terça-feira, 29 de novembro de 2011

Formatura de mais uma turma do Curso de Teatro


O  projeto “Teatro para Todos” forma ais uma turma, pelo 2° ano seguido, com 220 alunos. Cerca de 400 pessoas compareceram ao Rotary Club para prestigiar a formatura.
O curso teve duração de seis meses e contou com participantes do município e também de Niterói e São Gonçalo. O objetivo do projeto foi incentivar a população a cursar teatro e formar novos atores, assim como propor aos alunos melhorar a leitura, impostar a voz, desenvolver a expressão corporal.

O público se emocionou com a música gospel “Posso Clamar”, cantada pelas alunas Ana Beatriz e Luci Kelly. “A oficina me ajudou muito na época em que eu estava passando por um momento muito difícil na minha vida. Sou grata ao professor e a todos os meus colegas do curso. Sou de Niterói e fui muito bem recebida por Itaboraí,” disse Mariah Castro.

O diretor do teatro, Sidney Moura, afirmou que esse é o segundo ano do projeto, realizado com muito sucesso. “E muito gratificante ver a juventude se dedicando para quem sabe, futuramente ,virarem um grande profissional,” disse o diretor, informando que novas inscrições serão abertas a partir de março de 2012.

Via

Projeto cultural do governo do Estado teve 800 alunos inscritos


Foi encerrado o primeiro ano do “Ponto de Cultura”, um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural (PADEC), do governo do Estado.
As apresentações aconteceram na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres.
Os jovens apresentaram dança de hip-hop e as crianças, capoeira e percussão.
O projeto teve como objetivo incentivar a arte e cultura na vida dos alunos e jovens das comunidades e superou as expectativas com mais de 800 alunos inscritos.

Os cursos realizados nas oficinas foram Capoeira nas Praças, Batuca que dá Samba (percussão), Dançando nas Praças e Teatro oferecido aos jovens e adultos nos municípios.

“Faço parte da banda de percussão e adorei aprender um novo instrumento. Durante o curso fiz novas amizades e pretendo continuar tocando,” disse a aluna Andressa Santos, 13 anos.

Via

Táxis de Itaboraí já contam com Taxímetros



Até a próxima quarta-feira (30), os taxistas regularizados poderão realizar a instalação e a aferição em seus taxímetros,  o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), iniciou nesta segunda-feira  a aferição dos aparelhos que regulariza a tarifa dos serviços.
A partir de agora os táxis legalizados da cidade deverão operar com taxímetro.

Uma comissão de taxistas, juntamente com a equipe de Transportes, entraram em acordo quanto ao valor a ser cobrado pelo serviço, com base em uma combinação entre distância percorrida e tempo gasto no percurso. “Estabelecemos um valor justo, não penalizando os usuários nem os taxistas”, ressaltou o secretário Salles.

Para fazer a medição, o fiscal do Ipem e o taxista percorrerem um quilômetro para a aferição do taxímetro. Segundo o assessor de imprensa do Ipem, Cláudio Senna, a unidade móvel está indo até os municípios para facilitar todo o processo, através do projeto “Ipem indo até você”. Após análise dos papéis, é gerado um documento para a aferição, o taxímetro é lacrado e recebe o selo do Ipem.

“Trabalho como taxista há mais de 20 anos em Itaboraí. Agora, com os taxímetros, vamos trabalhar com mais tranquilidade, oferecendo preço justo para os usuários e também para nós”, relatou Odenir Bernado Dantas, 66 anos.

Via

domingo, 27 de novembro de 2011

Escolas municipais são reformadas



13 Escolas municipais serão entregues reformadas até o dia 15 de dezembro. São elas:

  • Dr. Adhemário Rodrigues de Oliveira, em São Joaquim
  • Padre Hugo Montedônio Rêgo, em Vale do Sol, Manilha
  • Afonso Salles, em Aldeia da Prata, Manilha
  • Adelaide de Magalhães Seabra, em Visconde
  • Pref.° João de Magalhães, em Visconde
  • Gastão Dias de Oliveira, em Cabuís
  • Profª Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade
  • Pref.° Milton Rodrigues Rocha, em Areal
  • Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi
  • Profª Cecília Augusta dos Santos, em Outeiro das Pedras
  • Isaura Zainotti Peccini, em Cidade Grande Rio, Itambi
  • Guilherme de Miranda Saraiva, em Ampliação
  • Pedro Alves de Araújo, em João Caetano, Itambi  


E receberam:

  • Pintura externa e interna
  • Manutenção de telhado
  • Reforma na parte elétrica e hidráulica
  • Modificações de ambiente
  • Parte de serralheria
  • Colocação de pisos e grades
  • Limpeza de caixa d'água 
  • Troca de louças, como vasos sanitários, lavatórios e outros


“Como em qualquer obra sabemos que existem os transtornos, mas a conclusão é gratificante, pois podemos oferecer mais conforto e segurança para os alunos e funcionários”, finalizou o subsecretário de Infraestrutura, Aldemir Vieira.

Via


Foi promovido o encontro nesta sexta-feira (25) no Polo de Atenção às Pessoas Ostomizadas em funcionamento na Policlínica de Manilha, Itaboraí, que foi o município escolhido este ano para sediar o encerramento das atividades de 2011 da reunião estadual dos ostomizados, com o intuito de mobilizar a sociedade e defender a cidadania dos portadores de ostomia.

Cerca de 200 pessoas participaram da confraternização, que também comemorou o Dia Nacional dos Ostomizados, lembrado no dia 16 de novembro.
Itaboraí foi a primeira cidade do Estado do Rio a implantar o serviço de acordo com as diretrizes do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde.

Além do município, a unidade também presta serviços aos pacientes de Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, que são atendidos por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social.

A presidente da Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso), Cândida Carvalheira, ostomizadas há 29 anos, informou que no Rio há 25 polos para atender os portadores de ostomia. “Devemos mobilizar a sociedade e o poder público para que todos os municípios ofereçam esse atendimento e melhorem a qualidade de vida desta parcela da população. Estamos lutando para que a Portaria nº 400/2009 do Ministério da Saúde saia do papel para garantir a cidadania de todos os ostomizados”, destacou.

Desde 2008 os ostomizados de Itaboraí recebem orientação e apoio da Prefeitura.
Atualmente 99 pacientes estão cadastrados e recebem, mensalmente, um kit contendo 10 bolsas coletoras de colostomia ou urostomia e material como gazes, luvas, álcool, soro fisiológico, entre outros itens, dependendo da avaliação médica.
Além de fornecer a bolsa, o polo também dispõe de serviço social, para apoiar os familiares, e dinâmicas de grupo para trocas de experiências entre os pacientes que se encontram nessa situação.

O mais novo paciente cadastrado na unidade tem apenas sete meses de vida. Miguel Cosme Peixoto, nasceu com problema no intestino grosso e usa bolsa de colostomia desde seu primeiro dia vida. De acordo com mãe do bebê, a dona de casa Flávia Cosme da Silva Peixoto, no começo foi difícil superar a dificuldade, mas toda família teve que se acostumar. “Foi uma surpresa pra gente quando ele nasceu. Hoje fazemos um acompanhamento do seu desenvolvimento e recebemos toda assistência do polo de ostomizados de Itaboraí, que tem nos orientado também na área psicológica”, afirma.

