de Showbol após empate com o Fluminense


A equipe de Itaboraí terminou invicta a primeira fase do Campeonato Estadual de Showbol e lidera o Grupo B da competição, após vencer o Flamengo e o Casemiro de Abreu, e arrancar um empate do Fluminense nos jogos disputados de sexta (14/02) a domingo (16/02) no Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão. O evento contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Motivado pelas vitórias sobre o Rubro-Negro (8 a 4) e o time de Casimiro de Abreu (8 a 7), os itaboraienses enfrentaram um jogo duro diante dos tricilores, que chegaram a abrir vantagem de 4 a 1 no marcador. Mas os jogadores de Itaboraí, incentivados pela torcida local, conseguiram reagir, e conseguiram um empate em 5 a 5. Os dois times terminaram a chave com sete pontos, mas o saldo de gols garantiu a equipe da casa na liderança.

O Fluminense agora enfrenta o Vasco, líder do Grupo A, na semifinal. Já o Itaboraí irá encarar o Botafogo. A fase final será na cidade de Itaguaí (RJ).

Os gols do Fluminense foram marcados por Marcelo Cardoso (contra), Serginho, Jackson, Alexandre e Braz. Por Itaboraí, marcaram Marcelo Cardoso (2), Andrezinho (2) e Camilo.

No jogo dos eliminados, o Flamengo conseguiu sua única vitória na primeira fase, batendo o Casimiro de Abreu por 10 a 6. Os destaques foram Djalminha e Braga, com dois gols marcados cada um.

Assim como nos outros dias, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, prestigiou a última rodada desta fase, e elogiou a qualidade da competição.

“Estamos muito satisfeitos com a qualidade do futebol apresentado, principalmente pelo nosso time, que termina essa fase na liderança, e também por colaborarmos com este evento realizado em nosso estádio municipal”, disse Helil Cardozo. “Queremos, cada vez mais, que Itaboraí seja a sede de competições desse nível”.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, também prestigiou o evento.

“Itaboraí deu um duplo exemplo de eficiência, com nossa equipe superando os grandes clubes cariocas e nosso estádio servindo como palco para um evento dessa importância”, afirmou Audir.

Já o secretário de Esporte e Lazer, Sérgio Gil, ressaltou o empenho da equipe de sua secretaria.

“Foi um trabalho em conjunto, que contribuiu para que os jogos fossem realizados em alto nível. Estão todos de parabéns”, disse o secretário.

Itaboraí garante enxoval a bebês que nascem no Hospital Municipal


As mulheres que dão à luz na maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Itaboraí, recebem um enxoval novinho assim que têm alta hospitalar. O presente faz parte do programa "Gerando Vidas", ação pioneira da gestão do prefeito Helil Cardozo, que visa garantir o melhor cuidado às mães e ajudá-las nos primeiros meses de vida do bebê.

O kit é entregue, inclusive, às mães que não moram na cidade. O enxoval contém cobertor, toalha, trocador, toalhas de boca, calça em malha, macacão curto e comprido, touca, sapato e roupa de pagão. Dependendo do sexo da criança, a cor predominante do kit pode ser rosa ou azul. Tudo vem  acondicionado numa bolsa especialmente confeccionada para o programa.

Desde novembro de 2013, a Prefeitura já distribuiu cerca de 250 bolsas. A maternidade realiza, em média, 120 partos por mês, sendo 70 normais e 50 cesarianas. São feitos, ainda, 900 atendimentos ginecológicos/obstetrícios no setor, divididos entre cirurgia eletiva e emergencial, internação e acolhimento de gestantes em risco.

O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, ressalta a importância do programa no sentido de auxiliar muitas mães sem condições financeiras para comprar o primeiro enxoval dos filhos.

“Estamos proporcionando dignidade às nossas crianças desde as primeiras horas de vida”, destacou o secretário. “As mães esperam ansiosas a hora de receber o kit. Algumas já chegam à maternidade pedindo a bolsa. Este presente representa um diferencial no atendimento, mas a nossa preocupação, em primeiro lugar, é com o bem-estar do bebê e da mãe”, afirmou.

Após dar à luz o quinto filho, a dona de casa Viviane dos Santos, 28 anos, ganhou uma bolsa e roupinhas cor-de-rosa para cuidar da filha Rafaele.

“Fui muito bem atendida desde que cheguei ao pré-parto. Não sabia que iria receber esta bolsa. Fiquei muito feliz. Será de grande utilidade para minha filha”, disse a moradora de Marambaia.

Já Rosângela de Oliveira, 35 anos, moradora de Visconde, recebeu a bolsa na cor azul, que irá ajudá-la, principalmente, nas primeiras semanas.

“Não deu tempo para comprar o enxoval dele, que nasceu de oito meses. Fiquei sabendo hoje que ganharia este kit maternidade, que é muito bonito. Meu bebê vai para casa vestindo o macacãozinho. Vai ficar lindão!”, destacou a mãe do pequeno Matias, seu quarto filho.

As mães que dão à luz no Hospital Municipal de Itaboraí recebem, ainda, instruções sobre aleitamento materno, vacinação, higiene do coto umbilical e genital, formas de prevenção da gravidez durante o período de resguardo e cuidados com a alimentação. Os recém-nascidos são imunizados com as vacinas BCG e Hepatite B, e passam por testes de Triagem Neonata (Pezinho) e do reflexo vermelho (Olhinho), além de receber encaminhamento para o exame da Triagem Auditiva Neonatal (Orelhinha) na Policlínica de Manilha.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Itaboraí: realizou I Seminário sobre Código Florestal e Zoneamento

A Prefeitura de Itaboraí  realizou, na terça-feira (04/02), no Salão Nobre da Prefeitura, o I Seminário sobre Código Florestal e Zoneamento, que contou com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a participação de produtores rurais e da população em geral.
“Ao longo do processo de licenciamento e até mesmo do atendimento geral que fazemos na Secretaria, observamos que algumas pessoas desconhecem a existência da legislação. E muitas têm dúvidas sobre o zoneamento e o Código Florestal. Para isso, pensamos em traduzir seus conteúdos para uma linguagem mais acessível, além de fortalecer o diálogo com a população, que é fundamental”, disse André Pereira, subsecretário municipal de Meio Ambiente.
O evento foi aberto pela a gerente do serviço florestal do Inea, Julia Bochner. Ela falou sobre a Lei 12.651/12, que apresenta o Novo Código Florestal. Durante a palestra, foram abordados temas como Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e incentivo à preservação e recuperação do meio ambiente.
Em seguida, o engenheiro florestal Ciro Moura, que coordena o convênio Petrobras/Inea/Ecoatlântica, falou sobre os benefícios diretos e indiretos da restauração florestal para a propriedade rural, chamando a atenção para o fato de que, em todo o mundo, são destruídos cerca de 13 milhões de hectares de vegetação, o que equivale a mais de duas vezes o estado do Rio de Janeiro.
“Foi um evento muito bom, pois serviu para nos dar mais conhecimento de causa. Eu tinha muitas dúvidas sobre APP, e hoje pude esclarecer muita coisa”, disse Cláudio Augusto Pereira, pecuarista com propriedade em Duques.
O encerramento coube ao subsecretário municipal de Urbanismo, Adolfo Moreau, que falou sobre o Código Florestal e o zoneamento de Itaboraí.

Itaboraí terá observatório da Fiocruz

Instituição terá observatório na cidade para elaborar Plano de Monitoramento Epidemiológico
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Audir Santana, recebeu representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para acertar os últimos detalhes de um acordo de cooperação a ser assinado este mês entre o município e a instituição, que prevê a instalação de um observatório da Fiocruz na cidade. A ação permitirá, ao longo de 48 meses, a realização de um diagnóstico amplo sobre aspectos locais relacionados à saúde, meio ambiente e desenvolvimento social, além da realização de seminários e cursos de capacitação para servidores municipais dessas áreas.
Com a instituição do acordo, pela primeira vez Itaboraí vai contar com um espaço físico da Fiocruz instalado na cidade. O município cederá o local adequado para o funcionamento do observatório. O acordo técnico-científico vai resultar no desenvolvimento, pela Fiocruz, do Plano de Monitoramento Epidemiológico na Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
“Para nós, é de grande importância podermos contar com essa parceria junto à Fiocruz, uma instituição altamente gabaritada, que nos ajudará a dar ainda mais qualidade às diversas políticas públicas implementadas em Itaboraí”, disse Audir Santana.
Segundo o acordo, por meio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, a Fiocruz apoiará o Município no planejamento de ações voltadas às áreas de saúde e ambiente, além de dar suporte a oficinas de trabalho, seminários e cursos de capacitação técnica aos servidores públicos. A instituição também vai disponibilizar a Itaboraí todos os dados obtidos ao longo da elaboração do Plano de Monitoramento Epidemiológico.
Ao Município, cabe disponibilizar um espaço físico adequado para a instalação do observatório e contribuir com os técnicos da Fiocruz para que tenham fácil acesso às comunidades e outros locais da cidade. Técnicos da Prefeitura também irão colaborar na elaboração do Plano de Monitoramento.
“Já vínhamos atuando no último ano em Itaboraí, e temos de comemorar a instalação de um espaço físico no qual poderemos trabalhar em melhores condições na cidade”, disse Luciano Toledo, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública e coordenador-geral do Plano de Monitoramento Epidemiológico. “Além de fazermos o levantamento e o diagnóstico da situação em Itaboraí, vamos capacitar 25 servidores municipais”, completa Toledo.
A ação da Fiocruz em Itaboraí conta, ainda, com o apoio do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que cederá estudantes no último período de formação para atuarem no projeto.