Pacientes de Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim podem se cadastrar.
Para se cadastrar no programa o portador de ostomia deve levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, laudo médico e cartão do SUS até a Policlínica de Especialidades Médicas José de Oliveira Filoco, que fica na Rodovia Manilha-Magé (BR 493), km 0, Trevo de Manilha, Itaboraí (ao lado da UPA 24 horas). Telefones: 2635-9577 ou 2635-9296. 
O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Via

Radares de Itaboraí voltam a funcionar em Dezembro



A reativação dos radares (lombada eletrônica) na via de maior circulação da cidade, a Avenida 22 de Maio terá início em dezembro, porém antes de entrar em operação a Prefeitura vai realizar todo um trabalho de informação e conscientização dos motoristas.

“A população não será pega de surpresa com a reativação dos radares. Pretendemos evitar acidentes tantos de pedestres quanto de veículos em uma via que a cada dia tem mais fluxo. Além disso, temos também a missão de promover a educação no trânsito”, destacou o secretário municipal de Transportes, Ricardo Sales.

Os equipamentos fiscalizarão o excesso de velocidade, avanço de sinal de trânsito e parada sobre a faixa de pedestres. 
A execução do contrato será acompanhada por um representante da própria secretaria, supervisionando todo o trabalho de operação.

Os radares eletrônicos estão sendo instalados na Avenida 22 de Maio, em cinco bairros diferentes:  Outeiro das Pedras - em frente ao Clube Vera Gol 
  • Outeiro das Pedras -  no retorno do semáforo
  • Rio Várzea (próximo a Rua 100, nos dois sentidos da via)
  • Centro (próximo a Casas Bahia nos dois sentidos da via)
  • Nova Cidade (próximo ao supermercado Maza Box)
  • Venda das Pedras (em frente à Igreja Universal do Reino de Deus)


Os especialistas consideram este sistema o mais eficiente de fiscalização contra abusos de velocidade e avanço no sinal vermelho, comprovadamente os que mais contribuem para os acidentes graves de trânsito.
A fiscalização por radares, aliada às lombadas eletrônicas e a outras medidas de segurança vem produzindo resultados muito positivos, principalmente quanto a redução dos números de atropelamento e colisões.

Escolas Municipais de Itaboraí promovem projetos culturais extra curriculares



O Teatro Municipal João Caetano ficou pequeno para comemorar a “Festa da Juventude” na noite desta quarta-feira (23).

Os projetos Mais Educação, Escola Aberta, A Arte do Ballet, Coral, Banda Escolar do projeto Ita Musical, grupos de teatro e diversas outras atividades realizados durante o ano de 2011 na escola municipal Antônio Joaquim da Silva, em Manilha foram prestigiados por pais, alunos e diretores.

Apresentações como ballet, capoeira, hip-hop, canções, poesias surpreenderam os presentes.

Todos estas atividades são oferecidas da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.

“Esta festa é para comemorar mais um período de muito trabalho e realizações durante todo ano letivo,” afirmou a diretora da escola, Márcia Valéria Azevedo.


Via

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Audiência pública em busca de políticas públicas para Autistas



Como fruto da união de pais de autistas buscando por políticas públicas para autistas, será realizada audiência pública na Câmara dos Vereadores.
Estarão lá  Berenice Piana, Márcia Alves, Luciano Aragão, Vereadora do Rio Tânia Bastos, Vereador do Rio Paulo Messina, senador Lindberg Farias, dep. Xandrinho, Juíza Keila Blant, Ilton Caruso, Denise Fonseca Monique Mazzelo, Associação Pestalozzi, Capsi entre outros educadores etc .

Todos estão convidados!


Local: Câmara de Vereadores de Itaboraí
Data: 05/12 as 10:00hrs

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Via
Com um ambiente familiar e social adequado, a pessoa autista é perfeitamente capaz de viver em sociedade, trabalhar, estudar, enfim levar uma vida praticamente normal.

Por isso todo apoio ao bom desenvolvimento do autista é extremamente importante.

Vagas de emprego





Em uma parceria entre Fábio Diretor e uma agência de empregos, estão sendo recebidos currículos para preenchimento de diversas vagas em lojas do Rio Sul. Como a Zaara, por exemplo.


Basta ter concluído o ensino médio ou estar cursando o último ano e ser maior de 18 anos.


Quem desejar se candidatar a uma vaga envie currículo para:


 fvberguerand@oi.com.br 


Ou ligue para 7703-9918 e falar com Fábio Diretor


Novo posto municipal de Defesa Agropecuária emite Guia de Transito Animal para produtores da cidade

Já está em funcionamento o novo serviço para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Produtores rurais de Itaboraí compareceram ao novo posto municipal de Defesa Agropecuária. que foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (24) pela Prefeitura, através da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

Além de requerer a guia, a unidade também realiza a atualização de cadastro, recebimento de comprovação de vacinação contra febre aftosa, e notificações de suspeita de pragas e doenças.

Em média, 200 produtores serão contemplados com esse novo serviço.
O GTA permite acompanhar a movimentação de animais, evitando a introdução de doenças que possam por em risco a população ou causar prejuízos aos produtores.
A guia é um documento obrigatório para trânsito dentro do Estado do Rio.
Antes o produtor tinha que se deslocar até a cidade de Niteroí para obter a guia, gastando tempo e dinheiro.“Com a implantação desse novo serviço, o produtor pode ir até a secretaria e emitir o documento na mesma hora”, explicou o secretario Renato Ferreira, afirmando ainda que a partir de 2012 as guias serão emitida eletronicamente para atender toda região.

Presente ao evento também estava o Superintendente de Defesa Agrapecuária do Governo do Estado, Paulo Henrique Pereira de Moraes, que falou sobre a importância dos serviços que estarão disponíveis na secretaria. “O município está integrando mais um benefício agropecuário, trazendo um controle de atendimento para dentro da sede e criando ações maiores, como o cadastro de produtores e propriedades, efetivo de rebanho, e o tamanho da área de produção. Com essas informações será possível ter um planejamento melhor. Outro beneficio é se facilitamos a legalização de documentos e vacina, poderemos diminuir o número de produtores trabalhando e transportando ilegalmente”, afirmou.

Via

Inscrições para Agente de leitura vão até o dia 05/12

Foram adiadas para o dia 05 dezembro as inscrições para o projeto Agente de Leitura.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, a Prefeitura de Itaboraí oferece 11 vagas a jovens de18 a 29 anos, com ensino médio completo, situados no contexto socioeconômico do programa Bolsa Família, que queiram difundir a leitura e divulgar livros nos bairros mais carentes da cidade.

De acordo com a diretora da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, Tânia Márcia Costa, a Prefeitura disponibilizará uma equipe que fará o acompanhamento do trabalho realizado pelos agentes.“É um projeto que visa formar leitores. Vamos levar leitura, cultura, livros e contação de histórias para toda família, através de visitas às casas”, destacou.

Os candidatos devem se inscrever pelo site www.cultura.gov.br ou pelo programa Mais Cultura http://mais.cultura.gov.br.

Quem for selecionado passará por avaliação escrita (interpretação e produção textual), fluência da leitura e entrevista.

Os agentes serão treinados para trabalhar com 25 famílias, estimulando leitura e divulgando livros em bairros carentes de Itaboraí, como Reta Velha, Reta Nova, Itambi, Visconde de Itaboraí, Porto das Caixas, Morada do Sol e adjacências.

O agente será contratado, inicialmente, por um ano e receberá uma ajuda de custo mensal de R$350,00, uma bicicleta, 100 livros literários e uniforme, composto por mochila, camisa e boné.

Via

Semana de combate ao diabetes


O Programa de Controle à Hipertensão e ao Diabetes promove atividades para marcar o Dia Mundial do Diabetes, lembrado no último dia 14.
A campanha gratuita de prevenção e detecção acontecerá até a próxima sexta-feira (30), das 8h às 12h, nas unidades de saúde da família do município.

Com o tema “Vamos controlar o diabetes já”, as equipes dos PSFs vão realizar cerca de 12 mil testes de glicemia, além de orientar sobre a doença e detectar novos casos, principalmente naqueles que fazem parte de algum grupo de risco como hipertensos, obesos, indivíduos com altas taxas de colesterol, parentes de diabéticos, mulheres que tiveram diabetes gestacional, mães que tiveram filhos com quatro quilos ou mais e idosos acima de 60 anos.

Os profissionais de saúde também irão orientar as pessoas quanto aos riscos da doença e as complicações decorrentes do mau controle da taxa de açúcar. O aposentado Aluizio Gabriel de Souza, 56 anos, estava ansioso para fazer o teste. Há dois meses o pai dele faleceu decorrente de complicações do diabetes. “Sempre pratiquei esportes, joguei bola, por isso, nunca me preocupei com a doença. Mas agora ando muito estressado, sem muito tempo para comer e para cuidar de mim. Ainda bem que minha taxa ficou em 92”, afirmou aliviado.

 “A maioria das pessoas nunca fez o teste e não tem ideia do que seja o diabetes. Aqueles que apresentarem valores de glicemia fora dos padrões serão encaminhados para realização de exames mais específicos e posterior tratamento nos postos de saúde. Se não cuidar, a doença pode levar a cegueira, insuficiência renal, amputação de membros, doenças cardiovasculares, entre outros problemas mais graves”, explicou Viviane Alves de Sousa,  coordenadora do programa.


Sinais e Sintomas

  • Sede excessiva
  • Rápida perda de peso
  • Fome exagerada
  • Cansaço inexplicável
  • Muita vontade de urinar
  • Má cicatrização
  • Visão embaçada
  • Falta de interesse e de concentração
  • Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe
  • Impotência sexual

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Comício Gargalhada - Valéria e Adimilson



ABERTURA DOS PORTÕES : 20:00


Inicio do Espetaculo: 21:30


ESPETÁCULO COMÍCIO GARGALHADA COM VALÉRIA E ADIMILSON NA ITA SHOW



PROMOÇÃO:
Leve o panfleto e ganhe 50% de desconto na compra de 2 ingressos!


VALORES:

INTEIRA R$ 50,00
MEIA R$ 25,00


Classificação 12 anos.

Aceitam todos os cartões de crédito mediante a documento com foto original, não aceitam cheques.

Via

COMPERJ gera 200 mil empregos e aumenta a demanda por varas trabalhistas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1831/11, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que cria 12 varas no tribunal Regional do trabalho (TRT) da 1ª Região, no Rio de Janeiro.

De acordo com o texto, as varas serão preenchidas por 12 juízes do Trabalho, 5 juízes substitutos, 140 analistas judiciários e 69 técnicos judiciários.

A medida beneficiará os municípios de Campos dos Goytacazes, Itaboraí, Itaguaí, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, São Gonçalo e São João de Meriti.

As despesas para criação das varas correrão por conta das dotações orçamentárias do Tribunal Regional do Trabalho da 1a Região no Orçamento Geral da União.

A medida visa acompanhar o crescimento do estado do Rio de Janeiro, que se beneficiou com a implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), além dos investimentos em infraestrutura urbana necessários à realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. e com isso teve um grande aumento no n° de empregados, causando aumento no n° de processos trabalhistas nas varas do estado.

Segundo informações do Tribunal, só a instalação do Comperj deverá gerar mais de 200 mil novos empregos diretos, indiretos e por “efeito-renda”, em nível regional e nacional, aumentando a demanda pela Justiça Trabalhista.


Antes de ir a Plenário, o projeto deverá ser examinado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Via

Casa de Cultura apresentou - Juntando Arte


O projeto Juntando Arte realizou na noite da última sexta-feira (18/11) na Casa de Cultura o evento “Ser artista é ter coragem de mostrar o que lhe vai na alma”, trouzendo autores, artistas e cantores do município para apresentar seus talentos à comunidade.

“Esta exposição é uma grande oportunidade para artistas locais apresentarem seus trabalhos e habilidades. Também é um momento para os artistas se conhecer melhor e trocar experiências,” disse a coordenadora da mostra, Leila Araújo.

O evento contou com:
Exposição coletiva de pintura a óleo sobre tela do Atêlie Keta Sasso.
Poesias de autoria da servidora pública municipal Sandra Scotelaro foram interpretadas pelo grupo Inoff, das agentes culturais do Teatro João Caetano.
Além disso, o show de percussão com Inacir e Felipe Pedro animou o público presente.
Nayara da Silva Ramos, estudante do 9º ano da Escola Municipal Alfredo Torres e melhor intérprete no Festival de Poesia da Feira do Livro, foi um dos destaques do recital.

Combate a dengue nas escolas



As 77 escolas da rede municipal de ensino de Itaboraí abriram suas portas no último sábado (19/11) para a realização do dia “D” de combate a dengue. 
Como forma de conscientizar a comunidade escolar e multiplicar as informações, os estudantes receberam orientações sobre cuidados e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.



Na Escola Municipal Profª Marly Cid Almeida de Abreu, funcionários, alunos e a comunidade puderam assistir ao vídeo explicativo, mostrando toda etapa de evolução do vetor, ou seja, da larva até o nascimento do mosquito. 
Apresentações de dança e teatro, falando sobre a dengue, e um laboratório móvel, com demonstração de reconhecimento da larva, foram outras formas de conscientizar os alunos.

A Lei N°.12.235 de 19 de maio de 2010 institui como O Dia Nacional de Combate à Dengue, o penúltimo sábado do mês de novembro. A iniciativa visa mobilizar o poder público e a sociedade a participarem das ações destinadas ao combate da doença. 

Quem quiser denunciar focos de dengue deve ligar para o telefone: 2639-8176.


Via

Cursos de qualificação gratuitos em Itaboraí


A Prefeitura de Itaboraí está oferecendo 250 oportunidades em diversos cursos gratuitos com início em 16 janeiro de 2012. 


São:

  • 100 vagas para informática
  • 120 para inglês
  • 30 para espanhol


As inscrições estão sendo realizadas no Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Itaboraí.


O curso de inglês e espanhol terá duração de dois anos, mas o de informática será mais curto: nove meses.


Os interessados, com idade superior a 15 anos e ensino fundamental completo, devem comparecer ao Centro de Capacitação do SINE, na Avenida 22 de Maio, 5.300, Centro de Itaboraí, das 8h às 17h, levando identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e duas fotos 3x4. 
Caso o aluno seja menor de idade, deverá, obrigatoriamente, estar acompanhado do responsável. Mais informações: (21) 3639-2069, ramal 324. 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Itaboraí recebe verba federal para construção de Unidade Básica de Saúde



O Ministério da Saúde liberou mais de mais R$ 1,6 milhão para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no país.

A construção de novas UBS faz parte da política de fortalecimento da Atenção Básica, pela rede Saúde Mais Perto de Você, e está inserida no programa Brasil Sem Miséria, lançado este ano pela Presidência da República.


Os recursos dessas UBS´s vieram de emendas parlamentares e a Portaria nº 2.689 que traz a habilitação das unidades foi publicada na quinta-feira (17) no Diário Oficial da União.

Os municípios de Olinda Nova do Maranhão (MA), Itaboraí (RJ), Campo Limpo Paulista (SP) e Joanópolis (SP) receberão, cada um, repasses no valor de R$ 200 mil. Já a unidade de Glória, na Bahia, receberá R$ 400 mil.