Mais de 6 mil meninas serão vacinadas contra HPV em Itaboraí


Em Itaboraí, 6.200 meninas de 11 a 13 anos deverão receber, entre os dias 10 de março e 10 de abril, a primeira dose contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero. A doença é a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

As doses serão distribuídas durante campanha de mobilização ao público-alvo e estará disponível em todos os postos de saúde do município ao longo do ano. A segunda dose deverá acontecer dos dias 01 a 12 de setembro. E a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.

Será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose.

Também será promovido, em parceria com a secretaria municipal de Educação e Cultura, a vacinação em escolas públicas e privadas. Para orientar esta mobilização, o Ministério da Saúde vai distribuir informe técnico aos estados e municípios e, em fevereiro, inicia a capacitação a distância aos profissionais de saúde e professores. Também está previsto reforço nas escolas sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Concurso público do IFF inclui vagas para o novo campus de Itaboraí


Estão abertas, até 21 de fevereiro, as inscrições para o concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). As 167 vagas são distribuídas pelos quatro Núcleos que representam as regiões onde o IFF atua através de seus campi, incluindo 22 vagas para o Núcleo IV, que compreende o município de Cabo Frio e também Itaboraí, onde a instituição contrói um campus, em terreno cedido pela Prefeitura. As oportunidades são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com taxa de inscrição de R$51.

A novidade este ano é a oferta de vagas para os cargos de tecnólogo em design, Gestão e Informação e Comunicação. Há, ainda, oportunidades para diversas outras atividades profissionais, como assistente de alunos, auxiliar de biblioteca, operador de máquinas agrícolas, assistente em administração, desenhista técnico, técnico de laboratório e muitas outras.

“O concurso está relacionado à ampliação das nossas ações no sentido de aperfeiçoar o trabalho nos campi existentes e promover um investimento nas novas unidades em construção”, destacou o reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas.

No momento da inscrição, o candidato deverá escolher o cargo e o Núcleo que compreende o campus, Reitoria ou unidade do IFFonde pretende atuar. Os vencimentos básicos, de acordo com o nível, variam de R$1.562,23 a R$3.230,88.

O concurso compreenderá prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos a ser aplicada no dia 13 de abril de 2014. O resultado final será divulgado no dia 07 de maio de 2014. O Edital nº. 05/2014 com todas as informações e o link de inscrição podem ser acessados no Portal do IFF <http://portal.iff.edu.br/concurso2014/>.


IFF Itaboraí

Itaboraí receberá, ainda este ano, o primeiro campus do IFF na Região Metropolitana, que está sendo construído em uma área central com aproximadamente 35 mil m², na rua Isaura Pantoja s/n, próximo ao Restaurante Popular. Foi elaborado um projeto arquitetônico básico com blocos administrativos e pedagógicos, aproximadamente 20 laboratórios, biblioteca, auditório, 12 salas de aula e ginásio esportivo. O projeto final será adequado aos cursos a serem oferecidos pelo campus.

Em outubro de 2013, representantes de diversos setores da sociedade participaram de uma audiência pública realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, com o objetivo de debater questões relativas à atuação do IFF no município. Na ocasião, gestores municipais, estudantes, professores, servidores públicos, funcionários do Comperj e representantes da população em geral compareceram ao encontro, que teve como principal objetivo ouvir da sociedade suas demandas e necessidades em relação ao ensino profissional, a fim de se disponibilizar cursos adequados nos programas educacionais do IFF na cidade.

Na ocasião, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, saudou a chegada do IFF à cidade.