Os valores para cada UBS são definidos de acordo com o número de Equipes de Saúde da Família e os recursos são repassados em três parcelas. 
A primeira parcela corresponde a 10% do valor, a segunda a 65% e a última a 25%. Os recursos financeiros são transferidos diretamente do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais de saúde.

As equipes de Saúde da Família, que realizam o atendimento às comunidades, têm a responsabilidade de ofertar uma atenção integral desde a promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação da saúde, acompanhamento em casos de doenças crônicas, atenção e encaminhamento de urgências.

Via

Estrada que liga Itaboraí á Sg ganha novo sistema de iluminação



A RJ-104, uma das rodovias mais importantes de todo o estado, responsável pela interligação dos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, ganha na noite desta segunda-feira (21/11) um novo sistema de iluminação, com tecnologia que possibilita maior segurança e conforto aos motoristas e pedestres em trânsito pela estrada.

O sistema implantado na RJ-104, com intensidade média luminosa de 38 lux, é 33% mais econômico do que o antigo. As luminárias, com alto grau de eficiência e potência, são muito mais precisas e resistentes que as anteriores. Ao todo foram colocados 555 novos postes de ferro fundido, com 12m de altura, 1330 luminárias de 400W, 51 mil metros de cabos de cobre, que somados alcançam 331.760 watts de potência. No trecho que liga os bairros de Fonseca a Tribobó, foi realizada a restauração das instalações elétricas e substituição das luminárias. No segmento que vai de Tribobó à Manilha, foi implantado o novo sistema completo de iluminação pública.

A RJ-104 recebe diariamente uma média de 80 mil veículos, podendo chegar até 120 mil nos feriados. Com a conclusão desta obra, o DER prevê a redução do índice de acidentes na casa dos 35%, sem falar na maior segurança que será oferecida aos pedestres, que utilizam regularmente as 14 passarelas distribuídas por toda a extensão da RJ-104.

Durante a realização dos trabalhos, o DER-RJ contou com o apoio de aproximadamente 30 homens, atuando em dois períodos, de segunda a sábado. A concretização deste projeto recebeu por parte do Governo do Estado um investimento total de 4.993.205,85.

Via

sábado, 19 de novembro de 2011

3º Festival de Pipas de Marambaia

Cerca de 500 pessoas participaram, durante todo o último domingo (13/11), do 3º Festival de Pipas de Marambaia, que teve o apoio da Prefeitura.
Várias equipes de pipeiros(dragões, pipas e gêmeos pipas), prestigiaram o evento, e disputaram o prêmio em oito categorias: beleza, originalidade, centopéia, as com cem metros de comprimento, raia e maranhão vazada, as que são recortadas e coladas, maior pipa, menor pipa.
A que mais se destacar ganhará o prêmio de destaque, eleita pelos participantes do festival.





“Foi gratificante ver a emoção das pessoas com a variedade de cores, formas e tamanhos das pipas, e principalmente termos a participação de pessoas de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, que vieram prestigiar nosso evento”, disse a secretária de Esporte e Lazer, Rosângela Felipe Silva. De acordo com ela, 40 pipas participaram do Festival.

São vinte festivais no Estado, de onde é escolhido o campeão de cada categoria.

“Festival de pipas é uma expressão cultural,” disse Max da Fonseca Cardoso, de 55 anos, organizador do festival estadual.
Primeiro campeão mundial em 2008, na Índia, Max há nove anos desenvolve um trabalho de conscientização com crianças para soltar pipas com segurança.

Via

III Festival Intermunicipal de Bandas Escolares


O  III Festival Intermunicipal de Bandas Escolares ocorreu no último sábado , 12/11, e foi apreciado pelo  público que passou pela Praça Marechal Floriano Peixoto.

 O Festival contou com a participação de 11 instituições de ensino, cada uma com uniformes e instrumentos específicos. Em um certo momento, a banda municipal uniu-se às escolares e juntas deram um show.
Diversos ritmos musicais foram lembrados nas notas dos maestros Moabi Martins, Gerly Suhet, José Justino e Marcos Vinícius. Música popular brasileira, samba, funk, com destaque para músicas de Roberto Carlos, encantaram o público.

Todas foram premiadas com troféus e certificados de participação. “Estou contente de estar aqui representando minha escola através da música, de que tanto gosto”, disse a aluna Camile Matos de Oliveira, de 15 anos, da banda da escola Auto Rodrigues de Freitas.
O aluno Felipe Henrique dos Santos também fez parte do coro: “ensaiei bastante para fazer bonito aqui na praça. Espero que minha banda tenha agradado a todos”, disse.

O festival faz parte do projeto Ita Musica, cujo objetivo é inserir o ensino de música como matéria curricular de todos os níveis de ensino, bem como tornar possível o aperfeiçoamento de bandas e coros para apresentações de cunho cívico e social.
 Também participaram as escolas municipais Promotor Luiz Carlos Caffaro, Therezinha de Jesus Pereira da Silva, Guilherme de Miranda Saraiva, Genésio da Costa Cotrim, Antônio Joaquim da Silva, Arquimedes de Andrade, Clara Pereira de Oliveira e Luzia Gomes de Oliveira. Além da Guarda Mirim do município de Itaboraí e da Companhia de Artes: Força e Garra do município de São Gonçalo.

Via

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Temporada de dança no Teatro Municipal João Caetano



A partir do dia 18 de novembro, sexta-feira agora, tem início a temporada de espetáculos de dança das melhores academias do município!

Dia 18/11 (sexta-feira), às 20h: 
Espaço de Dança Monique Tórtora apresenta "HISTÓRIA BÍBLICA DE ESTER".
Ingressos: ligar para 9231-5260 ou hoje e amanhã no Teatro, a partir das 17h.



Dias 19 e 20/11 (sábado e domingo), às 20h:
Espaço de Dança Muniz Menezes apresenta "VIVEMOS ESPERANDO, DIAS MELHORES".
Ingressos: no teatro hoje a partir das 9h da manhã até às 17h. Sábado e Domingo, venda no Teatro a partir das 18h.



Dias 25, 26 e 27/11 (sexta, sábado e domingo), às 20h:
Studio de Dança Patrícia Araújo apresenta "OLHAI POR NÓS".
Ingressos: ligar para (2645-4721, Naryan Fantasias). Vendas a partir das 17h de segunda-feira dia 21/11 na Academia Sport Center e na loja Naryan Fantasias.



VENHA CONFERIR O QUE ITABORAÍ TEM DE MELHOR PARA OFERECER!

Ônibus Universitário não levará estudantes para Niterói no feriado


Atenção alunos que utilizam o transporte universitário para Niterói (manhã e noite):

No dia 22 de novembro (terça -feira) será comemorado o aniversário de Niterói, por isso a Prefeitura deu ponto facultativo no dia 21 também (segunda -feira) .

Por este motivo, o Transporte Universitário de Itaboraí para Niterói não irá funcionar nesses dois dias, apenas o ônibus que transporta os alunos para as universidades de São Gonçalo.

Via

Sine de Itaboraí atende mais de 400 pessoas por dia


Procurado por milhares de trabalhadores, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Itaboraí registrou um aumento expressivo no número de atendimentos.
Diariamente, mais de 400 trabalhadores são atendidos na unidade. 
E esse crescimento está diretamente ligado a grande expectativa gerada no mercado de trabalho em função de um dos maiores empreendimentos do Estado do Rio de Janeiro, o Comperj, que prevê um considerável aumento na contratação de mão de obra nos municípios do Conleste.

“Vim de Tanguá buscar uma oportunidade de emprego aqui em Itaboraí, na área de soldador. Fui muito bem atendido e estou confiante de que vou ser chamado pela empresa TE-AG, do grupo Gutierrez”, disse Paulo Roberto Souza, 30 anos.

Dentre os serviços oferecidos pelo Sine estão consulta e cadastro de vagas, Seguro Desemprego, encaminhamento dos trabalhadores para as empresas e um espaço cedido para entrevista empresa/empregado.

De acordo com a diretora do Sine, Talita Camacho, existe uma grande carência de mão de obra para as funções de Bombeiro Hidráulico, Operador de Bomba Concreto, Técnico em Meio Ambiente, Vigilante, Nutricionista e Açougueiro. “É importante ressaltar que é imprescindível a comprovação de seis meses de experiência na Carteira de Trabalho, estabelecida pelo empregador”, disse. Há oportunidade de emprego ainda em Ouro Branco, no estado de Minas Gerais, para as funções de Ajudante de Obras, Carpinteiro, pedreiro e demais áreas da Construção Civil. Para os interessados, é disponibilizado alojamento, além de outros benefícios.

Os Portadores de Necessidades Especiais também têm o seu espaço no Sine. As vagas são para Serviços Gerais, Encanador, Lixador, Servente e Auxiliar de escritório. Para concorrer é necessária a apresentação do laudo médico constando o grau de deficiência.


Os interessados devem comparecer à sede do Sine, na Avenida 22 de Maio, nº 5.300, Centro – Itaboraí, munido dos seguintes documentos: carteira de trabalho, identidade, CPF, PIS, comprovante de residência e certificado de conclusão do curso específico.

O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Mais informações pelo telefone 2635-3970.

Via

35° Batalhão fecha carvoaria ilegal na Serra do Barbosão



Uma denúncia anônima levou fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, em operação conjunta com o 35º Batalhão de Polícia Militar, a flagrar crime ambiental na Serra do Barbosão, situada entre o distrito de Sambaetiba e o município de Tanguá,  pertencente ao corredor ecológico Sambê-Santa Fé.
Os agentes encontraram três fornos prontos para queima diária de 300 quilos de carvão cada um.

Como as construções estavam vazias e nenhum estoque foi encontrado, as “grutas” foram destruídas e o local interditado. “Isto é um crime previsto na legislação federal sobre meio ambiente.
Como a atividade carvoeira estava sendo exercida em uma área de proteção ambiental, não existe qualquer possibilidade de legalização e, por isso, estes equipamentos foram derrubados”, afirmou o secretário da pasta, Adelmo Santos.
Ainda de acordo com o gestor a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, com apoio das autoridades policiais e do batalhão florestal, tem intensificado o combate às atividades ilegais e crimes contra o meio ambiente no município.

Para denunciar, o telefone é 3639-1408.

Via

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Foi notícia

Itaboraí é a 3ª melhor cidade do Estado do RJ

Itaboraí está entre as cidades que mais se destacaram, aparece na terceira colocação, seguida por São Gonçalo ficou na quarta colocação.

Subiu três posições em relação ao último balanço com um crescimento de 5,4%.
O destaque da cidade ficou por conta do quesito emprego e renda, onde o índice ficou no nível de alto desenvolvimento (0,83). Seguido de saúde (0,77) e educação (0,66).

O crescimento é proporcional de toda a região Leste, que cresceu 2,8% frente a 2008, atingindo 0,7142 pontos, terceiro melhor resultado entre as regiões fluminenses e apontou Niterói como município mais desenvolvido do Estado. Entre as vertentes de crescimento está 6% em emprego e renda, 2,7% em educação e 0,8% em saúde. Com a capital, Niterói é a única cidade fluminense a apresentar alto desenvolvimento nas três áreas analisadas e a figurar no Top 100 Brasileiro.

Via


Obras da Linha 3 do metrô podem iniciar ainda este ano


O vice-governador e coordenador executivo de infra-estrutura , Luiz Fernando Pezão, informou durante um encontro político em Niterói que será destinado um espaço fiscal de R$ 6 bilhões para o início do projeto para as obras da Linha 3 do metrô que ligará a cidade a Itaboraí.
Nesta quinta-feira, ele estará em Brasília para assinar o acordo com a presidente Dilma.
Apesar do anúncio o Tribunal de Contas da União divulgou em seu relatório anual ontem que mantém a recomendação de paralisação do empreendimento, que foi feita em 2010.

Segundo Luiz Fernando Pezão, o objetivo do Governo do Estado é começar o processo de construção ainda este ano, fazendo a licitação de algumas intervenções.

As obras tem previsão para que sejam concluídas em 2014. Serão 37km e 16 estações, que ligarão Niterói a São Gonçalo e depois a cidade a Itaboraí.

Via

domingo, 13 de novembro de 2011

Seleção para contratação imediata

Agencia de empregos de Itaboraí contrata para inicio imediato.
As vagas de emprego são na área de gastronomia.

Associação Comunitária de Visconde luta pela preservação da estação ferroviária


Moradores de Visconde de Itaboraí organizam para esse domingo (13/11) a partir das 10:00hrs um encontro cultural onde visam chamar atenção para a estação ferroviária de Visconde, pretendendo preserva-la evitando o roubo de seus dormentes (trilhos) e a favelização da região.

Deverão ocorrer atividades culturais até as 17h.

Segue a íntegra do convite:

A COMUNIDADE DE VISCONDE DE ITABORAÍ REALIZARÁ UMA MANIFESTAÇÃO EM PROL DO TOMBAMENTO HISTÓRICO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VISCONDE DE ITABORAÍ E A TRANSFORMAÇÃO DA MESMA EM CENTRO CULTURAL.

GOSTARÍAMOS DE CONTAR COM A PRESENÇA DA SUA ENTIDADE NO EVENTO.

LOCAL: ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VISCONDE

HORÁRIO: DAS 10:00h ÀS 17:00h

DIA: 13/11/2011

TEL. CONTATO: 9437-1513
Deucimar Zefiro
Presidente





A estação  é tombada com proteção total pelo município através do Decreto nº 112 de 30/10/1996

Itaboraí celeiro cultural




A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo contou essa semana com vasta programação. que contou com :
  •  EXPOSIÇÃO DE QUADROS DE ADANILZA, JOSILDA NATALIA, MARIA DA PENHA, OLGA SUELI, SONIA MOLINA, TÂNIA MÁRCIA E THAIS DUARTE. 
Exposição ocorre até o dia 25 de novembro.

  • 09/11/2011 - LANÇAMENTO DO LIVRO DE POESIAS DO V CONCURSO ESTUDANTIL DE POESIAS.


  • VI  CONCURSO DE POESIAS -  A Prefeitura Municipal de Itaboraí, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Subsecretaria  Municipal de Projetos Especiais, através da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo realizaram  dia 10 de novembro de 2011 o VI Concurso Estudantil de Poesias da rede municipal de ensino de Itaboraí, projeto este, que está inserido na 18ª Feira do Livro. Esse concurso abrange as escolas municipais em princípio. Realizado primeiramente dentro das escolas, trazendo as escolhidas para um concurso de nível municipal.






O ator itaboraiense WANDERSON SILVAS está gravando junto com JULIANE ALMEIDA  (ex-morena do tchan) o Curta "ME FERREI, TE ENCONTREI",  com direção e co-produção internacional de MICHELL MORAES, ainda contando com ÂNGELA BISMARCH que comemorou seu aniversário no último dia 05 e contou com a presença de amigos e familiares em sua casa para a comemoração.