"Quero que Itaboraí não seja conhecida apenas pelo Comperj, mas também como uma cidade pólo de conhecimento. Estamos muito satisfeitos com a presença do IFF em nossa cidade, e não vamos medir esforços para cooperar com o Instituto", disse Helil Cardozo.

O IFF

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense é um dos 38 criados pelo Governo Federal em dezembro de 2008, a partir dos Cefets, escolas agrotécnicas e vinculadas às universidades. O projeto de expansão da Rede Federal foi iniciado em 2005.

Atualmente, o IFF atua nos três níveis da formação profissional. Trabalhando na educação inicial e continuada de trabalhadores, oferece cursos técnicos e cursos superiores de tecnologia, ensino médio, educação de jovens e adultos, Licenciaturas, Cursos de Pós-graduação e Mestrado.

Fim de semana tem Fla x Flu e mais três jogos no carioca de showbol


Após a goleada do Itaboraí sobre o Flamengo e a vitória suada do Fluminense sobre o Casimiro de Abreu na primeira rodada do Grupo B do Campeonato Carioca de Showbol, o fim de semana reserva mais quatro jogos a serem realizados no Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão), em Itaboraí. As quatro equipes voltam ao campo para se enfrentarem em duas rodadas duplas, buscando a classificação para as semifinais, onde já estão Vasco e Botafogo. E, para acompanhar os jogos, basta o cidadão levar um quilo de alimento não perecível, que será trocado por ingresso na bilheteria do Alzirão. Quem não puder comparecer, poderá assistir pelo canal a cabo SporTV, que fará a transmissão ao vivo do evento.

“Estamos esperando a população de braços abertos. Além de comparecer e prestigiar um espetáculo desse nível, que abre em alto estilo o calendário esportivo de 2014, as pessoas vão estar contribuindo com alimentos a serem distribuídos na nossa região. É um fim de semana de esporte, animação e solidariedade” - disse o prefeito Helil Cardozo, ao lado do secretário municipal de Esporte e Lazer, Sérgio Gil.

Arquibancadas móveis estão contornando toda a arena montada, aumentando a capacidade do Alzirão, que terá apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde, fornecendo patrulhamento e ambulância para garantir o bem estar de todos os presentes.

Confira abaixo a relação dos jogadores por cada clube, segundo a primeira rodada já realizada:
Casimiro de Abreu: Baiano, Mineirinho, Juninho, Leandro Gomes, Carlos Pipiu, Marcinho, Zezé, Léo, John Ceh, André e Gedeir.
Flamengo: Robertinho, Baresi, Émerson, Djalminha, Marquinhos, Fábio Baiano, Jorginho, Braga, Nélio, Maurinho e Celé.
Fluminense: Marcelo Piu, Alexandre, Valber, Djair, Alex Dias, Bruno Reis, Marcelo Barbosa, Augusto, Jackson, Serginho e Paulo Isidoro.
Itaboraí: Braz, Ricardo, Marcelo Cardoso, PC, Brener, Lúcio, Camilo, Braga, Fábio Luiz, Tiago e Zeca.

Confira abaixo os jogos do fim de semana no Grupo B do Campeonato Carioca de Showbol. Todos a serem realizados no Estádio Municipal Alziro de Almeida:
2ª rodada
15/02 – sábado – Itaboraí x Casimiro de Abreu – 11h
15/02 – sábado – Flamengo x Fluminense – 12h

3ª rodada
16/02 – domingo – Fluminense x Itaboraí – 11h30min
16/02 – domingo – Flamengo x Casimiro de Abreu – 12h30min

Confira abaixo a relação dos jogadores por cada clube, segundo a primeira rodada já realizada:
Casimiro de Abreu: Baiano, Mineirinho, Juninho, Leandro Gomes, Carlos Pipiu, Marcinho, Zezé, Léo, John Ceh, André e Gedeir.
Flamengo: Robertinho, Baresi, Émerson, Djalminha, Marquinhos, Fábio Baiano, Jorginho, Braga, Nélio, Maurinho e Celé.
Fluminense: Marcelo Piu, Alexandre, Valber, Djair, Alex Dias, Bruno Reis, Marcelo Barbosa, Augusto, Jackson, Serginho e Paulo Isidoro.
Itaboraí: Braz, Ricardo, Marcelo Cardoso, PC, Brener, Lúcio, Camilo, Braga, Fábio Luiz, Tiago e Zeca.