O Curta foi baseado em uma das esquetes da Peça "SERÁ QUE FOI CULPA DA EVA?" também com autoria de Wanderson e Juliane, tendo previsão de estréia em 2012.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Marcha para Jesus 2011 em Itaboraí

Noticias esportivas





ADI está na semifinal dos Juniores






A vitória de 2 x 0 sobre a equipe de Queimados em São José (gols de Walace e Jean) no último domingo, classificou o time de nossa cidade para, pelo segundo ano consecutivo, disputar as semifinais do Campeonato Estadual de Futebol de Juniores (série C). 
Os grandes destaques desta campanha são os atletas Fabrício e Pablo. 

Também se classificou o Santa Cruz, da capital, e os conhecidos clubes do interior, Goytacaz, de Campos, e o Serrano de Petrópolis, ambos já figuraram por muito tempo na 1ª divisão do Estado.  

A equipe da serra será nosso adversário na luta para chegar à grande final. Já na quinta feira jogaremos no Estádio Atílio Maroti, em Petrópolis, realizando a partida "de volta" em São José (6º distrito do município) no próximo domingo, às 16h, no estádio do São José E.C.


Via





3ª rodada do Adulto 2011 




O Campeonato de Futebol Adulto 2011 chegou a sua terceira rodada, com jogos bastante disputados e algumas goleadas. Com estes resultados já podemos traçar um perfil de cada grupo. Na chave A, Renascença e ADNI deverão ficar com duas das três vagas para as quartas de final. Estrelinha ainda sonha com uma difícil combinação de resultados para tirar a terceira vaga do GEOP.


Na chave B a situação é diferente, apesar de São José e Nova Cidade terem a mesma pontuação dos líderes da Chave A. Os "lanternas" Citrus e Manilhense ainda vão disputar dois jogos e podem entrar na briga pelas vagas. Nesta semana serão definidos os classificados da Chave C, por isso todas as atenções estarão voltadas para estes jogos. O Asa Branca precisa de apenas de um ponto contra o Esperança, grande campeão do ano passado, mas matematicamente fora da próxima fase. O grande encontro acontecerá em Itambi, com o confronto direto entre a equipe da casa com o Portuense. Este jogo promete.


Resultados da 3ª rodada



AREAL 0 X 3

RENASCENÇA

ESTRELINHA 0 X 7 A.D.N.I.

N.CIDADE 1 X 0

MANILHENSE

FERROVIÁRIO 2 X 2 CITRUS

ESPERANÇA 1 X 3 ITAMBI

PORTUENSE 1 X 1ASA BRANCA


CLASSIFICAÇÃO:


CHAVE AJGPGVTSGGP

1º RENASCENÇA 2621111

2º ADNI 26288

3º GEOP 231-44

4º ESTRELINHA 331-101

5ºAREAL 300-50


CHAVE BJGPGVTSGGP


1º SÃO JOSÉ 26299

2º NOVA CIDADE 36204

3º FERROVIÁRIO 34114

4º CITRUS 210-14

5º MANILHENSE 200-90



CHAVE CJGPGVTSGGP



1º PORTUENSE 24123

2º ASA BRANCA 24113

3º ITAMBI 23114

4º ESPERANÇA 200-41



RESULTADOS DO SUB 15 - 2001


JOGOS REALIZADOS NO SÁBADO 05/11


ENG. VELHO 4X1 CEPP

PLANALTO 3X0

ESC. MOACIR P. TALENTOS 0 X 3 BEIRA RIO

GOL DA VIDA 2 X 1 TEIMOSINHO

15º Encontro dos Contabilistas do Litoral Fluminense



O 15º Encontro dos Contabilistas do Litoral Fluminense,  com apoio da Prefeitura de Itaboraí, acontecerá no próximo dia 18 de novembro, a partir das 8 horas,  no Clube Vera Gol, localizado em Outeiro das Pedras.

O evento é realizado anualmente pelas Associações de Contabilistas das cidades que compõe o Litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a integração e confraternização da classe contábil.

A programação está composta de palestras, momentos culturais, homenagens, além do café da manhã e almoço.

 Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelos telefones (21) 2734-2381 e (21) 2639-0195 ou pelo e-mail encon@encon.cnt.br e pelo site http://www.encon.cnt.br/.

Via

Inicio da vacinação contra febre aftosa em Itaboraí



A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, iniciou este mês de novembro a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa nos animais município.
quatro propriedades rurais, como Sítio Santa Luzia, em Sambaetiba, e a Fazenda Vargem Grande, na Reta Velha, que cedem seu espaço para os profissionais vacinarem o gado dos pequenos produtores vizinhos. Cerca de 300 cabeças de gado foram imunizadas.

Durante todo este mês a equipe irá às propriedades para aplicar a vacina, que é gratuita aos pequenos produtores. “Itaboraí é o único município da região a fornecer a vacina e aplicação sem nenhum custo para os produtores”, disse Renato Ferreira. De acordo com ele, a expectativa é vacinar 15 mil cabeças até o fim deste mês, somando, em média, 30 mil doses fornecidas anualmente. A primeira etapa foi realizada em maio.

O produtor rural que não vacinar ou não declarar a vacinação está sujeito a penalidades, como multas e ainda ter a venda do animal proibida. O transporte dos animais que não estão imunizados também é proibido. Para isso, a secretaria está viabilizando o fornecimento do Guia de Transporte de Animais (GTA), aqui mesmo no município. Atualmente fornecido pela Secretaria Estadual de Agricultura, o que obriga o produtor ir ao Rio para retirar, em breve estará disponível em Itaboraí.

A Secretaria de Agricultura recomenda ao produtor que não estiver com a vacinação dos animais em dia que agende uma visita da equipe de imunização para evitar punição. A vacinação é obrigatória. Informações pelo telefone 3639-1570.

Via

Período de matriculas e rematriculas na rede municipal



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí (Semec) iniciou nesta segunda-feira (07/11) a renovação de matrícula para o ano letivo de 2012, incluindo todas as modalidades de ensino, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a renovação, é necessário apenas que o responsável ou o aluno maior de 18 anos compareça a secretaria de sua unidade escolar, o processo vai até a próxima sexta-feira (11/11).

Já a pré-matrícula para todas as modalidades vai do dia 14 a 30 de novembro, sendo realizada em todas as escolas municipais. 

Quem quiser ingressar na rede municipal de ensino é necessário levar cópia da certidão de nascimento do aluno e comprovante de residência, além de informações sobre a série pretendida, telefone para contato, nome da escola e da rede escolar de origem e três opções de escolas.

Para a realização da matrícula, que começará a partir do dia 21 de dezembro, será necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou identidade, duas fotos 3x4, histórico escolar ou protocolo no qual conste a série em que o aluno está habilitado a cursar, e carteira de vacinação atualizada apenas para alunos da Educação Infantil.

A rede municipal de ensino conta com 76 instituições e quase 31.500 alunos da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mais informações podem ser obtidas nas unidades escolares.

Faça suas perguntas á Prefeitura e ouça a resposta na Radio Tupi




A Super Rádio Tupi, de Rio Bonito, estrea um novo programa: o “Bom Dia Itaboraí”.

O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, das 10h20 às 11h, na frequência 1340 AM.

Toda semana serão entrevistados moradores do município, que poderão fazer comentários, sugestões ou críticas.
Os secretários de cada pasta responderão às perguntas dos ouvintes.
Cada semana será debatido um tema da administração pública, como saúde, legalização de imóveis, educação, meio ambiente, esporte e lazer, entre outros.


 Durante a programação haverá dicas de saúde, momento de reflexão, classificados, informativos e anúncios da Prefeitura de Itaboraí.

 Participe! Ouça! Dê sua contribuição para uma Itaboraí melhor!

Via

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

7030 vagas de empregos no COMPERJ

A ONG Esporte Vida em parceria com empresas, contrata para trabalhar na obra do Pólo Petroquímico
São 7030 vagas para o seguintes cargos:

1.500 armadores
3.000 ajudantes de obra
1.500 soldadores
200 técnicos de segurança do trabalho
30 motoristas de caminhão e empulhadeira
15 tratoristas
10 engenheiros e arquitetos
30 estagiários de arquitetura e engenharia
30 estagiários de petróleo e gás
20 mecânicos
30 mestres de obras
80 pintores
400 pedreiros
40 eletricistas
100 carpinteiros
15 encarregados
10 técnicos administrativos
10 assistentes administrativos
10 agentes administrativos

Os interessados deverão enviar currículo para ong.esportevida@ig.com.br

Ou levar currículo na sede da ONG - Rua Cândido Benício,1585 - Praça Seca- Jacarepaguá, sábados de 10.00 às l4.00hs, colocando cargo pretendido no currículo.


Colaboração Geraldo Saraiva




terça-feira, 8 de novembro de 2011

III Festival Intermunicipal de Bandas Escolares


A Prefeitura de Itaboraí realizará o III Festival Intermunicipal de Bandas Escolares.

E desta vez com uma novidade, o evento será na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, em frente à Igreja Matriz São João Batista, das 8h às 14h.

O Festival contará com apresentações de 11 instituições, sendo elas as escolas municipais:

  • Promotor Luiz Carlos Caffaro
  • Therezinha de Jesus Pereira da Silva
  • Guilherme de Miranda Saraiva
  • Genésio da Costa Cotrim
  • Antônio Joaquim da Silva
  • Arquimedes de Andrade
  • Auto Rodrigues de Freitas
  • Clara Pereira de Oliveira 
  • Luzia Gomes de Oliveira. 


Além da Guarda Mirim do município de Itaboraí e da Companhia de Artes: Força e Garra do município de São Gonçalo.

Todas as instituições terão 15 minutos de apresentação, com repertório livre, este trabalhado pelos maestros Moabi Martins, Gerly Suhet, José Justino e Marcos Vinícius. Por não se tratar de um concurso, todas receberão troféus e certificado de participação.

O festival faz parte do projeto Ita Musical, que iniciado pelo atual governo do prefeito Sérgio Soares, tem como objetivo inserir o ensino de música como matéria curricular de todos os níveis de ensino, bem como tornar possível a melhoria de bandas e coros, visando apresentações de cunho cívico e social.

Atualmente o projeto Ita Musical beneficia cerca de 400 alunos da rede municipal, divididos em 10 escolas, proporcionando um acesso democrático e inclusivo às artes e culturas musicais. Os estudantes têm aula instrumental individual e coletiva, assim, têm contato com instrumentos de sopro, corda, percussão e voz.

Via

Mapa da produção agrícola familiar da cidade



A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca realizou um mapeamento do 3º trimestre de 2011 (Julho a Setembro) dos distritos de Itaboraí que atualmente possuem agricultores familiares que fornecem seus produtos para merenda escolar do município. O objetivo do mapeamento é divulgar para população a quantidade e variedade de produtos que atualmente compõem a merenda escolar dos alunos do município.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) exige a utilização de no minimo 30% dos recursos repassados. O objetivo do programa é incentivar a produção dos agricultores rurais. Depois dos alimentos serem recolhidos ele é distribuído para as escolas da rede municipal.

São recolhidas 900 dúzias de ovos no 1º distrito, Itaboraí, 3º distrito, Itambí 678kg de filé de peixe, 4º distrito Sambaetiba 10 toneladas e 574kg de aipim e 1 tonelada e meia de batata doce, 6º distrito Cabuçu 3 toneladas e 138kg de aipim, 540kg de limão, 10 toneladas e 685kg de abóbora, 10.210 unidades de laranja e 120kg de couve, 8º distrito Pacheco 815kg de aipim, 473kg de quiabo, 616 unidades de laranja, 439 unidades de limão, 3.571kg abóbora, 512kg de abobrinha.

Clique aqui para visualizar o mapa em maior escala.

A agricultura familiar vem ganhando cada vez mais força, visto que, os agricultores estão cada vez mais empolgados em promover o plantio sabendo que seu produto terá um destino certo, evitando perdas de produção e despesas gastas com o escoamento da mesma.

Via

Desenvolvimento de Itaboraí segundo FIRJAN



Em estudo anual realizado pelo Sistema FIRJAN, que acompanha o desenvolvimento dos 5.564 municípios brasileiros nas áreas de Emprego e Renda, Educação e Saúde, apontou que Itaboraí está entre as principais cidades do Leste Fluminense mais desenvolvidas. A cidade ficou com a 17ª posição no ranking estadual, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), em 2009. Depois aparece São Gonçalo, em 25º lugar, e Maricá, em 46º.

Itaboraí atingiu o IFDM de 0,7581. O destaque da cidade ficou por conta do quesito Emprego e Renda, onde o índice ficou no nível de alto desenvolvimento (0,8386). Só para se ter uma ideia, em 2008 o valor era de 0,6112, o que representa um aumento de 37,2%.

A saúde apresentou o índice de 0,7706 e a educação, 0,6652. A tabela varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, a metodologia possibilita determinar se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

Todos em defesa do Rio, contra a covardia. O petróleo é nosso!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mutirão contra a dengue: Participe!



Um mutirão contra dengue está sendo realizado em toda a cidade.
A ação visa eliminar possíveis focos da doença e prevenir a chegada de uma epidemia de dengue no próximo verão.

Durante a mobilização no bairro Aldeia da Prata, os “guerreiros da dengue” visitaram domicílios e estabelecimentos comerciais em busca de criadouros do mosquito, alertando sobre a necessidade de eliminar garrafas pet, pratinhos de plantas, reservatório de água limpa e parada, como pneus, latas velhas e tambores. Telas de náilon para caixas d' água, folderes e cartazes explicativos também foram distribuídos para a população com dicas de prevenção.


“Temos que conscientizar os moradores para limpar seus quintais e com isso evitar focos da dengue. A vitória nessa luta depende do engajamento de todos, poder público e cidadão. Se uma pessoa fizer sua parte, mas a outra deixar de fazer, o esforço pode se tornar em vão. E mais uma vez lembramos que a dengue é uma doença bastante "democrática". Qualquer pessoa está arriscada a contrair o problema”, frisa o coordenador do PMCD, Nilton Ricardo, que informa ainda o telefone  para denunciar focos do mosquito: 2639-8176.


A Prefeitura de Itaboraí conta hoje com cerca de 275 agentes de endemias trabalhando no combate à doença. Até o final deste ano, outros cinco mutirões como este serão realizados em todo município.

Veja as datas e os locais:


11/11 – Venda das Pedras

24/11 – Centro da cidade

09/12 – João Caetano

16/12 – Hospital Estadual Tavares de Macedo

Via

Dia de mobilização para cuidar da saúde da mulher


A unidade de saúde da família de Ampliação II, em Itaboraí, promoverá um dia de mobilização para cuidar da saúde da mulher.

Nesta terça-feira, dia 08/11, das 8h às 17h, os profissionais estarão incentivando mulheres sexualmente ativas, principalmente na faixa etária dos 25 aos 59 anos, para realizar gratuitamente exames preventivo e da mama.
Também haverá palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), AIDS, câncer do colo do útero e técnicas para realização do autoexame.