Clube de Itaboraí seleciona atletas para a disputa da Série C do Carioca de Futebol


Jovens a partir de 16 anos e dispostos a atuar como jogadores profissionais de futebol têm a oportunidade de disputar a Série C do Campeonato Carioca pela Associação Desportiva Itaboraí (ADI). O clube está de volta aos campos e realiza testes para a escolha de seu elenco para 2014. A comissão técnica, já definida, é formada por profissionais experientes, inclusive com atuação no exterior.
Após dois anos de licenciamento da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), a ADI estreia em abril, e terá à beira do gramado o treinador Paulo César Teixeira, que já passou pelo futebol norte-americano e tailandês. No país asiático, Paulo ainda mantém contrato como treinador de goleiros da seleção sub-17 do país asiático, e afirma ter condições de conciliar as agendas.
“Estava estabilizado e feliz lá na Tailândia, e não pensava em voltar ao Brasil no momento. Mas quando recebi o convite do atual presidente da ADI, Júnior, que foi meu atleta, acabei me sensibilizando. Não apenas pelo vínculo afetivo, pois comecei minha carreira na ADI, mas também pelo projeto, que me surpreendeu pela estruturação e possibilidade de concretização”, disse Paulo César.
O treinador terá, como um de seus auxiliares, o ex-jogador Brener, que atuou pelo Vasco da Gama.
A Prefeitura de Itaboraí apoia o clube por meio da cessão do Estádio Municipal Alziro de Almeida para a realização de jogos e alguns treinamentos do time, além de colocar a Secretaria Municipal de Saúde à disposição para a realização dos exames médicos dos atletas. A verba para a folha salarial e demais despesas virá de patrocínios com empresas particulares. O Município também auxilia a direção da ADI na busca de parceiros.
“Como morador de Itaboraí, sempre sonhei em participar do crescimento esportivo da cidade. Aliado a isto, tenho vontade de voltar a me envolver com o futebol profissional. Espero ajudar bastante nesse trabalho”, disse Brener.
O clube já está acertando uma local para para acomodar os jogadores em tempo integral, contando com alojamento, toda a logística de rouparia, escritório e enfermaria. A comissão técnica tem, ainda, Marco Antônio de Andrade, preparador físico que já atuou no Botafogo e no Fluminense. André Silva, ex-zagueiro que fez parte do elenco campeão da Copa Conmebol de 1993 pelo Botafogo também colabora com o projeto.
“O que posso prometer é que será formada uma equipe competitiva, unida e disciplinada. Trabalhei com jogadores de várias nacionalidades na Tailândia, onde meu clube, o Chiangrai United, tinha média de público de 20 mil torcedores por jogo e me ensinou bastante coisa. Vamos tentar implementar alguns conceitos novos aqui”, disse o treinador.
Jogadores interessados em passar pelos testes na ADI podem se inscrever pelo telefone 98729-6202. As avaliações ocorrem às terças e quintas, após o expediente comercial, em diversos campos espalhados pela cidade.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Itaboraí terá centro avançado de recuperação de deficientes

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, esteve semana, na Associação Fluminense de Reabilitação, instituição considerada referência no tratamento de pessoas com deficiência no Estado do Rio, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, e do secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos. A visita teve o objetivo de compartilhar informações com a direção da unidade, no intuito de preparar o município para receber um Centro Especializado de Reabilitação (CER), a partir de um convênio firmado com o Governo Federal.
Itaboraí é um dos municípios que serão beneficiados com a construção de um CER na cidade, anunciado pelo Ministério da Saúde.

A cidade receberá a unidade mais avançada do programa, do tipo IV, destinada ao tratamento de pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva. Apenas dois municípios no Estado do Rio foram contemplados.
“Nosso objetivo é humanizar o atendimento, possibilitando que o cidadão receba a devida atenção em Itaboraí, evitando que tenha de se preocupar em se deslocar a outra cidade”, disse o prefeito Helil Cardozo. “Quando facilitamos para o usuário, naturalmente, estamos facilitando o seu tratamento de forma geral”.