O objetivo é buscar o público feminino que nunca fez o exame ou está há mais de dois anos sem fazer. Servirá também para rastrear nesta população casos de lesão pré-cancerígenas, além de sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis.

O exame preventivo ou Papanicolaou é simples, rápido (dura cerca de 10 minutos) e sem dor. Para garantir a eficácia do resultado, a mulher deve evitar relações sexuais nas últimas 72 horas e também não pode estar menstruada. Inicialmente, um preventivo deve ser feito a cada ano e, caso dois exames seguidos (em um intervalo de um ano) apresentarem resultado normal, o Papanicolaou pode passar a ser feito a cada três anos.


Aconteceu no fim de semana

10º Encontro de Veículos Antigos



Cerca de 50 carros antigos participaram do 10º Encontro de Veículos Antigos, na Praça Marechal Floriano Peixoto, na manhã deste domingo (06/11), em Itaboraí. O evento foi realizado pela Associação de Veículos Antigos em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Diversos carros foram expostos durante o evento, como o fusca vermelho ano 80 do ex-secretário de Esporte e Lazer, José Carlos Cobra. “Sempre prestigiei o evento e este ano é especial porque estou expondo meu carro pela primeira vez,” disse Cobra. O carro mais antigo foi o Pacemaker 1951, batizado de Hudson, de placa preta, significando que as peças do automóvel são acima de 90% originais.

 “Este ano estamos comemorando nosso 10º encontro no mês de novembro, que é também o mês da fundação da associação. Além de expor os carros antigos este evento também possibilita os colecionadores a trocar ideias e experiências”, disse o vice-presidente Adalgenio R. Antunes.

Outro destaque foi o Chevrolet Belair 1957 preto, que também possuía a placa preta indicando a originalidade das peças. Durante o evento houve sorteio de brindes, troféus de participação e certificados para todos que expuseram seus veículos. “Sou um apaixonado por carros antigos todo ano participo desse evento. Futuramente pretendo expor meu fusca anos 70," disse Alcemir Veiga.

Via

Itaboraí recebe O Duo Cancionâncias







O Teatro Municipal João Caetano recebeu na noite da última sexta feira (04/11) o Duo Cancionâncias, em recital de música erudita brasileira interpretada pelos músicos Manuelai Camargo e Cyro Delvizio.

Itaboraí foi uma das cidades escolhidas para receber o recital através do edital para a 4ª Edição do Circuito das Artes do Rio de Janeiro, O repertório, com 16 músicas, contou a história da música brasileira desde a época do império até a atualidade, sob o olhar de compositores fluminenses tais como Alberto Costa, Barroso Netto, Heitor Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Celeste Jaguaribe e Ronaldo Miranda. Além de compositores que contribuíram para a música, como Antônio Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Waldemar Henrique e Cláudio Santoro.

As canções executadas abrangeram modinhas, temáticas folclóricas e músicas que, embora sejam de compositores denominados “eruditos”, flertam com gêneros populares como o samba e a bossa- nova, e faz uso do folclore como inspiração para suas criações.

“Eu adorei! A cidade tem que receber sempre músicas boas assim, músicas do meu tempo”, elogiou Josenir Pereira de Castro, 72 anos.

Para a cantora Manuelai Camargo, o grande objetivo da apresentação é desmistificar a música erudita. “Tirar esse preconceito com a música e mostrar que esse gênero é bonito e melodioso. Trazer a música de volta para as pessoas, pois ela já foi popular em sua época”, destacou.

Cyro Delvizio concluiu o curso de Bacharelado em Violão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2004 e atualmente é mestrando em Musicologia na mesma universidade. Já Manuelai Camargo, soprano dramático, iniciou seus estudos de canto com a professora Maria Helena Schneider no Conservatório de Música Leo Schneider. Atualmente é bacharelada em canto do curso de música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Via

Alunos conhecem a maior estação de tratamento de água do mundo




Um dia de muitas descobertas. Assim foi a última quinta-feira (03/11) para os 44 alunos do 6°ano da escola municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi. Em visita a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Guandu, em Nova Iguaçu, os estudantes puderam aprender e conferir de perto o trabalho realizado desde a captação da água até seu consumo final.
De acordo com a diretora da escola, Simone Coelho Pereira, a visita dos alunos a ETA de Guandu faz parte do projeto pedagógico “Luzia e Cidadania no Coração de Itambi”, que trabalha com a valorização da escola, do bairro e do cidadão. “Entrei em contato com o coordenador de atividades da Cedae do Rio de Janeiro, Ronaldo Gama, e ele me informou sobre este projeto de visitação à estação de tratamento. Os alunos adoraram e fizeram várias perguntas, viram na prática aquilo que aprendem em sala de aula”, destacou.

Os estudantes assistiram palestras sobre toda etapa de tratamento e fornecimento da água, responsabilidade com o recurso natural, reciclagem e cuidados com o meio ambiente. Após fizeram um passeio pela estação, acompanhando todo processo de tratamento da água. Os alunos ganharam lanche e transporte gratuito e, ao final, um kit contendo uma garrafa de água, sacolas de lixo ecológicas e livros explicativos.Participaram também da visitação, a diretora adjunta da escola, Roseli de Oliveira e o professor de Ciências da turma, Eris Gomes Amado.

Inaugurada em 1955, a ETA de Guandu é atualmente a maior estação de tratamento do mundo, produzindo cerca de 43 mil litros por segundo para abastecer os municípios de Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Itaguaí. É responsável por cerca de oitenta por cento do abastecimento de água potável da região metropolitana do Rio de Janeiro. Utiliza as águas do rio Guandu, que é formado pela junção das águas do rio Ribeirão das Lajes e dos rios Piraí e Paraíba do Sul

Via

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Itaboraí contrata psiquiatra infantil



A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil está contratando médico psiquiatra para atuar no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) João Caetano, em Itaboraí, para atendimento infantil e de adolescentes.
O processo seletivo será pela análise dos currículos dos candidatos.
O médico terá de cumprir jornada de trabalho de 08 horas semanais e vai receber remuneração de R$ 2.250,00.
A contratação é imediata e os interessados devem ligar para o telefone (21) 2645-7101 ou enviar o currículo para o e-mail saude.mental@itaborai.rj.gov.br.

Via

Catadores de caranguejo recebem 2ª parcela do Defeso


Cerca de 58 catadores de caranguejo de Itambi receberam, na manhã desta terça-feira (01/11), a segunda parcela do Defeso.
O pagamento, no valor de um salário mínimo mais cesta básica foi realizado pela Prefeitura de Itaboraí.

O Defeso tem como objetivo proteger os caranguejos durante o período de acasalamento e reprodução, através da proibição da cata, transporte, comercialização, industrialização e consumo dos mesmos, nos meses de setembro a novembro.

O benefício é para os catadores cadastrados pela secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca. Para aqueles que todos os dias comparecem ao entreposto de fiscalização ambiental, onde assinam um livro no qual são registrados horários e quantidade retirada do mangue. “Isso é uma forma de controle e preservação do manguezal, além de identificarmos e cadastrarmos as pessoas que vivem da atividade”, ressaltou o secretário Renato Ferreira.

Foi através do mangue que Nazareth Simões Fermiano, 41anos, criou seus filhos, com a pesca e a cata do caranguejo. “Minha família vive com o sustento do manguezal. O período do Defeso é muito importante não só para nós, por causa dos benefícios, mas também pela preservação do meio ambiente”.

Via

Postagens populares