O CER será erguido em uma área de cerca de 2 mil m² na rua César Xará, em Venda das Pedras. As obras, orçadas em R$ 5 milhões, têm verba do Governo Federal e devem começar em seis meses.
“É fundamental essa parceria com o Governo Federal, para que Itaboraí receba os investimentos compatíveis com seu crescimento, principalmente a partir da chegada do Comperj em nossa cidade. Precisamos sempre trabalhar em parceria”, afirmou Audir Santana.
O CER de Itaboraí contará com uma equipe multidisciplinar devidamente especializada, com profissionais de medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social e enfermagem atuando no local. A unidade vai atender, ainda, mais três municípios: Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim. A Secretaria de Saúde de Itaboraí será a responsável pela gestão, recebendo, mensalmente, R$ 345 mil do Governo Federal para auxílio com os gastos.
“Fico muito feliz com essa conquista, resultado da presença constante do nosso prefeito em Brasília, mantendo contato permanente com o Ministério. Um centro desse porte vai ser fundamental para otimizar a nossa rede de atendimento às pessoas com deficiência”, disse Edilson Francisco dos Santos.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Educação de Itaboraí prorroga prazo de inscrição para professor de Artes


A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), prorrogou até o dia 12 de fevereiro (quarta-feira) as inscrições do processo seletivo de contratação temporária para a função de professor de Artes. Ao todo, estão disponíveis 105 vagas para as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1° ao 5°) da rede municipal de ensino.
Para concorrer à vaga de professor, com carga horária de 14h semanais e remuneração bruta mensal de R$ 1 mil, o candidato deve possuir formação em nível superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) na área específica.
A inscrição será efetuada a partir da apresentação de currículo envelopado e preenchimento da ficha de inscrição, que deverá ser entregue na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sendo lacrados e identificados nominalmente. A divulgação do resultado do processo seletivo será realizada no dia 13 de fevereiro (quinta-feira), às 16h, em listagem a ser fixada na sede da Semec.
O candidato selecionado deverá comparecer impreterivelmente na sexta-feira (14/02), a partir das 9h, também na sede da Semec, para sua lotação, onde irá escolher a unidade escolar que vai autuar. O trabalho em sala de aula começa no dia 17 de fevereiro (segunda-feira). O não comparecimento será considerado desistência da presente seleção.
A Semec fica situada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n° 18, Centro, Itaboraí. Horário de atendimento, das 9h às 17h.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Serviço de tomografia de Itaboraí já contabiliza mais de 3 mil exames


O serviço de tomografia do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Itaboraí, já realizou mais de 3.300 exames desde a implantação do equipamento pela atual gestão municipal, em abril do ano passado.

Em 21 anos de fundação da unidade de saúde, esta é a primeira vez que um tomógrafo é ofertado à população diretamente no Hospital Municipal. O serviço funciona 24 horas, de domingo a domingo, com a possibilidade de realizar 17 exames diferentes, do crânio ao tornozelo.

“Quando assumimos a gestão, montei meu gabinete dentro do Hospital Municipal, que precisava de atenção urgente. Com muito esforço, em apenas quatro meses já tínhamos um tomógrafo à disposição da população”, lembra o prefeito Helil Cardozo. “Continuamos trabalhando duro para manter o bom atendimento e melhorar cada vez mais as condições da unidade, que recebe grande demanda de pacientes”.

O tomógrafo é operado por uma equipe técnica especializada, incluindo médicos radiologistas, e fornece imagens mais precisas do que as do equipamento de Raios-X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É utilizado ainda para investigar nódulos ou tumores, bem como vasos pulmonares e cerebrais. O laudo fica pronto em até 2 horas. Em casos de risco de vida, o parecer sai em menos de 30 minutos.

“O serviço de tomografia no hospital municipal foi um ganho enorme para a cidade. Muitas vidas foram salvas, já que o equipamento possibilitou precisão e agilidade no diagnóstico de pacientes com traumas graves, que são a maioria dos atendidos nessa unidade de saúde”, afirmou Edilson Francisco dos Santos, secretário municipal de Saúde.

O diretor do Hospital Municipal, Marcos Souza, lembra que a unidade de saúde, além de atender a população local, costuma receber muitas vítimas de acidentes ocorridos nas quatro rodovias que cortam a cidade e trabalhadores que atuam nas obras do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), onde há mais de 30 mill funcionários. O diretor lembra, ainda, que o tomógrafo diminuiu o tempo de internação dos pacientes. O Leal Júnior é o único hospital com atendimento de emergência em toda a cidade. Em Itaboraí, não há hospitais da rede privada.

“Devemos comemorar o número de vidas que foram preservadas diante da gravidade dos pacientes que chegam aqui”, diz Marcos Souza. “O serviço de tomografia atende casos de urgência e emergência, em sua maioria, vítimas de traumatismo craniano e também Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, explica.

Postagens populares